Este trabalho apresenta uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) referente à formação continuada em Língua Portuguesa desenvolvido em 2013 nas escolas públicas de uma rede municipal localizada no sul do Brasil. O trabalho centrou-se nas práticas avaliativas de professoras alfabetizadoras de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, participantes desta formação. Como referenciais teóricos foram utilizados estudos e pesquisas dos seguintes autores: Emilia Ferreiro, Maria Teresa Esteban, Cipriano Luckesi, entre outros. Para desenvolver o exercício analítico, busquei entender como a formação continuada se desenvolveu sobre o tema da qualificação dos processos de avaliação das aprendizagens escolares no 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. A metodologia selecionada foi a análise de conteúdo, baseado em Laurence Bardin e Maria Laura Franco, desenvolvida a partir do escrutínio e tabulação dos cadernos de formação em Língua Portuguesa do 1º Ano do Ensino Fundamental, além de questionário e entrevista com professoras alfabetizadoras. A partir da análise de conteúdo e o trabalho de debruçar-se sobre os materiais foi possível extrair os seguintes sentidos: Avaliação e Inclusão; Avaliação diagnóstica e planejamento; Impacto do Pacto na prática docente. A partir dos resultados obtidos foi possível criar um projeto de intervenção com o título: Ressignificando o processo de avaliação das aprendizagens na alfabetização.