Valencia instala painéis de energia solar e Unitec avança em sustentabilidade

Egresso da Unisinos é um dos sócios da startup

Crédito: Divulgação

Fundada no início de 2017, a Valencia Serviços de Energia surgiu da vontade de Thiago Lemes e Maurício Menezes em contribuírem para o futuro do meio ambiente através da energia renovável, vista pelos sócios como uma oportunidade em ascensão no país. A percepção foi confirmada pelo mercado: segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o setor cresceu 115% apenas em 2018, tendo projeção de mais de 990mil unidades instaladas até 2024.

Baseada na inovação, a startup incubada na Unitec oferece serviços de eficiência energética através de sistemas que reduzem o consumo de custos e energia, além de aprimorar processos produtivos, contando com instalações na Região Metropolitana e Vale do Taquari. Em seu portfólio, o destaque fica para o sistema fotovoltaico de 37kWp de potência, instalado no prédio da Unitec. O projeto, que faz parte de um conjunto de ações de responsabilidade sustentável do Parque Tecnológico de São Leopoldo e da Unisinos, é composto por 10 painéis no solo e mais 90 no telhado do prédio. As placas do tipo monocristalino, que têm individualmente 370W de potência e eficiência superior à maioria das placas disponíveis no mercado, geram economia energética e financeira, além de reduzirem cerca de 56.700kg de CO² emitidos anualmente na natureza.

Para Thiago, engenheiro eletricista graduado pela Unisinos e diretor de operações na Valencia, o objetivo do projeto é proporcionar um sistema economicamente viável e ambientalmente correto. “Por ser um parque tecnológico, acreditávamos que era fundamental existir um sistema de energia solar. Desta forma, levamos a ideia para a incubadora, que aprovou o projeto proposto”, pontua. Para 2019, a empresa foca em parcerias estratégicas de negócio para a elaboração de novos produtos “Vamos colocar ainda mais força em novas estratégias comerciais, com o objetivo de criarmos serviços inovadores que possam transformar a captação e armazenamento de energia no futuro”, conclui.

Além da Valencia, o Tecnosinos conta ainda com a startup Projeta no setor de sistemas fotovoltaicos e instalações elétricas industriais e comerciais.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar