Aniversário da Unisinos

Universidade completa 46 anos

Nesta sexta-feira, 31 de julho, dia de Santo Inácio de Loyola, a Unisinos completa 46 anos como universidade, mas a tradição dos Jesuítas na área da educação vem de longe. Desde 1869, a Companhia de Jesus se estabeleceu no Rio Grande do Sul fazendo história na construção do conhecimento. A Unisinos, ao longo de sua trajetória, já formou cerca de 76 mil alunos em seus cursos de graduação.

A celebração

Para comemorar mais este ano da instituição, foi realizada uma celebração em Ação de Graças pelo dia de Santo Inácio de Loyola e pelo 46º Aniversário da universidade. Durante a missa, o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, ressaltou o legado espiritual deixado por Santo Inácio de Loyola. “Santo Inácio nos diz para buscarmos encontrar Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus. Vamos procurar sempre encontrar Deus em nossa comunidade.”

O reitor falou ainda que o ano de 2015 deixará um belo legado com a construção de um projeto universitário, que busca amar e servir. “Discernir é um jogo de luzes e sombras, de tentar entender os caminhos que se abrem a nossa frente”, afirmou. Dentro dessa perspectiva, a Unisinos fortalece sua opção por trabalhar com pesquisa, projetos sociais e internacionalização, para a melhoria da sociedade.

Apagando as velinhas

Durante a tarde, a Unisinos ofereceu um bolo, com direito a parabéns e velinhas, aos professores, funcionários e alunos, que passavam pela Galeria Cultural da Biblioteca. A confraternização iniciou às 16h.

“São 46 anos de universidade e mais de 100 anos de tradição na educação superior. Temos uma história muito bonita, nos consolidamos neste local, fiéis a nossas raízes, e nos expandimos para Porto Alegre. A Unisinos tem a vocação de formar líderes globais nesse mundo novo que está surgindo”, enfatizou padre Marcelo.

Em seguida à fala do reitor, foram servidos três tipos de bolo, sendo um deles receita exclusiva do Nutrifor – Instituto Tecnológico de Alimentos para Saúde. A mistura, feita a partir do azeite de oliva, pó de folhas da oliveira e frutas vermelhas, tem poder anti-oxidante. O preparo foi desenvolvido pelo mestre em Nutrição e Alimentos pela Unisinos Gilvan Bertinati. “O bolo foi criado como uma receita especial para a data de hoje, por isso foi desenvolvido com ingredientes e produtos usados no Nutrifor”, explicou Gilvan.

Balanço Social 2014

A data também marcou a lançamento de mais uma edição do Balanço Social da Unisinos. A publicação, que é anual, traz o trabalho realizado pela universidade com foco na Responsabilidade Social Universitária (RSU). Os textos abordam um pouco das atividades desenvolvidas nos 20 projetos sociais mantidos pela instituição. As imagens retratam a história de pessoas que fazem parte dessas iniciativas.

O eixo que embasa a última edição da revista é a superação da pobreza, uma das grandes preocupações da universidade. A capa apresenta o Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade (PASEC), que tem como metas contribuir para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, incentivar a educação alimentar, difundir técnicas para a produção de alimentos orgânicos e propiciar o diálogo.

“O balanço social é uma prestação de contas da universidade para a comunidade universitária e a sociedade, e mostra a missão de inclusão que a Unisinos realiza através de seus projetos sociais”, destacou o gerente de Ação Social, Nestor Pilz.

Confira mais fotos do evento no Flickr.

No dia do aniversário da Unisinos, o reitor recebeu uma homenagem especial, inspirada por nossos alunos que, em 2006, criaram a Pato Novela.