Blog

Pausa - Design anti-ágil para transformações significativas

Pausa - Design anti-ágil para transformações significativas

Setembro 27, 2023

Pausa

design anti-ágil para transformações significativas

"Em um mundo onde a agilidade é quase um credo, desacelerar soa como heresia. Mas é na lentidão que fermentamos ideias e descobrimos territórios inexplorados de pensamento."

Em um mundo onde a agilidade é quase um credo, desacelerar soa como heresia. Mas é na lentidão que fermentamos ideias e descobrimos territórios inexplorados de pensamento. é na parada que podemos refletir e enxergar além. é na reflexão que podemos projetar, desenhar.

O design estratégico não teme o vagar; ele o celebra. É em baixas velocidades que discernimos nuances e tensões, e escutamos murmúrios abafados pela obviedade. Desacelerar permite que o espaço metaprojetual revele seus dilemas e oportunidades. Um processo que fricciona para reduzir o passo e compreender o todo.

Uma pausa.

Miles Davis, John Cage e Claude Debussy provam que momentos de pausa são tão importantes quanto os de pressão sonora. Sem pausa, embaralhamos sons e processos e perdemos o foco no discernimento do que se faz necessário para resolver problemas — e do que tem, de fato, mais significado.

Nestes 15 anos de atividade no campo do Design Estratégico, testamos diferentes processos, mas sempre com algo em comum: o momento de projetar é um momento de Pausa.

Nosso método busca isso: ativar o discernimento e a produção de sentido através de workshops projetuais, com diferentes atores e intérpretes de situações problema, combinando momentos de pausa e movimento, em um processo de ciclos de aprendizagem.

Introduzimos “Pausa” como uma metodologia, uma filosofia de ação e movimento. Pautada em conceitos como “conversational learning” (Alice Kolb), Design Estratégico (Francesco Zurlo) e a importância dos intérpretes (Roberto Verganti), a Pausa promove diálogos ricos e escutas atentas, abraçando diversas e profundas perspectivas.

Pausa é um método que nos ajuda a preparar o salto — como diria o músico e compositor Siba. É um espaço que nos leva a pensar antes de agir e de sermos mais assertivos a partir do discernimento coletivo. Um método de suspensão temporária do movimento intenso das organizações para exercitar um olhar crítico para o ecossistema do problema e projetar soluções mais sistêmicas e com novos significados.

Antes de agir, pausa.

AUTORIA:

Bruno Bittencourt
Bruno Bittencourt
Gustavo Borba
Gustavo Borba
Gabriel Tassinari
Gabriel Tassinari
Melissa Lesnovski
Melissa Lesnovski

Últimas postagens