Equipe atendida pelo PAAS é destaque em Campeonato Nacional

ALECA foi a 4ª colocada no Brasileiro de Canoagem

Crédito: Matheus N. Vargas

De 29/8 a 1/9, a Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (ALECA), umas das atendidas pelo Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), participou do Campeonato Brasileiro de Canoagem, que ocorreu em Brasília. No total, foram 40 equipes participantes e a ALECA foi a 4ª melhor colocada.

A Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem contou com 24 atletas, entre eles, Rauany Oliveira, de 14 anos. A atleta está na equipe há quatro anos e, segundo ela, considera o grupo como uma segunda família. Todos os competidores da ALECA foram no mesmo voo. “A gente se divertiu muito”, afirmou.

A estagiária do curso de Psicologia do PAAS, Andreza Santelmo exaltou a relação que construiu com as crianças e adolescentes. “Ter esse contato com os atletas conta muito no nosso processo de aprendizagem. É um grupo bem diferenciado, pois não é terapêutico e sim mais voltado ao esporte, uma coisa que é pouco vista na graduação”, explicou.

Já o estagiário em Nutrição, Wiliam Jacobsen, comentou sobre a evolução que ele está tendo realizando esse trabalho. “Os atendimentos que nós damos a eles, de certa forma, contribuem para os resultados, isso nos anima e nos torna melhores profissionais”, comentou.

De todas as 40 equipes que participaram do campeonato nacional, a ALECA foi a única que não tinha vínculo com algum clube e isso não foi empecilho para garantirem uma boa apresentação. A coordenadora da equipe, Daniela Maioli, exaltou esse feito. “É uma vitória, pois mesmo sendo um projeto social, sem os requisitos mínimos para uma equipe de rendimento, a gente está conseguindo se manter entre as melhores equipes do pais! ”, exclamou a coordenadora.

Para o próximo ano, Rauany espera diminuir mais seu tempo. “O foco é sempre diminuir o tempo, não por ganhar pontos, mas para a nossa alegria. A gente pensa: caramba! Baixei meu tempo. Os outros não vão dar bola, mas a gente, que é atleta e que vive isso, sente uma alegria imensa quando isso acontece”, destacou.

Crédito: Adil Lima

Sobre o PAAS

O PAAS é o Serviço-Escola Interdisciplinar da Unisinos e atua, desde 1996, prestando serviços na área da saúde para a comunidade do Vale dos Sinos. A iniciativa é também um espaço para aprendizado e prática acadêmica dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

Os objetivos do programas são: promover qualidade de vida através de práticas em saúde; desenvolver práticas interdisciplinares em saúde; oferecer atendimento ambulatorial à comunidade; estabelecer parcerias com programas de pós-graduação e demais projetos de Ação Social da Universidade e promover parcerias com a rede de saúde, educação, e assistência social de São Leopoldo, com o intuito de construir de intervenção junto à comunidade.

Para saber mais sobre o PAAS, clique aqui.