No fim da tarde da última segunda-feira, 10/11, funcionários e docentes da Unisinos receberam uma homenagem especial. A cerimônia ocorreu no Anfiteatro Padre Werner e celebrou os 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos de atuação de colaboradores na Universidade.
O evento contou com a presença do reitor, Pe. Sérgio Mariucci; do vice-reitor, Artur Jacobus; do diretor de Administração, Pessoas e Finanças, Eudson Ramos; e dos também homenageados, o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Gustavo Borba; e a pró-reitora de Administração, Silvana Model, além de familiares e convidados.
Em sua fala de abertura, Eudson recordou que, em suas primeiras semanas de trabalho na Universidade, realizou reuniões com as diversas equipes das cinco gerências que compõem a diretoria. Sua primeira pergunta a todas foi: qual é a memória que vocês têm do tempo de serviço, de trabalho aqui na Universidade? “É uma grande satisfação testemunhar essas respostas, que refletem experiências de crescimento, de amadurecimento, de compartilhamento. E, principalmente, experiências que provocaram situações tanto do ponto de vista pessoal quanto do ponto de vista profissional”, pontuou.

O analista de Tecnologia Educacional, Jovane de Oliveira, que atua há 10 anos na Unisinos, contou que o que mais o marcou foram as possibilidades que surgiram e as portas que se abriram ao longo do caminho. “Cada projeto, desafio e nova função representaram oportunidades de aprendizado e crescimento, tanto profissional quanto pessoal. Fico feliz por ter encontrado um ambiente que valoriza o desenvolvimento e a inovação, elementos que fizeram dessa caminhada uma experiência cheia de significado”, celebrou.
Comemorando 35 anos de casa, o analista de Facilities, Marceano Schmitt, afirmou que acompanhou muitas transformações pelas quais a Unisinos passou, mudanças que se confundem com a sua própria história. “Plantei algumas árvores pelo campus e hoje as observo grandes, fortes, proporcionando sombra e beleza”, completou.
Com 40 anos de dedicação a Universidade o motorista Omar do Reis, afirma que nesse período respirou a Unisinos. “Eu trabalhei oito anos só no jardim. Aprendi dirigindo o caminhãozinho da mudança aqui dentro. Trazia móveis lá da mercenária e distribuía nas salas”, recorda.
Em sua fala final, Pe. Sérgio afirmou que os colaboradores homenageados são valorosos por sua entrega.

“Tenho plena consciência, pela posição que ocupo, da dedicação e do imenso valor de cada um de vocês, que, ao longo dos anos, têm dedicado parte da própria vida à Unisinos. É graças a essa entrega valorosa que somos o que somos: a quarta melhor universidade privada do Brasil e a segunda melhor do Rio Grande do Sul. Nós, coordenadores de curso e diretores, reconhecemos a qualidade das aulas, da pesquisa e de tudo o que é desenvolvido dentro da sala de aula. Mas também sabemos da mesma entrega e excelência que se manifestam fora dela, nas mais diversas áreas de atuação da nossa Universidade”, encerrou.