Unisinos recebe estudantes do CEEPRO

Alunos do 2º e 3º ano tiveram dois dias de atividades na Universidade

MATHEUS N. VARGAS

Nos dias 2 e 3 de setembro, a Unisinos recebeu o V Seminário Agroflorestal e a V Mostra de Iniciação Cientifica. Os eventos são organizados pelo Centro Estadual de Educação Profissional Visconde de São Leopoldo (CEEPRO) e já acontecem há cinco anos e, pela primeira vez, no Anfiteatro Padre Werner, no campus São Leopoldo.

[V Seminário Agroflorestal - V Mostra CIC Crédito: Rodrigo W. Blum

No primeiro dia, os alunos da escola técnica puderam prestigiar palestras relacionadas ao curso que estão fazendo, entre eles, a pós-colheita e industrialização de grãos e sementes, os impactos ambientais de atividades agroindustriais, agropecuária e bem-estar animal, cursos florestais e manejo florestal e os sistemas agroflorestais e fruticultura.

No segundo dia, foi a vez da V Mostra CEEPRO de Iniciação Científica. Cerca de 180 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio apresentaram 71 trabalhos durante a manhã. À tarde, os mais bem avaliados por professores e pesquisadores da Unisinos e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e profissionais da área foram premiados.

[V Seminário Agroflorestal - V Mostra CIC Crédito: Rodrigo W. Blum

Para a estudante do 2º ano, Júlia Kamily, apresentar seu trabalho na Universidade é uma motivação. “É importante, pois nos ajuda a expandir nossos conhecimentos e é uma motivação para darmos nosso melhor nos projetos e, é claro, ajudar o próximo de alguma forma, levando nossos projetos para a comunidade”, afirmou a estudante.

[V Seminário Agroflorestal - V Mostra CIC Crédito: Rodrigo W. Blum

A coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, Regina Espinosa, falou sobre a parceria da Unisinos e o CEEPRO. “A parceria consiste em uma troca, utilizamos a escola para aulas práticas voltadas a fruticultura, zootecnia, olericultura, medicinais máquinas e motores agrícolas. Em troca, eles podem utilizar nossa estrutura como laboratórios, auditórios, apoio para pesquisa e até mesmo recursos que usamos para melhorar a estrutura deles, o que é positivo para ambos”, explicou a coordenadora.

Confira mais imagens do evento:

V Seminário Agroflorestal - V Mostra CIC