Trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA), pelo pesquisador Renato Martins Junior, recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado no 27º Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2025), realizado em Salvador (BA). O reconhecimento, concedido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), destaca a qualidade técnica e científica do trabalho desenvolvido na Universidade e sua relevância social e educacional.

A dissertação premiada propôs e validou um sistema em Realidade Virtual imersiva para o ensino da história das Missões Jesuíticas no Ensino Fundamental. O projeto une tecnologia, educação e patrimônio cultural, permitindo que crianças vivenciem de forma interativa e envolvente um dos períodos mais marcantes da formação histórica do Sul do Brasil e da América do Sul.
Renato é licenciado em História e atua como professor de Pensamento Computacional Colégio Anchieta, parceiro institucional na concepção e avaliação do sistema. A pesquisa envolveu 130 estudantes de 9 e 10 anos, que participaram de experiências imersivas no ambiente virtual, uma forma inovadora de explorar um tema que integra o currículo escolar, previsto na BNCC e no Referencial Curricular Gaúcho (RCG).
“Receber esta honraria foi espetacular e um marco singular. O simpósio representa o ápice da pesquisa em Realidade Virtual no Brasil, e trazer este título para a Unisinos é uma imensa satisfação”, celebra Renato. “A premiação veio como uma validação fundamental, o selo de reconhecimento para dois anos de trabalho intensivo, pesquisa técnica e aprofundamento histórico.”
A ideia do projeto nasceu durante uma viagem do pesquisador a São Miguel das Missões, onde observou a reação de alunos do Ensino Fundamental ao tradicional espetáculo de luzes. “Percebi que, para as crianças, o espetáculo, embora poético, carecia de algo que tornasse a experiência mais concreta e real. A Realidade Virtual surgiu como a ponte ideal entre a ruína física e a história viva”, explica.
Interdisciplinaridade e tecnologia a serviço da memória histórica
Para o orientador do trabalho, professor Vinicius de Souza, o prêmio reafirma a qualidade do PPGCA e o compromisso da Unisinos com a pesquisa interdisciplinar e aplicada à sociedade. “Ter nossas pesquisas reconhecidas em eventos da SBC é uma grande satisfação e uma excelente oportunidade de projeção. A interdisciplinaridade é crucial na pesquisa contemporânea, aumentando a relevância dos resultados e o potencial de impacto social. O conhecimento do Renato sobre História e ensino agregou valor significativo à pesquisa, indo além da técnica para propor uma inovação pedagógica real.”

A parceria com o Colégio Anchieta foi fundamental para a validação do sistema. A instituição disponibilizou infraestrutura e promoveu o engajamento das famílias, resultando em uma amostra robusta e diversa de participantes. “O feedback mais marcante foi o entusiasmo das crianças, que perguntavam quando poderiam ter a experiência novamente. Isso mostra que a tecnologia não apenas ensinou, mas despertou um novo interesse pela História”, relata Renato.
Além de promover a aprendizagem ativa e engajada, o projeto contribui para a valorização do patrimônio cultural e da memória histórica. As Missões Jesuíticas Guarani, declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1983, completam 400 anos em 2026, o que confere à pesquisa ainda mais relevância.
“A integração da Realidade Virtual com o tema das Missões estabelece um diálogo poderoso entre tecnologia, educação e memória. A RV reconstrói digitalmente o patrimônio, valoriza o protagonismo indígena e cria um ‘gêmeo digital’ que preserva e democratiza o acesso à nossa história”, explica Renato.
A equipe pretende apresentar o projeto à Secretaria de Cultura e à Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, buscando ampliar seu alcance e impacto nas escolas públicas.
Próximos passos
Recém-ingresso no doutorado do PPGCA, Renato continuará a pesquisa com o objetivo de expandir o ambiente virtual para incluir outras missões jesuíticas no Brasil e na América Latina, além de propor soluções para uso colaborativo em larga escala, permitindo que diversos estudantes explorem o mesmo espaço virtual simultaneamente.
“A partir desses resultados sólidos, vamos avançar na pesquisa para superar os desafios tecnológicos, pedagógicos e de recursos, buscando democratizar o acesso a essas tecnologias de ponta nas escolas”, afirma.
Combinando tecnologia de ponta, inovação pedagógica e valorização cultural, o trabalho representa um exemplo emblemático do compromisso da Unisinos com a formação de pesquisadores e profissionais capazes de gerar impacto positivo na educação e na sociedade.