Celebração de Natal reúne a comunidade acadêmica em momento de fé e esperança

Missa de Natal e Ação de Graças no campus de São Leopoldo reforçou a confiança, a solidariedade e o cuidado com a Casa Comum

Crédito: Fabio Florisbal Goulart / Agexcom

A tradicional Celebração Eucarística de Natal e Ação de Graças ocorreu nessa quarta-feira, 17/12, no Anfiteatro Padre Werner, no campus de São Leopoldo. O momento, que celebra o nascimento de Cristo, reuniu a comunidade acadêmica para a reflexão sobre o mistério do Natal do Senhor. A missa foi presidida pelo reitor, Pe. Sérgio Mariucci, e concelebrada pelos padres Pedro Gomes, José Ivo Follmann, José Roque Junges e Cledinei Clóvis Cavalheiro.

Durante a homilia, o reitor, ao trazer o tema da esperança cristã, lembrou do episódio das enchentes de 2024 e das ameaças da mudança climática. Diante desses desafios, não desistimos da esperança em que haja uma reconciliação da humanidade com a Casa Comum. Precisamos sonhar com uma transformação profunda dos hábitos e da cultura, em vista da construção de uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente.  

“O sonho é que a cultura, o nosso modo de agir, se transforme, e que nos empenhemos verdadeiramente em construirmos uma relação justa, harmoniosa e amorosa com a nossa Casa Comum. Trata-se de uma mudança de hábitos e de cultura. É um caminho difícil, mas é um bem futuro, um bem possível, embora difícil. Essa é uma esperança em que teimamos em acreditar, uma esperança que nos mobiliza na fé e nos faz crer que a mudança, a conversão, é possível. Nós não estamos sozinhos: Deus está conosco e caminha ao nosso lado”, disse o reitor.

Crédito: Fabio Florisbal Goulart / Agexcom

Em sua fala final, Pe. Sérgio agradeceu ao estudante jesuíta Gabriel Villardi pelo tempo que esteve em missão na Unisinos, realizando o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direito e atuando no Instituto Humanitas Unisinos). Também, deu as boas-vindas ao outro estudante jesuíta, Gleison Pereira, que inicia, agora, sua missão na Unisinos, no Serviço Jesuíta com Migrantes e Refugiados e realizando o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Administração. Ao dar a benção final, desejou que o Menino Jesus traga luz, paz e saúde a toda a comunidade acadêmica e que todos desfrutem do recesso.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar