O processo eleitoral 2020 e a Unisinos

Crédito: Getty Images

Em vista do período pré-eleitoral dos municípios e considerando o cenário de pandemia da Covid-19, a Unisinos vem adotando as práticas e orientações a seguir descritas.

A Reitoria orientou os integrantes da alta administração a declinarem de convites para participação, em nome da Unisinos, em qualquer atividade de campanha política.

A Unisinos quer gerar informação fidedigna e reflexão, respaldada por questões propostas pela própria comunidade acadêmica, e zela pela igualdade de acesso a todos os candidatos a Prefeito de alguns municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (a serem definidos) que queiram dialogar e apresentar suas propostas à comunidade acadêmica.

Nesse sentido, numa parceria entre Comunicação e Marketing Institucional, Agência Experimental de Comunicação da Unisinos (Agexcom) e os cursos de Ciências Sociais e Jornalismo, serão gerados conteúdos relativos ao processo eleitoral, prezando pela transparência, credibilidade e confiabilidade dos materiais. A Beta Redação, que integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo em laboratórios práticos, produzirá, no editorial de Política, a cobertura jornalística das eleições, atuando em conformidade com a legislação eleitoral.

Em suas interações com candidatos a cargos eletivos, a instituição terá oportunidade de apresentar seu projeto de Universidade e de expressar sua comunhão com os fundamentos e objetivos da república brasileira: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político, a construção de uma sociedade justa, livre e solidária, o desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização, a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

No âmbito do debate das questões dos municípios, a Unisinos reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional com responsabilidade socioambiental, por meio do ensino, pesquisa, extensão, ação social e inflexão tecnológica, que contribuem para transformar as pessoas e a sociedade pela geração e difusão de conhecimento, de novas oportunidades de trabalho e de melhoria na qualidade de vida. Fortalecida em seu ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a Unisinos explora as fronteiras da tecnociência para construir o amanhã da sociedade.

Assim agindo, a Universidade, para além de professar seus valores de transparência, neutralidade e respeito à democracia representativa, espera contribuir para a qualificação das relações entre as organizações e a classe política.