Celebrando mais um ano

Aniversário da Unisinos reúne funcionários para cantar Parabéns

Foto: Rodrigo W. Blum

Nesta segunda-feira, 1º de agosto, a Universidade celebrou mais um ano. A data do aniversário da Unisinos é 31 de julho, em homenagem ao dia de Santo Inácio de Loyola, mas, nesse ano, a comemoração aconteceu um dia depois.

Em 2016, a Universidade completa 47 anos, mas a tradição dos Jesuítas na área da educação é centenária. Em 1534, Santo Inácio e mais seis companheiros fundaram a Companhia de Jesus. Desde 1869, os Jesuítas estão estabelecidos no Rio Grande do Sul, fazendo história na construção do saber.

Foto: Roberto Caloni

Missa em Ação de Graças

No turno da manhã, foi realizada uma celebração em Ação de Graças pelo dia de Santo Inácio de Loyola e pelo 47º Aniversário da Unisinos. A missa foi conduzida pelo vice-reitor, padre José Ivo Follmann, que usou a parábola do semeador para falar de Santo Inácio de Loyola. “Que o nosso coração seja terra fértil na continuidade da missão de Santo Inácio de Loyola”, lembrou.

Durante a homilia, o padre José Ivo falou que o maior legado deixado por Loyola foram os exercícios espirituais e a meditação das duas bandeiras. “Queremos estar a serviço do bem ou do mal?”, questionou. E continuou sua fala ressaltando a importância de olharmos para dentro de nós mesmos e perguntarmos de que lado estamos. “Que Santo Inácio interceda por nós nesta busca por conhecimento e na formação da pessoa humana”, finalizou.

A hora do Parabéns

Durante a tarde, o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, deu feliz aniversário à Unisinos e chamou os colegas da “velha-guarda” para receberem os aplausos de todos. “Quero agradecer àqueles que construíram a nossa Universidade, que começou pequeninha e hoje é uma árvore frondosa”, destacou.

Em seguida, os presentes cantaram Parabéns a você e foi servido bolo com chá aos professores, funcionários e alunos que passavam pela Galeria Cultural da Biblioteca. A confraternização iniciou às 16h30 e seguiu por quase uma hora.

Balanço Social 2015

A data também marcou a lançamento de mais uma edição do Balanço Social da Unisinos. A publicação, que é anual, traz o trabalho realizado pela Unisinos com foco na Responsabilidade Social Universitária (RSU). Os textos abordam um pouco das atividades desenvolvidas nos mais de 20 projetos sociais mantidos pela instituição. As imagens retratam a história de pessoas que fazem parte dessas iniciativas.

O eixo que embasa a edição de 2015 da revista é a importância da relação étnico-racial, uma das grandes preocupações da universidade. A capa apresenta o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), que tem como objetivo trabalhar as questões relativas aos afrodescendentes por meio dos projetos de Cidadania e Inclusão Digital. O ano de 2015 foi o primeiro da Década Internacional dos Afrodescendentes, criada pela ONU em busca de reconhecimento, justiça e desenvolvimento.

“O Balanço Social retrata as ações sociais entregues pela Universidade à sociedade. Esse ano, a publicação mostra uma das nossas ênfases norteadoras na Responsabilidade Social Universitária, que é a questão dos afrodescendentes”, destacou o gerente de Ação Social Unisinos, Nestor Pilz.