Comdig Talk aborda temas emergentes da comunicação digital

Evento organizado pelos alunos do curso consolidou-se como uma preparação para bancas de TCC

Como parte das atividades de formatura da turma de 2012 do curso de Comunicação Digital, os alunos realizaram, na segunda-feira, 15/07, o Comdig Talk, evento que tem por objetivo disseminar assuntos emergentes da área. Em sua terceira edição, foram apresentadas cinco palestras, de 15 minutos, cujos tópicos dialogaram com mercado, cultura digital, comportamento, cidadania, tendência e cultura pop. Os dez minutos finais de cada apresentação foram reservados a intervenções do público espectador. A atividade fez parte de um conjunto de ações da disciplina Laboratório em Comunicação Digital, que ocorre sob coordenação dos professores Tiago Lopes e Sílvio Lacerda.

O professor Tiago explica que a disciplina tem duração de três semestres e é aberta à produção de vários projetos. Como a última delas coincide com a época do TCC dos alunos, é proposto a eles que realizem uma conferência para a disseminação de suas pesquisas. A atividade é concebida também como uma forma de auxiliar os estudantes nas eventuais dificuldades que tenham com a preparação para a banca e estimulá-los à apresentação do trabalho. Além da conferência, eles também se engajam na concepção do evento, na divulgação, na logística e na produção pós-evento. “Essa atividade consolida-se como uma importante oportunidade de os formandos compartilharem seus trabalhos com os iniciantes no curso”. Além disso, o professor destaca que os assuntos se renovam bastante. “Às vezes, o tema ou o objeto de estudo é o mesmo, mas sempre com um olhar diferente”.

A conferência atua como um medidor de temperatura da preparação dos acadêmicos para futuras apresentações, como destaca o professor Silvio. “Se o aluno está preparado, domina o assunto, mostra confiança no que está dizendo, é muito importante, e a banca percebe isso”. Ele defende, ainda, a permanência desse tipo de atividade no currículo do curso, por ser uma forma de se prestar contas daquilo que é produzido. “Os cursos de graduação devem constituir-se em um momento de exigência dos alunos quanto à competência de se apresentarem, de defenderem suas ideias, porque, lá fora, eles também serão exigidos, e aqueles que estiverem melhor articulados estarão um passo à frente. Então, quanto mais exercícios assim forem proporcionados, melhor”.

O aluno Lucas Inhaia foi um dos palestrantes do dia. Ele afirma que ter trabalhado durante um semestre nessa preparação foi significativo para o resultado final do TCC. “Foi importante, porque os professores conseguiram nos ajudar, conseguimos fazer testes em relação ao tempo, à eloquência, às maneiras de nos expressarmos. Agora me sinto mais confiante para a banca”. Lucas apresentou o trabalho de título “Gamificação: motivação para educação”. Rodrigo de Mattos, que também foi um dos participantes do Comdig Talk, apresentou o trabalho “Instagram e o fenômeno retrô na fotografia”, que aborda a relação da plataforma com o atual e o antigo. Conta ele que o interesse pelo tema surgiu da afinidade com a fotografia, e a plataforma foi uma solução que aliou o gosto pela foto com o conhecimento adquirido no curso. “A experiência foi muito bacana, foi muito mais positiva do que eu achei que seria. O TCC, por ser um processo longo, faz com que a gente sempre fique meio nervoso na hora de apresentar o produto final”, avalia.

Com a sala Conecta lotada, o ambiente de apresentações ficou mais rico com o compartilhamento de conhecimentos entre palestrantes e público. Juliana Gonçalves, aluna do 3º semestre do curso, afirma que o evento contribuiu para a compreensão de diferentes áreas da comunicação digital. Ela relata que é a primeira vez que participa do evento, apesar de, em outras edições, assistir a ele pelo Youtube. Na sua percepção, o momento é importante para os alunos. Mesmo que já tenha participado de bancas por ser bolsista de iniciação científica, ressalta que cada uma tem a sua peculiaridade e que sempre podemos deparar com situações diferentes. “Todos terão de passar por essa fase ao final do curso, então é importante saber como é a experiência. Eu já estou pensando no assunto que quero pesquisar desde agora”, conclui.