Unisinos recebe Prêmio ICE 2016

Aluno e professor trabalharam juntos em uma pesquisa sobre finanças sociais e negócios de impacto

Crédito: Acervo pessoal

Na última quinta-feira, 06 de abril, o aluno Rovian Dill Zuquetto, juntamente com o seu orientador, o professor Jorge Verschoore, receberam o Prêmio ICE 2016 de Finanças Sociais e Negócios de Impacto. O estudo realizado por Rovian durante o curso de Mestrado em Administração, partiu de uma trajetória de pesquisa em redes e financiamento coletivo do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos.

O trabalho de título “Redes sociais e o sucesso dos projetos de crowdfunding: um estudo quantitativo de redes egocentradas no Brasil” avaliou a relação entre as redes sociais de quem teve êxito nos negócios e de quem não teve.

“Antes de chegar ao tema da minha dissertação, estudei diversos outros assuntos, coletei dados, tentei, errei e acertei. Meu orientador me auxiliou a moldar minhas ideias em um objetivo mais palpável, e partir daí, comecei a tentar compreender como as redes sociais dos empreendedores de projetos de crowdfunding influenciam o sucesso dos projetos”, explica Rovian.

Segundo Rovian, o financiamento coletivo, ou crowdfunding, é um fenômeno crescente. Por isso é preciso compreender como os diversos fatores que cercam este contexto afetam os projetos e quais características estruturais da rede social dos empreendedores podem interferir no sucesso dos negócios.

Crédito: Acervo pessoal

O estudante destaca que durante a apresentação dos outros trabalhos, percebeu que existem excelentes profissionais muito envolvidos em ajudar o próximo a obter sucesso. “O prêmio significou a possibilidade de aprender o que é ter um propósito maior. Espero que minha dissertação possa contribuir auxiliando empresas e empresários a conquistarem o sucesso em seus projetos de crowdfunding ou em outras áreas”, afirma.

Para Rovian, mais importante que os resultados encontrados é a lição de que precisamos uns dos outros para termos sucesso profissional e pessoal. “Este prêmio é o reconhecimento do meu trabalho, mas também do trabalho de diversas pessoas que tem como objetivo criar um mundo melhor para todos”, encerra.

“Este é um trabalho com impacto social, rigor acadêmico, aspecto científico e resultados relevantes para a área”, explica o professor, ao falar dos critérios que levaram a dissertação de Rovian a receber o prêmio

Crédito: Acervo pessoal

Segundo Jorge, são poucos os prêmios dentro da área da Administração e o ICE, que iniciou em 2014 e tem reconhecimento nacional, é uma importante referência. “O prêmio é para alunos e professores, e conta com a participação de mais de 50 universidades brasileiras. É a primeira vez que a Unisinos é premiada”, afirma. O docente finaliza sua fala destacando que um dos diferenciais do ICE é que o prêmio em dinheiro, que o aluno recebe, deve ser aplicado no desenvolvimento pessoal e na carreira do estudante.