A presente Dissertação de Mestrado é um estudo sobre os discursos acerca da qualidade nos cursos de Pedagogia avaliados com o selo 5 estrelas do Guia do Estudante no Rio Grande do Sul. O objetivo foi investigar de que modo a qualidade prevista no Guia engendra tais cursos e quais são os entendimentos de qualidade da formação docente desenvolvidos por eles. Problematizou-se o que o Guia tem proposto aos cursos através de sua avaliação e o modo como os cursos desenvolvem uma formação docente considerada qualificada nos cursos de Pedagogia. O conjunto de materiais analisados foi composto por um questionário respondido pelos coordenadores dos cursos 5 estrelas, por formulários enviados pelo Guia do Estudante aos coordenadores e pelo perfil do egresso desses mesmos cursos. A pesquisa tomou como ferramenta teórico-metodológica o conceito de práticas discursivas desenvolvido pelo filósofo Michel Foucault. Utilizou-se das teorizações sobre a formação docente, os estudos sobre a qualidade da formação docente e os estudos foucaultianos. Analiticamente aponta-se que o entendimento de qualidade que o Guia do Estudante movimenta é constituído a partir de uma racionalidade neoliberal e de uma ideia de performatividade que têm, na competição e no ranqueamento, estratégias centrais de produção do imperativo de qualidade. Aponta-se também que um curso de Pedagogia que desenvolve uma formação performática e que dá visibilidade à internacionalização, bem como, à ênfase na pesquisa, pode ser considerado, a partir das análises dos materiais, um curso 5 estrelas. A formação que os cursos desenvolvem também traz implicações para o modo de ser professor dos futuros pedagogos, de modo que características como desenvolver aprendizagens, atuar socialmente, articular conhecimentos teórico-práticos e ter a docência como base de sua atuação, são vistas como características de uma profissional que nomeio de “pedagoga 5 estrelas”. Não é possível negar a produtividade e a qualidade desses cursos de Pedagogia 5 estrelas, mas é importante ter clareza que os efeitos podem ser bem mais excludentes do que as promessas que o imperativo de qualidade acena a estes cursos.