Cursos da Unisinos se destacam em avaliação de Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Graduação em Engenharia de Controle e Automação foi avaliada como a melhor do Brasil entre as universidades e Engenharia de Alimentos ficou com o primeiro lugar geral do RS

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta quarta-feira, 09/12, foi divulgada a avaliação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referente ao ano de 2019. O relatório, que traz a nota conquistada pelas graduações no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), combina o desempenho dos estudantes no ENADE e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), levando em consideração corpo docente e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo.

A Unisinos teve 20 cursos avaliados. E 85% atingiram as notas 4 e 5, conceito máximo concedido pelo CPC. A nota 5 foi conquistada pelos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação e Farmácia de São Leopoldo.

A graduação em Engenharia de Controle e Automação foi avaliada como a melhor do Brasil entre as universidades. “Este resultado representa a concretização de um esforço institucional em dar condições para que a coordenação e professores tenham o melhor ambiente para desenvolver seu trabalho. Com isso conseguimos contar com o engajamento dos alunos que veem seu esforço em estudar e fazer a diferença serem materializados em momentos de reconhecimento como este”, destacou o coordenador do curso, Rodrigo Marques de Figueiredo.

Engenharia de Alimentos conquistou a primeira posição de melhor do RS e a segunda posição nacional no ranking geral de todas as instituições. “Este conceito representa a excelência acadêmica continuada da Engenharia de Alimentos da Unisinos. Nosso curso é Penta! Desde 2008 liderando no ranking nacional das avaliações do MEC. Resultado de um trabalho conjunto de alunos, egressos, docentes e de toda a nossa universidade”, ressalta a coordenadora do curso, Janice da Silva.

O curso de Farmácia também ficou com o segundo lugar geral do Brasil. “O conceito é resultado da avaliação de desempenho dos nossos estudantes, da infraestrutura dos laboratórios do curso, do nosso qualificado corpo docente e dos recursos didático-pedagógicos. A obtenção deste conceito máximo para o curso de Farmácia da Unisinos nos deixa extremamente felizes e representa excelência na formação dos nossos alunos”, afirma a coordenadora do curso, Ana Rita Breier.

Outras 14 graduações atingiram a nota 4, são elas: Enfermagem, Engenharia Química, Gestão Ambiental, Fisioterapia, Biomedicina, Nutrição, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental em São Leopoldo; e Enfermagem, Engenharia de Produção e Nutrição em Porto Alegre. O curso de Engenharia Química é também o melhor entre as instituições privadas do RS.

Os resultados demonstram que a Unisinos trabalha constantemente pensando no melhor ensino para os seus alunos, impulsionando o objetivo de construção contínua de conhecimento e reforçando o seu compromisso com a formação de cada estudante.