Instituto Cultura Digital

Sobre

O Instituto de Cultura Digital promove capacitação  e desenvolvimento de sujeitos, coletivos e  organizações  para os desafios da Cultura Digital, a partir das competências desenvolvidas nos grupos de pesquisa:

A PRINCIPAIS ATIVIDADES DO INSTITUTO SÃO:

Diagnóstico de cenários/tendências;

Capacitação de organizações, coletivos, indivíduos;

Construção de soluções de recomendação para processos interacionais que se estabelecem em contextos mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação.

O Laboratório de Investigação do  Ciberacontecimento reúne pesquisas e projetos que estudam acontecimentos que emergem nas redes e plataformas digitais. Os pesquisadores e  pesquisadoras do grupo investigam ocorrências de várias naturezas, desde o entretenimento até mobilizações coletivas de escala global, a partir da organização coletiva. Desinformação e fake news, gênero e violência, movimentos feminista e LGBTQIA+, raça e ativismo em rede são alguns dos temas trabalhados pelo grupo.

O grupo volta-se para as tendências comunicacionais, memoriais, projetuais e experimentais do audiovisual, inscrevendo-o em um campo heterogêneo de formatos, suportes e tecnologias que atravessam e transcendem as mídias, por  convergência e dispersão. As pesquisas autenticam e analisam audiovisuais em contextos midiáticos e em contextos não reconhecidamente midiáticos ou audiovisuais; reconhecem a historicidade e especificidade do cinema, da televisão, do vídeo e das mídias digitais, e as investigam na perspectiva mais geral de um aparelho e de uma ecologia audiovisual; buscam compreender suas linguagens e configurações nos usos e apropriações praticados pelas mídias e pelos espectadores, entendidos esses, agora, também como protagonistas. Emergentes da cena contemporânea, tais usuários são desafiados e seduzidos a também agirem – até
mesmo de forma projetual – em larga escala, como as mídias, na medida em que se disponibilizam a eles mais e melhores ferramentas de realização audiovisual, mais ou menos  dissemináveis na rede comunicacional expandida pela Internet. Tais práticas das mídias e dos usuários  inscrevem as audiovisualidades como substâncias da cultura, impactada pela importância crescente do design em seu devir.

Conheça a equipe do Instituto

Gustavo Fischer

Coordenador do TCAv – 
Audiovisualidades da Tecnocultura

Maria Clara Aquino

Coordenadora do LIC – Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento

Ronaldo Henn

Coordenador do LIC – Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento

Cybeli Moraes

Coordenadora da Agexcom

Taís Seibt

Coordenadora do Projeto Nuvem

Luciana Kraemer

Coordenadora do Projeto Nuvem

Serviços

Os produtos e serviços do Instituto de Cultura Digital

são desenvolvidos a partir das demandas específicas 

e com base nas competências de pesquisa instaladas 

e desenvolvidas nos grupos de pesquisa TCA.

Serviços

Os produtos e serviços do Instituto de Cultura Digital são desenvolvidos a partir das demandas específicas e com base nas competências de pesquisa instaladas e desenvolvidas nos grupos de pesquisa TCA.

Consultoria para projetos de comunicação digital

Diagnóstico de tendências e pesquisas de mercado

Capacitação para aprendizagem e uso de ferramentas de análise de dados em mídias e plataformas digitais

Palestras e Workshops

Análises e relatórios

Consultoria para projetos de comunicação digital

Diagnóstico de tendências e pesquisas de mercado

Capacitação para aprendizagem e uso de ferramentas de análise de dados em mídias e plataformas digitais

Palestras e Workshops

Análises e relatórios