Celebração inter-religiosa encerra a programação do Novembro Negro na Unisinos

Evento reuniu diversos líderes religiosos na claraboia da Biblioteca no campus São Leopoldo

Crédito: Rodrigo W. Blum

Finalizando as atividades do Novembro Negro na Unisinos, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade (Neabi) promoveu na sexta-feira, 18/11, uma Celebração Inter-religiosa alusiva à memória de Zumbi dos Palmares e à luta pela promoção da igualdade étnico-racial, na claraboia da Biblioteca, em São Leopoldo.

O evento iniciou com uma apresentação indígena da Aldeia Kaingang Por Fi Ga, liderada pelo Cacique Jeremias Eufrásio. O grupo reuniu o público presente em um espaço ao ar livre para expressar sua cultura por meio de uma dança típica.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Após o retorno à claraboia, o reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, recepcionou os presentes com uma acolhida. Em seu discurso, ele cita a segunda carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 13, versículo 4: “É verdade que Cristo foi crucificado em razão de sua fraqueza, mas está vivo pelo poder de Deus. Nós também somos fracos, mas viveremos com ele pelo Poder de Deus em vós.”

Crédito: Rodrigo W. Blum

O coordenador adjunto do Neabi, Wesley de Oliveira, deu início ao rito. “Nesta celebração inter-religiosa rezamos juntos, cada um a seu modo e tradição religiosa, fazemos memória à figura de Zumbi dos Palmares e, nele representado, muitos outros homens e mulheres que lutaram por liberdade e dignidade”, fala.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na sequência, cada líder presente no evento fez sua saudação inicial, seguida de sua expressão religiosa. Estavam presentes os seguintes líderes religiosos: Monja Kokai, do Budismo; Ogan Thiago D’Ossain, do Candomblé de Ketu; Filha de Santo Sueli Angelita da Silva; Pastor Oneide Bobsin; Felipe de Assunção Soriano, líder Católico; e o Cacique Jeremias Eufrásio.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ao encerramento, cada líder fez sua benção final ou envio, conforme cada tradição religiosa. A celebração foi finalizada com uma apresentação artística do grupo Samba do Irajá, que também fez apresentações durante o evento. Por fim, os convidados participaram de um coquetel, onde alunos e professores do curso de Gastronomia fizeram o preparo de comidas de origem africana.