Estudantes da Especialização em Arquitetura Comercial criam projeto para loja no Park Shopping Canoas

Foi desenvolvido o projeto arquitetônico, projeto de mobiliário e a identidade visual da loja

Crédito: Divulgação

Estudantes das disciplinas de Comércio e consumo, Design gráfico, Design de mobiliário e Projeto de Arquitetura Comercial I, da Especialização em Arquitetura Comercial, trabalharam na criação de um projeto para o varejo. Trata-se de uma proposta para loja de vestuário infantil, considerando os requisitos reais para ser implantada no Park Shopping Canoas.

As coordenadoras do curso de especialização, Michele Morales e Alessandra Teribele, contam que foi desenvolvido o projeto arquitetônico, de mobiliário e a identidade visual da loja. “Além destes projetos, os alunos realizaram uma pesquisa de perfil do consumidor, que precedeu a etapa de desenvolvimento dos projetos”, explicam.

A coordenação afirma que os projetos podem ser aplicados e executados em escala real, visto que foram seguidos todos os condicionantes estabelecidos pelo local do empreendimento. Todo o material técnico e documentação usualmente fornecidos a um novo lojista, foi cedido às alunas pelo setor de aprovação de projetos e fiscalização das obras do local. “A coordenadora de projetos do Park Shopping realizou uma palestra em disciplina do curso, passando orientações iniciais dadas aos novos lojistas e arquitetos”, completam.

Para a dupla de estudantes do curso Christina Matiello e Juliana Deconto, foi um bom começo para essa especialização que, com certeza, contribuirá ainda mais para o crescimento profissional das arquitetas que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos por meio da especialização na Unisinos “O desenvolvimento do projeto envolveu soluções de layout, desenvolvimento de mobiliário, estudo de vitrines e exposição de produto etc. Buscamos inspiração na escola de arte alemã Bauhaus, revisitando a herança modernista e atualizando o conceito para atingir corretamente o nosso público alvo”, explica Christina.

Crédito: Divulgação

“Esse trabalho foi muito importante para a nossa vida acadêmica e profissional, pois, através dele pudemos entender o que é necessário para iniciar projetos comerciais em shopping centers. Todas as normas de projeto e obra, custos de operação e desenvolvimento, bem como adaptação em caso de interferências – que vão desde descobertas inesperadas na hora da conferência de medida até a mudança de layout para atender normas locais de segurança e acessibilidade”, completa Juliana.

Veja o resultado dessa atividade nos vídeos a seguir.