Como o EAD possibilitou uma maternidade tranquila para a Fabiana

Estudar na Unisinos permitiu aprender e estar próxima à família ao mesmo tempo

Crédito: Divulgação

Quando temos um sonho, pensamos também em todas as etapas que precisamos encarar para alcançá-lo. Como a Fabiana Tcatch, que sempre quis ser professora, ter o seu diploma da graduação e ser reconhecida no mercado. E com o EAD da Unisinos, ela teve a oportunidade perfeita para alcançar seu objetivo.

“Na infância eu tinha aquela ideia, aquela vontade de ser professora. Então eu quis associar aquele sonho de infância e acabei seguindo a Pedagogia”, conta Fabi. Enquanto trilhava o caminho para um diploma de educadora, surgiu a gravidez. Mas Fabiana optou por não largar os estudos.

Ao fazer uma pesquisa com amigos e também na internet, ela optou pela Unisinos. Entre os motivos, a excelência na qualidade do ensino, o conceito máximo da instituição na avaliação do MEC e mensalidades que cabiam no seu orçamento. A partir daí, a universidade entrou na vida da Fabiana, possibilitando a concretização do seu sonho, e também dando tranquilidade para conduzir sua maternidade.

“O EAD fez com que eu conseguisse aproveitar mais o dia a dia com meu filho”, relembra a pedagoga. A modalidade de estudo a distância permitiu para Fabi a organização ideal no acompanhamento dos estudos, bem como ter tempo para as rotinas cotidianas e ainda estar sempre junto de seu bebê.

Crédito: Divulgação

Inovação constante

Na visão da Fabi, a universidade sempre demonstrou estar preocupada em trazer novas formas de ensino, e um momento em que isso ficou muito evidente foi a implantação da plataforma Canvas.

“Ele é muito prático e dinâmico”, afirma Fabi.

Dedicação e eficiência

Outro ponto positivo valorizado por ela foi o acompanhamento feito por professores e tutores ao longo do curso. Eles estavam sempre em contato para verificar possíveis dificuldades que ela estivesse enfrentando. “A preocupação com o aluno que estuda a distância é a mesma do aluno presencial”, explica Fabiana.

Um aspecto importante que a Fabi percebeu no EAD e que contribuiu com os seus planos de conciliar a graduação com a maternidade foi o fato das disciplinas serem bimestrais, o que tornou o curso mais ágil e dinâmico, sem perder a excelência.

Convívio próximo

O fato de cursar uma graduação a distância não inviabiliza a possibilidade de se construir laços ao longo desse trajeto que, no caso da Fabiana, durou oito anos.

Ela revela que fez amizades com colegas de turma que levará para fora da Unisinos, principalmente agora que estão todos envolvidos nos preparativos e comemorações pré formatura.

Um ano antes de concluir o curso, para adquirir novas experiências, ela se inscreveu para ser monitora em uma disciplina presencial, o que intensificou ainda mais a relação da Fabi com professores, funcionários e alunos. “Foram pessoas maravilhosas e eu aprendi bastante com elas”.

Educação transformadora

O momento que a Fabi guarda com mais carinho em sua trajetória acadêmica foi a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso para a banca. Outro momento inesquecível para ela, foi quando recebeu o e-mail da Unisinos confirmando que ela estava apta para a colação de grau.

Agora, ao final da graduação, faltando menos de um mês para a formatura, Fabiana avalia o impacto positivo que a universidade teve em sua vida e que permitiu que ela chegasse onde está hoje.

“O papel da universidade é muito importante, porque eu trabalhei em várias áreas e eu sentia falta de ter um diploma, de ter uma graduação. Hoje, a minha auto-estima é muito maior, eu me sinto muito feliz em poder dizer para as pessoas: Eu tenho uma graduação”.

Inclusive, ela gostou tanto da modalidade que pretende seguir se qualificando na profissão através do ensino a distância.

Pensando em cursar EAD? Se liga nessa dica!

Fabiana deixa um conselho para quem quer fazer o EAD Unisinos. Para ela, é tudo uma questão de se organizar, como tudo na vida! “Nessa dinâmica tu faz amizades, tu conhece pessoas. Eu acho que é o futuro”, conclui.