Quais as competências que precisamos?

Once you’ve started to read his blog, you’ll probably be hungry for more of his wisdom. He’s written over eighteen bestselling books on business and marketing.

Julho 12, 2020

Quais as competências que precisamos?

Um dos temas de maior interesse na sociedade é a compreensão das competências necessárias para atuarmos no século XXI.

Estudos como o proposto por Ananiadou e Claro (2009) descrevem novas competências para os milênios, a partir das mudanças impostas pela revolução tecnológica e outras mudanças de grande impacto na sociedade atual. O relatório do National Research Council, de 2012, aponta a necessidade de competências cognitivas, interpessoais e intrapessoais e o estudo Canadense Towards Defining 21st Century Competencies for Ontario (2016) identifica inúmeros frameworks de competências, a grande maioria relacionada a nossa capacidade de desenvolvimento humano.

Estes estudos estão relacionados a cenários futuros possíveis e as necessidades percebidas na sociedade, entretanto, era difícil prever o que estava por vir e o ano de 2020 nos surpreendeu com uma crise sem precedentes.

Antes deste ano começar, minha maior preocupação em termos de compreensão e construção de competências estava centrada na necessidade de nos mantermos humanos e conectados.

Os avanços tecnológicos e os debates relacionados à inteligência artificial, futuro do trabalho, entre outros temas que impactam nossa relevância no futuro apontavam para a necessidade de mantermos o foco no desenvolvimento de competências humanas, e na nossa construção coletiva.

Como a pandemia transforma essa compreensão?

Como a pandemia pode ou não destruir o conceito de coletividade e de humanidade?

Essas questões, dentre tantas outras, são fundamentais para avançarmos no debate de como seremos no futuro como humanidade, e as respostas devem ser construídas ao longo do tempo. Entretanto, acredito que a crise que estamos vivendo reforça a necessidade ainda maior de desenvolvermos competências que promovem nossa humanidade e consciência de coletivo.

Um elemento dificultador relacionado ao “novo normal” é o fato de que somos seres sociais, e aprendemos e ensinamos na interação. Dessa forma, o encontro é um momento de construção e de transformação. Nessa perspectiva, o distanciamento é um entrave nesse processo, que faz com que tenhamos que reinventar as formas de conexão e convívio.

Esse contexto provavelmente vai demandar de nós ainda mais competências humanas do que imaginávamos.

A diferença, entretanto, estará na necessidade de entendermos que o “nós” é mais importante do que o

eu, e para tanto, as competências que desenvolvemos devem nos ajudar nessa construção. Devem nos ajudar a compreender o outro e o papel do individuo no coletivo.

Considerando esse ponto e os estudos de competências que desenvolvemos nos últimos anos (como por exemplo a proposta do modelo de competências da Unisinos LAB), sugiro livremente 3 competências que precisamos desenvolver para atuar como profissionais, especialmente na área da educação.

Capacidade de compreensão digital reflexiva: esta competência é muito relevante no momento atual, dado que estamos interagindo com muitas ferramentas e espaços digitais, muitas vezes sem compreender o seu real impacto. A ideia de compreensão reflexiva dos aspectos relacionados à digitalidade permite uma análise mais robusta dos impactos e oportunidades deste espaço.
Mindfulness: durante a pandemia estamos vivendo um momento ainda mais acelerado de atividades sobrepostas as quais dificultam nossa concentração e construção da experiência. Desenvolver essa competência demanda autoconhecimento, disciplina e abertura para o novo.
Construção de empatia, saber ouvir: Como meu colega, aluno, amigo está se sentindo neste momento de pandemia? Esse olhar pode ser construído a partir de oportunidades de diálogo, de escuta ativa e de construção coletiva de histórias que estamos todos vivendo.
Com certeza muitas outras competências são necessárias para ampliarmos nossa capacidade de interação e de impacto nos ambientes em que atuamos, mas me parece que estas três estão sendo muito importantes para mim no contexto atual da pandemia.

Autor: Prof. Dr. Gustavo Borba

Para saber mais:

Embleton, Sheila. What is Global Engagement. CBIE Briefing Note, 2015. https://cbie.ca/wp-content/uploads/2016/08/ CBIE-briefing-note-global-engagement.pdf

ONTARIO PUBLIC SERVICE. Towards Defining 21st Century Competencies for Ontario, 2016. https://ocea.on.ca/resource/ towards-defining-21st-century-competencies-for-ontario/

National Research Council. 2012. Education for Life and Work: Developing Transferable Knowledge and Skills in the 21st Century. Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/13398

ALVES, Isa Mara & BORBA, Gustavo Severo de & CAMPAGNOLO, Paula Dal Bó & MARIUCCI, Sergio Eduardo, A geração Z e os processos de ensino e aprendizagem. Terceiro congresso internacional de pedagogia Educação em tempos incerto, Braga Portugal, 2019.

Últimas postagens