Tudo o que acontece na Unisinos em um só lugar

Comunicação Institucional

[NOTÍCIAS UNISINOS]

Tudo começou em 2001, quando o Jornal da Unisinos era impresso e distribuído pelo campus. Desde então, muitas coisas mudaram, para acompanhar os avanços tecnológicos e preocupado com a sustentabilidade ambiental, o jornal deixou de impresso e virou um site de notícias em 2003. Conhecido como JU Online, o espaço foi o canal de comunicação entre a universidade e seus alunos durante muitos anos. Hoje, o Unisinos Notícias assume este papel, de ser ponte entre a comunidade acadêmica e os fatos institucionais importantes na vida dos estudantes. De cara nova, o site de notícias da universidade vai integrar todos os veículos de comunicação da Unisinos, sendo a fonte oficial da vida no campus

Veja todas as notícias

TV Unisinos

[TV UNISINOS]

Televisão comunitária, educativa universitária de interesse público e caráter privado. Desde 1999, a TV Unisinos promove a cidadania e o desenvolvimento regional. São mais de três horas diárias de programação educativa divididas entre a produção dos alunos dos cursos de Comunicação Social, produções educativas de parceiros da FUNPeT (Fundação Padre Urbano Thiesen), e produções da própria TV Unisinos. Com sede em São Leopoldo, seu sinal chega a 18 municípios no Vale dos Sinos através do Canal 52 UHF e as cidades de Novo Hamburgo e Porto Alegre através do Canal 87 da NET - o que representa um potencial de 1,5 milhões de telespectadores. Desde 2002 a TV Unisinos é parceira do Canal Futura retransmitindo a programação da emissora da Fundação Roberto Marinho e contribuindo com reportagens e programas locais para a grade nacional da emissora.

Rádio Unisinos FM 103.3

[RÁDIO UNISINOS]

Emissora com concessão de caráter educativo, que entrou no ar em novembro de 1995. Desde o início, busca a pluralidade musical e cultural e a diversidade informativa focada no público jovem. Assim, a programação musical procura ser uma indicadora de novas tendências sem esquecer de nomes já clássicos da música popular, abrangendo todos os estilos e gêneros musicais com ênfase na divulgação da chamada produção alternativa contemporânea, tanto da música brasileira quanto de outros países.O conteúdo editorial apresenta entrevistas e noticiários focados nas problemáticas sociais e ambientais. A emissora também é veículo para a divulgação das mais variadas manifestações culturais do Vale do Sinos e da Região Metropolitana em geral. A Unisinos FM 103.3 é ainda laboratório paraalunos de Jornalismo com programas semanais abertos a experimentações.

Balanço Social

Produzir conhecimento, formar profissionais, construir saber. Essas são as diretrizes que movem o ensino universitário. No entanto, mais do que preparar os estudantes para o mercado de trabalho, a Unisinos busca desenvolver as questões humanistas e o espírito crítico. Assim, a universidade trabalha para formar pessoas socialmente responsáveis e intelectualmente capacitadas. 

O período em que os alunos permanecem na universidade é um momento de solidificação de valores, por isso as questões de Responsabilidade Social Universitária (RSU) perpassam todas as atividades desenvolvidas pela Unisinos. Tendo como foco a educação das relações étnico-raciais, o cuidado ambiental e a superação da pobreza, a instituição desenvolve vinte projetos sociais, que atendem pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social em toda a região do Vale dos Sinos.

Desde 1998, o Balanço Social é o documento de divulgação das somas de condutas responsáveis da Unisinos em relação aos seus públicos interessados. Nele, constam as políticas de relacionamento da universidade, revelando sua conduta ética e responsável. Os serviços prestados estendem-se às áreas de educação, saúde e cultura, entre outras. Os projetos atendem crianças, adolescentes e idosos, cada um direcionado a um público diferente. Acesse o nosso Balanço Social e conheça cada uma destas iniciativas que promovem cidadania e inclusão social. Nesta edição, conheça algumas das pessoas que são protagonistas dessas ações.

Leia o Balanço Social

Saiba Mais