Confirmada a manutenção da Certificação do ISO 14001 para a Unisinos 

O campus São Leopoldo está certificado desde 2004 e o Campus Porto Alegre desde 2018

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos teve, na última semana, a confirmação da manutenção da Certificação do ISO 14001. A norma especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.    

Responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental – SGA da Unisinos, Susana Brand, conta que o campus São Leopoldo está certificado desde 2004 e o Campus Porto Alegre desde 2018. “A Unisinos foi a 1ª Universidade da América latina e a 5ª no Mundo a ter um sistema de gestão ambiental certificado Norma ISO 14001”, afirma.  

A certificação é um reconhecimento de que a universidade possui um SGA que atende os critérios internacionais. “Este reconhecimento é renovado anualmente com as auditorias realizadas pelo órgão certificador que atesta a manutenção e atendimento aos requisitos com a reemissão do certificado. Importante destacar que a Unisinos, inclui no seu escopo de certificação, todas as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, programas e projetos de extensão, pesquisas básicas e aplicadas, além de atividades de apoio e complementares”, completa Susana.  

Para que a manutenção da certificação fosse possível, foi necessário um controle rigoroso de toda a gestão ambiental dos Campi. “Na prática, a universidade deve possuir: a gestão de todos os resíduos sólidos gerados; a coleta e tratamento dos efluentes de laboratório e sanitários; controle de emissões atmosféricas; atendimento a toda a legislação ambiental; o controle e gerenciamento de riscos, incluindo a identificação e controle de potenciais aspectos e impactos ambientais associados a todas as atividades e serviços da Unisinos; controle e gestão de emergências; entre outros requisitos”, lista Susana.    

A responsável pelo SGA ainda diz que a manutenção da Certificação é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica, pois a Unisinos é uma das únicas universidades no mundo com esta certificação. “Este reconhecimento reforça e reconhece as políticas da universidade, permeando desde a preocupação socioambiental e o desenvolvimento sustentável até os princípios e valores relacionados a integridade, ética e dignidade da pessoa humana”, finaliza.   

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar