Alunos da Unisinos cobrem final do Gauchão feminino em Caxias do Sul

Crédito: Divulgação

Neste domingo, 16/11, o Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, foi palco de uma experiência prática para 17 alunos do curso de Jornalismo da Unisinos. Sob a orientação das professoras Beatriz Sallet e Mariana Oselame, da disciplina de Jornalismo Esportivo, os estudantes realizaram uma cobertura especial do primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino, entre Juventude e Grêmio. O conteúdo produzido foi publicado no site e nas redes sociais da Beta Redação.

A ação foi viabilizada por uma parceria do curso com a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG), a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (ARFOC-RS), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e o Esporte Clube Juventude. Juntas, as instituições abriram as portas do campo e da prática profissional para os estudantes da disciplina de Jornalismo Esportivo.

O coordenador do curso de Jornalismo da Unisinos, Daniel Feix, reforçou o valor da iniciativa para o grupo de estudantes: “Essa experiência conecta os alunos diretamente ao mercado. Ao mesmo tempo que eles aprendem, também contribuem com a produção de conteúdo esportivo qualificado. É um ganho para todos.”

Para o presidente da ARFOC-RS, Rodrigo Ziebell, a iniciativa reafirmou o compromisso com a qualificação, o respeito à profissão e o incentivo a novos caminhos dentro da comunicação. “É uma satisfação imensa participar desta parceria que aproxima a universidade do mercado e fortalece toda a cadeia do jornalismo esportivo. Valorizamos nossos profissionais ao mesmo tempo em que abrimos espaço para que jovens talentos vivenciem, na prática, a importância da formação acadêmica”, ressaltou.

Presidente da ACEG, Rogério Amaral também destacou o fortalecimento da formação dos futuros profissionais. “Iniciativas como essa fortalecem o jornalismo esportivo e renovam a nossa categoria. Quanto mais jovens se interessarem pela cobertura esportiva, mais qualificada será a comunicação que chega ao público. A ACEG seguirá apoiando projetos que aproximem academia e mercado, pois é assim que garantimos a continuidade e a evolução da nossa profissão”, disse.

A cobertura especial pode ser conferida no site e no Instagram da Beta Redação.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar