Projeto certificado pela empresa MO3 CIDADE CONSULTORIA EMPRESARIAL EIRELI em 23/06/2017.

Descrição: As Obras de Arte Especiais (OAE’s) são indispensáveis para o desenvolvimento e funcionamento viário, porém a sua eficiência está diretamente ligada à qualidade da estrutura, sua manutenção e conservação. Atualmente, as inspeções são visuais e os dados referentes ao estado da estrutura são anotados em fichas e posteriormente digitalizados. Uma das principais dificuldades é a acessibilidade em todos os pontos da estrutura, o que gera mobilização de equipamentos, interdição da via e custos elevados. Ainda, em alguns casos, coloca-se em risco a vida do inspetor, visto que o mesmo fica preso à estrutura por uma linha de vida ou em um guindaste. Este projeto visa inovar e automatizar a metodologia das inspeções de pontes e viadutos, denominada Obras de Arte Especiais (OAE’S) de engenharia sob uma visão de desenvolvimento tecnológico, onde se pretende desenvolver e avaliar uma metodologia para a inspeção remota em escritório através de um ambiente virtual reproduzindo o ambiente real, assim como a possibilidade de identificação e análise de patologias específicas.
Situação: Em andamento.

Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (3).

Integrantes: Mauricio Roberto Veronez – Coordenador / Fabiane Bordin – Integrante / Luiz Gonzaga Jr – Integrante / Carlo Framarin – Integrante.

Financiador (es): MO3 – Gestão, Organização, Otimização e Operação – Auxílio financeiro / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre – Auxílio financeiro.