Conversa com o reitor: evento reuniu Pe. Sérgio e colaboradores da Unisinos

Crédito: Daniel Andres

Na última terça-feira, 11/1, o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, participou de uma conversa com os colaboradores da Universidade.

O evento ocorreu no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, e contou com a participação presencial de alguns colaboradores, além de centenas de outros que acompanharam virtualmente.

A conversa foi conduzida pela coordenadora da Formação Docente da Unisinos, Viviane Inês Weschenfelder, que também é professora nos cursos de Relações Internacionais e Gestão para Inovação e Liderança (GIL).

Crédito: Daniel Andres

Logo no início, o reitor destacou os importantes passos dados pela gestão anterior e indicou que muito de seu trabalho à frente da instituição será relacionado a essas conquistas. “Nossas tarefas são a consolidação da Medicina e a consolidação da nossa presença em Porto Alegre, que foram passos fortes”, disse, destacando ainda a inflexão tecnológica dada com os institutos e a relevância da pesquisa a nível nacional e internacional.

“Por isso que eu digo que nós iremos fazer uma gestão de continuidade e consolidação dos passos que foram dados, e além disso vou fazer um aprimoramento na governança”, acrescentou.

Depois, Pe. Sérgio esclareceu quais serão os direcionamentos da sua governança como novo reitor da Unisinos, dando forte ênfase à construção de consensos e à representatividade. “Quero constituir uma liderança que gere engajamento estabelecendo processos em que os consensos possam ser construídos nos colegiados da universidade e em que a deliberação possa ser institucional”, explica.

“A partir da reitoria, vamos entender um fluxo de construção de consenso e de comunicação em que institucionalmente as instâncias deliberativas possam ocorrer com uma carga de representatividade grande”, conclui, acrescentando que, dessa forma, buscará aproximar a reitoria da sala de aula e da sociedade.

Ao ser questionado sobre a presença e a importância da identidade inaciana na Unisinos, Pe. Sérgio vinculou a qualidade e a reputação da universidade às pessoas que nela trabalham, justificando que o tesouro da vida espiritual da Companhia de Jesus deve estar no cuidado com a comunidade acadêmica. “O clima institucional, portanto, é o testemunho principal da nossa confessionalidade. Onde nós primeiramente precisamos ser jesuítas na tradição espiritual é nos recursos humanos, na gestão de pessoas”.

Crédito: Daniel Andres

Em dado momento, Viviane lembrou o tema da Formação Docente 2022/1, “uma universidade para sonhar e realizar”, e perguntou ao Pe. Sérgio quais serão os sonhos coletivos da Unisinos para os próximos anos.

Em sua resposta, o reitor afirmou que seu sonho é que a Unisinos consiga formar líderes nas suas áreas, que saibam transformar e trazer soluções, mas que tenham uma consciência socioambiental, comunitária e coletiva. “Que pensem no “nós” antes do “eu”. O Brasil precisa de um projeto de país com líderes que consigam pensar o coletivo. São esses cidadãos que a gente quer formar”. Depois das perguntas feitas por Viviane, foram lidas questões enviadas pelos colaboradores, consolidando o evento como o primeiro momento de troca entre a comunidade universitária da Unisinos e seu novo reitor.

Na ocisão, o diretor da Unidade de Operações e Serviços, Cristiano Richter, reforçou a premissa principal de cuidados com a saúde da comunidade universitária do Plano de Contingência (PC COVID-19 Unisinos).