Aluna de Medicina da Unisinos tem artigo aprovado em evento internacional

Lara Matté apresentará seu estudo na 22ª Conferência Mundial de Médicos de Família, na Coreia do Sul

Crédito: Divulgação

Em outubro de 2018, acontece a 22ª Conferência Mundial de Médicos de Família da WONCA, que será realizada em Seul, Coreia do Sul. O encontro é um dos maiores eventos de Medicina de Família no mundo e reúne especialistas, como professores, pesquisadores e profissionais, que trabalham na área da saúde.

Para participar desse evento, a estudante Lara Matté produziu um artigo em que o foco de seu estudo foi a formação médica humanística. “Vejo esse tema com alta relevância na nossa formação como profissionais da área da saúde, onde o ouvir o paciente, conhecer o local em que está inserido e a realidade que ele é exposto, interfere no processo saúde-doença”, destaca.

A ideia de trabalhar com o assunto surgiu enquanto Lara cursava a atividade acadêmica de Interação Indivíduo Comunidade – Saúde da Família, ministrada pelo professor do curso de Medicina da Unisinos, Elson Farias. A disciplina se desenvolve por três semestres, e propõe a entrada do aluno no cenário de prática da rede de atenção à saúde, por intermédio da atenção primária à saúde e equipes de saúde da família, do município de São Leopoldo.

“Cada aluno é convidado a refletir sua experiência formativa com a recepção de uma família, que tenha uma gestante ou uma criança de até três anos. Assim, a atividade acadêmica atua de maneira a fazer com que os estudantes exercitem as habilidades de comunicação, narrativa e entrem em contato com o Sistema Único de Saúde e sua organização. A partir desta relação próxima, família-aluna, e com a identificação da realidade, são trabalhadas as competências necessárias para o desenvolvimento do profissional que a Unisinos deseja formar”, explica o professor.

Lara conta que a disciplina coloca os estudantes em contato com os pacientes, desde o início do curso, possibilitando que os alunos trabalhem seu poder de resolução, autonomia e protagonismo. “O professor Elson, bem como a professora Maria Leticia, buscam que sejamos protagonistas do nosso conhecimento, ou seja, muito mais que ler as teorias, saibamos aplicá-las com base no que observamos”, enfatiza.

Elson conta que Lara destacou-se nas atividades com a família que ela atendeu e conseguiu ir além do esperado. “A estudante ajudou a mãe com o bebê pequeno com informações pertinentes e necessárias para o desenvolvimento e segurança da família”, aponta o professor, que também é tutor da aluna.

O curso conta com tutoria e cada professor acompanha um estudante como tutor, com reuniões periódicas. Desta forma, passa a conhecer o aluno, entendendo tanto suas dificuldades quanto suas habilidades, buscando reflexões sobre as práticas educativas no processo de construção do conhecimento, para formar um profissional ainda mais qualificado. “O Elson é meu tutor, e ele compreendeu de forma magnífica, que eu construo o meu conhecimento a partir de desafios, e descobri isso com ele, pois ele me instiga a ter ‘sede’ por conhecimento e está sempre me expondo a minha área de desconforto”, encerra a estudante.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar