Alunos do Unilínguas conquistam o Diploma Aprofundado de Língua Francesa

Matheus Nienow e Vanessa Gomes falam sobre a experiência

Crédito: GettyImage

Alcançar a fluência é o objetivo de muitas pessoas quando iniciam o aprendizado de um novo idioma e, quando conquistado, é motivo de muito orgulho. Os alunos do Unilínguas, Matheus Nienow e Vanessa Gomes, obtiveram o Diploma Aprofundado de Língua Francesa, nível 1 (DALF C1), e falam sobre essa conquista. 

Matheus lembra que iniciou seus estudos ao descobrir a possibilidade de conseguir cidadania luxemburguesa. “Ainda que eu não precisasse do idioma para confirmar a obtenção da cidadania, esse fato foi o pontapé inicial para os meus estudos de francês e, desde então, estudar o idioma se tornou prática cotidiana e se aliou a outros objetivos pessoais”, explica.  

Segundo Matheus, é inegável que os conhecimentos adquiridos através do Unilínguas foram fundamentais para seu sucesso na prova. “O aprofundamento e extensão dos estudos, com eventos presenciais e virtuais com nativos de língua francesa, me permitiram estar globalmente pronto para a prova”, completa.  

Dia da assinatura da cidadania luxemburguesa frente ao Bierger-Center, na cidade de Luxemburgo em Luxemburgo (Crédito: Arquivo pessoal)

Obter a aprovação no DALF C1 significa mais oportunidades futuras de emprego, estudo e intercâmbios culturais, mas Matheus não tem nenhum plano fixo de como irá utilizá-lo. “Eu já utilizei o francês nas minhas viagens e consigo me comunicar com nativos e outros falantes do idioma em diversos contextos. Já obtive a aprovação no DALF C1 e já utilizo, com certa frequência, o francês nos meus estudos. Contudo, talvez o único anseio que eu ainda tenho, e que não está completo, refere-se a utilizar o francês no meu ambiente de trabalho. E esse projeto já está em andamento”, afirma Matheus.   

Para Vanessa, o francês sempre foi uma ideia cultivada. “Minha escolha foi muito pela vontade de aprender um outro idioma depois do inglês, e junto com a língua, também fui descobrindo outras possibilidades através do idioma. Uma delas foi aliar os conhecimentos da língua francesa que estava adquirindo com a teoria na Psicologia e na Psicanálise, o que me deixa muito feliz de poder fazer ao longo desses anos”, conta.  

Com o atestado de aprovação no DALF C1 (Crédito: Arquivo pessoal)

Vanessa afirma que os recursos que os alunos têm acesso através da qualificação e internacionalização da professora Luciana Cavalheiro, foi um grande propulsor nesta relação com o idioma. “A conquista do DALF passa por tudo isso, assim como pelo espaço de encontro que o Unilínguas nos proporciona, possibilitando a formação de grupos singulares nas suas semelhanças e diferenças. Além do estudo e da dedicação para com o idioma, foi também a partir de tantas trocas que pude estar apta a obter o diploma no DALF C1”, completa.  

Com a aprovação no DALF C1, Vanessa pretende buscar por novas oportunidades de estudo na França após a conclusão da graduação em Psicologia. “Como objetivo, tenho como principal a aceitação de candidatura em um programa de mestrado na França na área que pretendo seguir estudando na Psicologia, assim que a graduação for concluída. E mesmo com a proficiência comprovada, sigo estudando e praticando a língua com meus colegas e amigos tão queridos enquanto novos voos não são alçados”, explica Vanessa.  

Para a professora do curso de francês, Luciana Cavalheiro, a conquista recente da certificação dos alunos representa, para o Unilínguas, uma grande realização. “Significa que somos capazes de alçar voos ambiciosos com aqueles estudantes que almejam buscar uma formação em uma universidade francófona e precisam comprovar um nível de proficiência linguística elevado. Significa que estamos preparados para trabalhar juntos, respondendo a uma demanda e estabelecendo em conjunto todos os vínculos necessários para esse nível de aquisição linguística”, comenta.  

Luciana lembra que parte do aprendizado dos alunos se deu durante a pandemia. “Acreditamos ainda que o êxito dos dois alunos seja inspirador para quem pensa em começar o aprendizado de uma língua estrangeira conosco ou para quem já começou e deseja se preparar para um objetivo concreto na sua carreira. E para aqueles que se questionam sobre a eficácia do aprendizado online: Voilà, il est très efficace”, finaliza a professora.     

O Unilínguas está com inscrições abertas até 31/8, acesse e saiba mais.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar