Alunos recolhem doações para auxiliar cooperativas

Diretórios Acadêmicos organizam cestas básicas para entregar a trabalhadores de coletas de resíduos recicláveis de São Leopoldo

Crédito: Divulgação

Com a chegada da Covid-19 no Rio Grande do Sul, inúmeras atividades profissionais foram afetadas, inclusive os trabalhadores das coletas de resíduos recicláveis. As cooperativas da cidade de São Leopoldo, que já estavam com seus salários atrasados antes mesmo da pandemia, sentiram a ampliação das dificuldades da atividade como consequência do fechamento do comércio, pois a comercialização de materiais segregados reduziu muito. Observando essa situação, o Diretório Acadêmico da Engenharia Ambiental da Unisinos (DAEAmb), junto à coordenação do curso, realizou uma campanha de arrecadação de recursos para compra de cestas básicas para cada pessoa vinculada às cooperativas.

De acordo com a coordenadora do curso, Amanda Gonçalves Kieling, o resultado das ações foram bem positivas, tanto para os alunos que se envolveram com as ações quanto para os trabalhadores das cooperativas, que ficaram muito felizes em receber esse acolhimento. “Estamos levando para eles as doações de alimentos, mas isso é também uma doação de afeto o fato de tu ir lá, dedicar um tempo do teu dia, entregar o alimento, conversar, perguntar como estão as coisas”, conta a professora, que foi junto com os alunos até as cooperativas para a entrega das arrecadações.

Crédito: Divulgação

Participam das entregas das doações a coordenadora do curso, um professor convidado e um aluno. Amanda conta que já pensa em possíveis projetos para o futuro, com novas turmas: “A gente acredita no trabalho deles. E é por isso que já estamos pensando em outras possibilidades de realizar doações”, adianta a professora. Até o momento, foram feitas duas ações online, nos meses de maio e junho. As instituições contempladas foram Nova Conquista, Mundo Mais Limpo e Vitória.

Para a presidenta do DAEAmb, Jenifer Lima da Silva, que está no 5º semestre, o serviço de reciclagem muitas vezes não é valorizado como deveria. “Enquanto engenheiros ambientais em formação, sabemos o quanto o serviço deles é importante”. Outro ponto que a estudante destaca é a importância de sair da universidade e olhar a comunidade em volta: “Estamos aprendendo dentro da academia e, de alguma maneira, ajudando com essas ações, colocando a prática para fora da academia”.

Crédito: Divulgação

A terceira e última ação do semestre está sendo realizada pelo DAEAmb em parceria com o Diretório Acadêmico das Relações Internacionais Angela Davis (DARI AD) e com o Centro Acadêmico Livre das Ciências Biológicas (CALBio). Juntos, lançaram mais uma arrecadação online de alimentos. Desta vez, os projetos sociais beneficiados serão a Associação Força Rosa, o Instituto Lenon Joel pela Paz e o projeto Posso Ajudar São Leopoldo. O intuito da união dos diretórios é a arrecadação de recursos por meio das doações no site APOIA.se. Tudo que for doado será divido entre as três instituições.

Essas realizações também fazem parte da Rede Solidária São Léo, que reúne diversas iniciativas que abrangem famílias em vulnerabilidade social no município. Se você quiser saber mais e auxiliar essas iniciativas, elas estão no Instagram e no Facebook. Para fazer uma doação no APOIA.se, clique aqui.