Unisinos nas rotas do ensino internacional

Professores do Programa de Pós-Graduação em Administração participam de atividades na Europa e nos EUA

Crédito: Divulgação

O final de 2019 foi marcado pela presença de professores do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos em eventos internacionais. A agenda marca a proposta de internacionalização da Universidade que visa promover o intercâmbio docente e discente, além de estimular pesquisas conjuntas entre a Unisinos e as melhores universidades do Globo.

O professor de Relações Interorganizacionais e Governança de Redes, Douglas Wegner, participou da Annual Conference of Independent Retail Europe (Stockholm). O evento reúne representantes das mais importantes redes de pequenas e médias empresas da Europa, que operam na Alemanha, França, Espanha, Noruega, Finlândia, Suécia, Itália e leste europeu. Além disso, participam da conferência os gestores de entidades como German SME Business Groups (Alemanha) e Anceco (Espanha). Na ocasião, foram discutidas as tendências e desafios para o varejo independente, com ênfase para a relevância de estratégias de sustentabilidade e de transformação digital.

Parcerias internacionais

A parceria na redação de artigos entre o professor Douglas Wegner, da Unisinos, e a professora Lara Agostini, da Univesidade de Padova, abriu portas para a expansão internacional do projeto Making Network Governance Work, que conta com a participação de mais de 10 pesquisadores de todo Brasil e dois pesquisadores italianos. Durante a visita à Univesidade de Padova, foi elaborada uma proposta de um convênio que facilita a realização de doutorado sanduíche entre alunos do PPG em Administração da Unisinos e estudantes da universidade italiana.

Douglas também participou de uma reunião de trabalho na Antwerp Management School, na Bélgica, com o professor Sascha Albers e a gestora dos cursos de pós-graduação Ilse Daelman. O encontro teve como objetivo aproximar as duas instituições e identificar oportunidades de colaboração. Para 2020, foram definidas ações de intercâmbio de alunos e atividades conjuntas de pesquisa, a partir de interesses comuns de pesquisadores da universidade belga e do PPG em Administração da Unisinos.

Outras iniciativas

Na Itália, o professor Wagner Ladeira, foi convidado, pela Universidade degli Studi di Firenze(Unifi) para conhecer o laboratório VirtHuLab. O convite é fruto de uma colaboração do professor com pesquisadores italianos e do intercâmbio de estudantes. Além de participar de debates acadêmicos, Wagner fez uma apresentação sobre “Information acquisition behavior: reflections on eye-tracking application” que teve como público estudantes e docentes.

Nos Estados Unidos, o professor de Negócios Internacionais, Ivan Lapuente Garrido, esteve na Florida International University (FIU), que tem o Departamento de Gestão e Negócios presente na lista dos três melhores, segundo ranking de universidades americanas. Na pauta, foi debatido o fortalecimento da relação já existente entre a universidade americana e a Unisinos. Ficou definido para 2020, entre outras ações, a visita de professores americanos à Instituição e pesquisas sobre internacionalização de empresas a partir de ecossistemas de inovação e projetos de publicação conjunta.

Essa articulação promoveu também uma aproximação com a Law School da FIU, com o objetivo de viabilizar o intercâmbio de alunos do Mestrado Profissional em Direito, do qual o professor Ivan também é colaborador. Essa missão contou com o apoio do Programa Institucional de Internacionalização da Capes – PRINT.