Unisinos lança pesquisa direcionada aos profissionais da linha de frente no combate à pandemia

Ação visa gerar dados sobre saúde mental no contexto da pandemia e criar ações de cuidado

Crédito: Getty

A Unisinos, através de uma parceria com Prefeitura de São Leopoldo, lançou uma pesquisa relacionada à saúde mental de quem atua na linha de frente no combate a pandemia de Covid-19. O estudo visa avaliar as condições de saúde e psicológica dos servidores.

A professora da Escola de Saúde e coordenadora da pesquisa, Fernanda Serralta, conta que a pesquisa surgiu da aproximação da Prefeitura com o grupo de profissionais da Unisinos que integram o comitê que, durante a pandemia, atende as demandas da comunidade. “A professora da Escola de Gestão e Negócios, Ana Karina Fredel, foi quem levou ao nosso PPG a demanda de que se pudesse planejar alguma forma de colaborar com os esforços que todos, e em especial, os servidores da saúde que estão na linha de frente”.

Fernanda explica que o principal motivo da pesquisa é cuidar do cuidador. “O objetivo é mapear as condições de saúde psicológica atual dos servidores para subsidiar o desenvolvimento de um plano integrado de intervenções baseadas em evidências cientificas para promover ou reabilitar a saúde mental dessa população”.

Os indivíduos mais vulneráveis serão acolhidos em Primeiros Cuidados Psicológicos pela equipe de psicólogos do PPG e, quando necessário, orientados e encaminhados para os serviços de saúde mental. “Com base nos dados levantados, pretende-se subsidiar ações institucionais de promoção e cuidado à saúde mental destes trabalhadores”, completa a professora.

A Unisinos realizou um projeto semelhante em 2020, com foco na saúde mental dos funcionários. “O projeto com a prefeitura, assim como aconteceu com o realizado na Unisinos, prevê múltiplas coletas ao longo do tempo. A primeira foi até novembro, agora, com o agravamento da pandemia, estamos fazendo um segundo levantamento”, afirma a coordenadora.

Além de Fernanda, também participam da pesquisa os professores Janine Monteiro, Murilo Zibetti, Priscila Renck e Tagma Donelli. Profissionais da saúde podem contribuir com pesquisa respondendo o formulário aqui.