Como a educação impacta na transformação do ser humano?

Crédito: Rodrigo W. Blum

A palavra “educação” tem origem no latim “educare”, que significa: conduzir de dentro para fora. Esse termo explica bastante o que é a educação de fato, uma atividade que tem como principal objetivo fazer com que os indivíduos alcancem seu potencial. Isso vem a partir do aprendizado de informações, técnicas e habilidades, mas também do aperfeiçoamento de algumas já existentes. Mas o que de fato a educação pode mudar na vida de uma pessoa?

Luiz Rohden é decano da Escola de Humanidades e comenta como isso é uma parte essencial no desenvolvimento dos seres humanos: “A educação é fundamental para mudar a vida de uma pessoa. Se eu penso em Sócrates, por exemplo, ele dizia o seguinte: ‘Se a gente quer transformar a sociedade, se a gente quer transformar a realidade, nós precisamos nos conhecer’, então o conhecimento de si mesmo é uma condição fundamental para que a gente possa mudar quem nós somos”. A partir dessa citação, conseguimos entender que a educação é realmente algo que pode transformar a vida das pessoas, ensinando coisas, aperfeiçoando habilidades e até dando luz para novas perspectivas.

Mas educação não é só sobre aprender, também é sobre ações. Ambientes que trabalham com educação, sejam eles escolas ou universidades, estão muito ligados a temas que podem ocasionar em mudanças na vida de muitas pessoas. “A educação é fundamental para a transformação social e política de um país”, explica Rohden. São nas universidades, por exemplo, onde pesquisas envolvendo ciência, economia e política muitas vezes nascem, também é lá onde as discussões sobre assuntos relevantes da sociedade são discutidos com embasamento científico. “O desenvolvimento de um país não se mede apenas a partir do PIB enquanto renda econômica, o crescimento e desenvolvimento de um país se faz diante do crescimento em cidadania, em responsabilidade, em inclusão, em diminuição da pobreza”, explica o professor.

Contudo, ainda existem muitos aspectos que precisam ser melhorados na educação no país. Além de um ensino básico e fundamental de qualidade, Rohden explica que é necessário que se faça um investimento real nessa área: “O Brasil só vai crescer economicamente se nós tivermos uma educação básica, um ensino médio e universitário de qualidade, isso é fundamental”, reforça. Todavia, o professor aponta que também é importante que nós, como sociedade, acompanhemos essas questões: “A gente simplesmente ignora, né? Não acompanha o que está sendo feito em termos de realidade estadual, municipal e federal. Então, a sociedade brasileira talvez poderia melhorar toda essa questão de educação, talvez se envolvendo mais”.

No fim, a educação no Brasil ainda tem muito a melhorar, mas é importante que demos cada vez mais atenção ao poder transformador que essa atividade tem. Afinal, a educação ajuda muito na hora de angariar conhecimento, além de ter um viés profissionalizante e técnico, porém ela também conta com um poder transformador de formar cidadãos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar