Semana do Meio Ambiente promove oficina de Coleta, Filtração e Aquecimento de água da chuva

Na última segunda, dia 3 de junho, a X Semana do Meio Ambiente realizou uma atividade de reaproveitamento da água da chuva

Crédito: Guilherme da Rosa Machado

Os alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Biologia, Gestão Ambiental e outras engenharias participaram de oficina para desenvolvimento de um sistema simplificado de coleta, filtração e aquecimento da água da chuva para uso residencial. O projeto incentivou alunos e professores a colocarem a mão na massa. Entre eles, o graduando Bruno Nunes, do curso de Engenharia Ambiental, foi responsável por ensinar aos demais a criar um sistema caseiro de aquecimento de água de baixo custo, sob supervisão do professor de Engenharia Civil Marcelo Caetano.

Para Bruno, poder compartilhar conhecimento sobre práticas em prol do meio ambiente para que jovens estudantes possam levá-las à comunidade é gratificante. Bruno comenta que a proposta era fazer um sistema de aquecimento de água simples, mas com o mesmo rendimento de um projeto mais sofisticado “A ideia é produzir algo de baixo custo que você pode fazer em casa com o pai, o irmão, a mãe de uma forma simples e barata”, diz ele.

De acordo com o professor Marcelo Caetano, os ambientes exigem projetos diferentes, de acordo com as suas condições e as finalidades de uso da água. “A água potável é uma água nobre que necessita de um tratamento cuidadoso. Mas existem vários usos que não necessitam de água potável, como regar um jardim”, exemplifica.

Segundo o Atlas Esgotos, elaborado pela Agência Nacional de Águas, apenas 43% da população brasileira possui esgoto sanitário tratado, sendo que 27% não possui coleta nem tratamento. “Cada chuva que eu retenho é uma contribuição para geração de menos esgoto e alagamentos, além de economizar água potável”, afirma o professor. Para ele, a oficina é uma ação pontual que faz diferença nesse panorama.

A Semana do Meio Ambiente da Unisinos está em sua décima edição e teve início no último sábado, dia 1 de junho. A organizadora do evento Amanda Kieling conta que a abertura iniciou com a ação TRASHTAG, próxima à Estação Unisinos. O evento reuniu tanto os alunos dos cursos de engenharia, como a própria comunidade. “Em uma hora de coleta, nós reunimos uma tonelada de resíduos, que foram encaminhados corretamente. Parte para a reciclagem e parte para o aterro sanitário”, conta a coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental da universidade.

Todas as oficinas da X Semana do Meio Ambiente estão com vagas esgotadas, mas os alunos interessados podem entrar em contato com a coordenação pelo e-mail amandag@unisinos.br para lista de espera. As atividades encerram no dia 7 de junho.

Crédito: Guilherme da Rosa Machado