Conexão Pesquisa 2021

Evento acontecerá em outubro de forma híbrida

Crédito: Divulgação

De 18 a 22 de outubro, ocorrerá, de forma híbrida – presencial e online, o Conexão Pesquisa. Além das premiações Minha Pesquisa em 180 segundos e Minha Tese em 180 segundos, a edição deste ano contará com diversos eventos integrados: XVIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT; VI Semana Acadêmica da Escola Politécnica – SAEP e a Mostra de Extensão – MEX. Para participar, inscreva-se aqui.

Crédito: Divulgação

O Conexão é promovido pela Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação (UAPPG) e é um evento de divulgação e relacionamento. Alunos de todos os níveis de ensino poderão conhecer mais sobre a pesquisa na Universidade. A coordenadora da UAPPG, Alexandra Muller, conta que o Conexão Pesquisa é um momento de integração de diversos eventos que dialogam sobre ensino, pesquisa e extensão.

“O evento promoverá um momento de conexão entre alunos dos anos finais do Ensino Médio, da Graduação e alunos e professores da Pós-Graduação para que se viva o universo da Pós-Graduação na prática. Além de oferecer atividades e conteúdos relevantes aos estudantes para que eles possam entender e conhecer o que é a pesquisa na universidade, o que se pesquisa aqui, como ela acontece e como eles podem participar e se integrar”, afirma Alexandra.

Minha Pesquisa em 180 segundos

O evento propõe aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica o desafio de apresentar o trabalho desenvolvido, junto ao projeto de pesquisa do professor orientador, em uma comunicação de no máximo 180 segundos e de fazê-lo de forma simples e compreensível ao público em geral.

O Minha Pesquisa em 180 segundos tem por objetivo fomentar a pesquisa científica e tecnológica, viabilizando a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação do aluno no campo da pesquisa. A intenção é premiar a capacidade dos participantes de comunicar ideias de maneira eficaz a um público não especialista, em um formato de participação pública aberta.

Minha Tese em 180 segundos

O evento propõe aos doutorandos ou doutores titulados na Instituição o desafio de apresentar e explicar o desenvolvimento de sua pesquisa de doutorado em uma comunicação de no máximo 180 segundos de forma simples, compreensível e com linguagem acessível ao público em geral.

O Minha Tese em 180 segundos busca apresentar o trabalho dos pesquisadores da Unisinos à sociedade e, ao mesmo tempo, estimular o interesse na divulgação e promoção da ciência. A ideia é premiar a capacidade dos participantes de comunicar ideias de maneira eficaz a um público não especialista, em um formato de participação pública aberta. Este evento também visa conscientizar os pesquisadores sobre a importância da divulgação e da comunicação de ciência para o avanço da sociedade e melhora do letramento científico.

VI Semana Acadêmica da Escola Politécnica

Organizado por mais de 27 cursos de Graduação e Pós-Graduação, tem como principais caraterísticas a interdisciplinaridade, promoção de eventos que incentivam o pensamento fora da caixa e o complemento de atividades vistas em salas de aula. A temática principal da VI Semana Acadêmica da Escola Politécnica será o Amanhã, este tema será abordado de forma a envolver a sua discussão a partir de diferentes pontos de vista pertinentes.

O decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo, explica que o evento tem como objetivo promover espaço de aprendizagem, reflexão e discussão, para que os alunos se sintam livres para debater sobre os temas e para se aventurarem em áreas diversas buscando aumentar o conhecimento na área de atuação ou qualquer área de interesse. “Será um momento de integração de diversos eventos que dialogam sobre ensino, pesquisa e extensão na Universidade. Os eventos também possibilitam ao aluno o contato com empresas e entidades que participam trazendo dados da realidade de suas operações e demandas, promovendo um contato do aluno com o ambiente de atuação”, completa.

Mostra de Extensão

Além de divulgar as ações extensionistas feitas na Unisinos, a Mostra de Extensão trará o conceito extensão para todos os níveis: atender alguma demanda da sociedade/comunidade; mostrar experiências que façam sentido para quem vive; e formação humana da Unisinos para a cidade.

Para a decana da Escola de Humanidades, Maura Corcini Lopes, a importância em participar do evento está em ajudar a criar uma cultura cada vez mais integrada entre universidade e sociedade. “Também em possibilitar experiências formativas profissionais diferenciadas para nossos estudantes e docentes, contribuindo para que, em um clima de colaboração e construção coletiva, tenhamos profissionais mais atentos aos problemas e dilemas do presente, mais comprometidos com a construção de um mundo melhor, mais sensíveis às mudanças de época e mais flexíveis diante da complexidade da vida em suas variadas formas de expressão”, explica.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O tema desta edição é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, em que será tratado sobre como aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real. O gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Silvio Bitencourt, conta os objetivos do evento. “Mobilizar a população acadêmica para atividades científico-tecnológicas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino de ciências, visando à divulgação do conhecimento científico e tecnológico”, encerra.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar