A primeira edição do Troféu Flecha Negra – Futebol Antirracista será disputada no próximo domingo, dia 16/11, às 9h, no CT do Cristal, reunindo um combinado do Grêmio e da Liga Canela Preta contra um time formado por representantes da Unisinos e do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. A partida terá entrada gratuita, unindo futebol e ações de conscientização.
O jogo, além de amistoso, terá caráter educativo e simbólico, destacando a importância do esporte como ferramenta para promover a diversidade e combater o racismo. A iniciativa pretende envolver torcedores e a comunidade, transformando o futebol em uma plataforma de inclusão e reflexão social.
O Troféu Flecha Negra surge após a assinatura de um termo de cooperação entre a Unisinos, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), e o Grêmio, que tem como objetivo fomentar ações antirracistas, com destaque para a partida que promete movimentar atletas, estudantes e representantes de organizações engajadas na promoção da igualdade.

O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, comentou sobre a importância do futebol para levar mensagens de inclusão. “Precisamos quebrar algumas barreiras que hoje em dia não se admitem mais. Não tem mais espaço para o racismo na sociedade. O Grêmio é realmente o clube de todos e se orgulha muito disso, de tudo que fizemos até aqui e queremos sempre fazer mais. O futebol é uma ferramenta enorme para propagar as ideias antirracistas. O Grêmio sempre estará de portas abertas para iniciativas como esta”, enfatizou.
O coordenador do Neabi, Jorge Teixeira, trouxe a importância do futebol como fio condutor das ações antirracistas. “Traduzir em uma atividade prática o antirracismo, como será nesse jogo de futebol, vai unir o que fazemos, que é a educação das relações étnico-raciais com o que o Grêmio faz, que é o futebol, uma paixão nacional. Colocar isso como um elemento na luta antirracista é algo que vai movimentar positivamente a nossa cidade. Por meio do futebol e da educação vamos plantar uma semente que vai crescer e frutificar”, finalizou.
O amistoso no CT do Cristal deve reunir torcedores e membros da comunidade para um evento que alia esporte, educação e conscientização social, consolidando o futebol como instrumento de transformação.