Curso de Português para Migrantes

Créditos: GettyImages

A Unisinos, por meio do Programa Extensionista TARIN e do NEABI, ambos da Universidade, preparou um curso de Português como Língua de Acolhimento para Migrantes afrodescendentes residentes em São Leopoldo, município sede da Universidade. A abertura do curso, transmitida de modo virtual, ocorreu na última sexta-feira, 9 de julho. O curso em seu primeiro Módulo está constituído de aulas presenciais semanais durante três meses, em salas de aula disponibilizadas pelo SENAC RS, seguindo rigoroso protocolo sanitário devido a pandemia, e atende a 32 alunos migrantes. São duas turmas de dezesseis alunos, por sala, que recebem aulas de Português focadas no uso cotidiano da língua e na cultura brasileira de vida e trabalho.

Sabemos todos o quanto a língua é importante para a interação social, sobretudo quando a pessoa em situação de migração chega a um outro país. A Unisinos deseja contribuir com uma efetiva integração social dos migrantes em nosso país.

Este curso de Português foi viabilizado pela articulação do Espaço Colaborativo de Fomento a Extensão Universitária e pelo NEABI da Unisinos, que consolidaram inédita parceria com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo (que oferece o transporte do ônibus escolar), com SENAC-RS (salas equipadas) e uma representante do Poder Legislativo do Município, Ver. Nadir de Jesus (articulação e contato com os migrantes). O lanche oferecido aos alunos é preparado pelo projeto Sonhos e Sabores, do coletivo de mulheres moradoras da Ocupação Steigleder, sob a supervisão do Programa Rede Solidária São Léo. Articula-se desse modo dois grandes programas extensionistas da nossa Universidade. O objetivo é que o curso tenha mais módulos e turmas visto haver mais migrantes interessados.

Não por acaso, a Unisinos foi eleita pela UNAI (Impacto Acadêmico das Nações Unidas) a Universidade líder no Brasil para ser o novo Centro ODS 11 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Cidades e Comunidades Sustentáveis) 2021-2024. Veja mais aqui.