I Workshop PrInt

Evento apresentou os resultados do primeiro ano do programa

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na última quinta-feira, 12/12, aconteceu o I Workshop de Apresentação de Resultados do PrInt – Programa Institucional de Internacionalização, no Auditório Bruno Hammes, Campus São Leopoldo. O evento teve como objetivo compartilhar com a comunidade acadêmica os resultados do primeiro ano do programa e também resolver dúvidas sobre o seu funcionamento.

Durante a abertura, a diretora da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch, enfatizou o caráter institucional e interdisciplinar do programa. “O grande desafio na construção desse projeto foi associar projetos e PPGs. Precisamos sair das áreas e mesclá-las, superar a visão individual e pensar nos temas prioritários da Unisinos, para alcançar o patamar de universidade de classe mundial”, afirmou.

Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Design, Leandro Tonetto, que passou seis meses no Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos, o sucesso da experiência está em ter disponibilidade. “Criar a rotina de participar das atividades nos laboratórios, ao invés de focar somente no meu projeto, foi essencial. Meu pós-doc terminou em novembro, mas fui convidado a continuar em um projeto com vínculo institucional até 2024″, contou o pesquisador.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos é uma das 36 instituições de ensino e pesquisa selecionadas para a primeira edição do PrInt, que será desenvolvido até 2023. O programa prevê bolsas para doutorandos e professores realizarem atividades no exterior, além de trazer pesquisadores visitantes para atividades em universidades brasileiras.