Novos empreendimentos no Tecnosinos

Unitec 2 e Partec Green fazem parte da estratégia de expansão do Parque

Nesta quinta-feira, 12 de novembro, foi inaugurado o espaço da Unitec 2 junto ao Parque Tecnológico – Tecnosinos, em São Leopoldo. Na ocasião, também ocorreu o descerramento da placa que simboliza a pedra fundamental do Partec Green, prédio ecofriendly construído pela H.Lar em parceria com a Partec – Integração e Tecnologia para Informática Ltda (empresa do Grupo SKA). A cerimônia contou com a presença de autoridades dos poderes públicos estadual e municipal – incluindo o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori –, empresários e representantes da comunidade acadêmica.

A Unitec 2 (Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos) segue o modelo de governança em tríplice hélice do Tecnosinos, ou seja, é formada pela parceria entre universidade, poder público (Prefeitura de São Leopoldo) e empresas (representadas pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo – ACIS/SL e pela Associação do Polo de Informática).

O prédio vem para expandir a capacidade incubadora do Parque, com vistas à qualificação da economia do estado. “Estamos convictos de que o projeto irá aumentar a possibilidade de articulação do empreendedorismo e da inovação no Rio Grande do Sul”, afirmou o gerente da Unitec, Carlos Eduardo Aranha.

A construção tem 37 módulos empresariais, auditório, salas de reuniões, de pré-incubação e de capacitações, além das áreas de apoio. Até o momento, oito empresas já foram selecionadas para integrar o quadro de incubadas: High Level Software, Menvia, Serf Drytec, Sistema Opti, Taggen, Vital, XBW e Revo Foot.

No momento em que celebra o lançamento da Unitec 2, o Tecnosinos também anuncia a inauguração de mais um empreendimento, já em fase de construção. O Partec Green receberá a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), mesmo reconhecimento já conquistado pela SAP. O certificado é concedido pela organização não-governamental Green Building Council, que visa fomentar a indústria de construção sustentável no país.

O Partec Green será o primeiro prédio totalmente comercial do Grupo Herval, que atua nos setores de indústria, varejo, atacado e de serviços. Composto por uma torre com capacidade máxima de 99 salas, o prédio tem entrega prevista para 2017.

Rio Grande que dá certo

Na cerimônia de inauguração, o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, destacou a importância de fomentar laços de complementaridade entre as faces do Brasil: “Com o conjunto de excelentes universidades que temos, esta é a chance de articular pesquisa, inovação e tecnologia para marcarmos uma nova organização econômica e cultural, guiada pelo direito à felicidade e à honestidade”.

De acordo com o reitor, a união de esforços é fundamental para que o Rio Grande do Sul continue a ter papel de protagonismo em relação ao país. “Não podemos esquecer que a tecnologia abre portas, mas quem faz a diferença são as pessoas”, concluiu.

Na sequência, o governador José Ivo Sartori pontuou: “Chegar aqui é dar continuidade a um processo que o estado sempre teve de forma presente. A Unitec 2 é exemplo do Rio Grande que dá certo, é afirmativa e permite o avanço de novas tecnologias para que possamos seguir adiante”.

Sartori também falou sobre o papel das universidades de disseminar o conhecimento e difundir, de forma estratégica, “sementes de desenvolvimento”, sobretudo àqueles que têm dificuldade de acesso ao ensino: “É preciso renovar, não apenas para fazer diferente, mas para fazer para quem mais precisa”.

Estratégia para o futuro

“Este é um passo importante para toda a equipe envolvida”, destacou Susana Kakuta, que esteve à frente dos projetos Unitec 2 e Partec Green, enquanto CEO do Tecnosinos, e hoje atua como diretora-presidente do Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento/RS. “Será um espaço para empreendedores dispostos a assumir o risco de fazer o futuro acontecer.”

Para o presidente da Associação do Polo de Informática, Oldemar Brahm, a expansão indica que todos os esforços das instituições envolvidas foram bem sucedidos. O presidente da ACIS/SL, Siegfried Koelln, acredita que as novidades contribuem para a inclusão social pela tecnologia: “Sempre andamos rumo ao progresso. Independentemente de cores partidárias, mantemos a parceria para mudar a matriz econômica do estado e colocar o Rio Grande do Sul como referência no mapa-mundi”.