Alunos e professores da Unisinos realizam ação solidária para vítimas da enchente no Vale do Taquari 

Entre os dias 12 e 15 de setembro, cerca de 30 alunos e professores de diversos cursos, como Nutrição, Gastronomia, Arquitetura, Biomedicina e Farmácia, viajaram para as cidades atingidas

Crédito: Divulgação

Em um gesto de solidariedade e empatia, professores e estudantes da Unisinos se uniram às centenas de voluntários que foram prestar apoio aos municípios de Arroio do Meio e Muçum, algumas das cidades assoladas pela tragédia climática na região do Vale do Taquari na última semana. 

No Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Arroio do Meio, a 122 km de Porto Alegre, alunos de Gastronomia e Nutrição produziram cerca de 1 mil marmitas por dia, e ainda distribuíram cestas básicas. Foram 500 por dia.  

A ação foi coordenada pelas professoras Franciele Reche, do curso de Gastronomia, e Vanessa Backes, professora e coordenadora do curso de Nutrição. As marmitas foram destinadas às pessoas de mais de 200 casas, alojadas em ginásios, e também aquelas que retornavam às suas casas para iniciar o processo de limpeza e reconstrução.  

Crédito: Luan Oliveira

Na cidade de Muçum, que chegou a ter mais de 3.000 desalojados, alunas do curso de Gastronomia foram direcionadas para o Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, onde serviram e prepararam refeições para todos os que estavam abrigados no local. Lá, além dos pacientes, havia mais de 50 idosos que foram realocados para receber atendimento e assistência adequados.  

Estudantes de Arquitetura vistoriaram as casas atingidas 

Um grupo de estudantes do curso de Arquitetura, em parceria com as agentes de saúde do município, realizaram visitas às casas que foram afetadas pela enchente. O trabalho deles era colher dados para identificar o comprometimento das edificações, a partir da verificação e registro dos dados estruturais dessas residências. 

Crédito: Gabriele Rech

O propósito desse esforço conjunto foi duplo. Primeiramente, o objetivo era garantir a segurança das famílias que viviam nessas casas, assegurando que as estruturas estivessem em condições adequadas para habitação. Em segundo lugar, os dados coletados desempenharam um papel crucial no mapeamento das informações para a Defesa Civil do Estado, permitindo que as autoridades tivessem uma visão precisa das áreas em risco e das ações necessárias para a reconstrução da cidade. 

Crédito: Gabriele Rech

A campanha continua. Veja onde ajudar 

O impacto dessa ajuda humanitária é imenso, com todos envolvidos compartilhando um objetivo comum: ajudar aqueles que mais precisam de apoio nesse momento. A Unisinos também está arrecadando material de limpeza e de higiene pessoal para entrega na Defesa Civil dos municípios, que ficarão responsáveis pela distribuição dos donativos nas cidades atingidas da região. 

 Os pontos de coleta são: 

– CCIAS – Antiga Sede Unisinos 

– Atendimento São Leopoldo e Porto Alegre 

– Biblioteca 

– Unitec 

Em parceria, o DCE Unisinos está recebendo a doação de alimentos não perecíveis e roupas para as vítimas. A coleta ocorrerá nas sedes do DCE, nos campi São Leopoldo e Porto Alegre, e as doações podem ser feitas até o dia 19 de setembro. 

A chefe de cozinha e culinarista Cátia Schnorr, residente de Arroio do Meio que ajudou na confecção das marmitas durante a semana inteira, segue convidado todos a se engajarem: “Quem quiser vir, tem que vir! Porque semana que vem, a força continua”, convoca.  

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar