Congresso internacional

Processos de deslocamentos, história e literatura são temas do evento

Com reflexões sobre temas que cerceiam o âmbito da história, literatura e deslocamentos, o I Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-Americanos pretende estimular debates acerca dos processos migratórios no Brasil e, especialmente, na América latina.

O evento ocorre nos dias 4,5 e 6 de novembro, no Auditório Central do Campus da Unisinos São Leopoldo e será o primeiro de uma programação bianual, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em História. Segundo o professor Marcos Witt, um dos organizadores, a iniciativa surgiu de um desejo dos coordenadores do programa em possuir um evento que marcasse a área de concentração: Estudos Históricos Latino-americanos.

“Esse ano abordamos a questão do deslocamento, um dos grandes temas do momento, que também suscitam conceitos como mobilidade, migrações, refugiados, questões contemporâneas e muito presentes no contexto atual”, relata.

Proposta Interdisciplinar

De acordo com a professora Maria Cristina Bohn Martins, também organizadora do evento, o congresso é uma proposta interdisciplinar, uma vez que problematiza assuntos que abrangem outras áreas como Direito e Relações Internacionais.

“Quando falamos de deslocamento em termos de Brasil e América Latina, não temos como desconhecer a questão dos refugiados a nível Mundial, pensando no Brasil como um país promissor para essa realidade”, pontua.

A programação completa e outras informações, você confere na página do evento.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar