Este trabalho propõe-se a analisar parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que objetivou problematizar a relação entre gênero e currículo no âmbito da formação inicial de docentes. A pesquisa foi realizada em uma universidade da região sul do Brasil, no contexto dos cursos de graduação em Letras/Português e em Pedagogia, e está fundamentada nos Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, Estudos Curriculares e Estudos Foucaultianos. O corpus da pesquisa foi constituído a partir de uma análise documental e de um grupo focal com professoras universitárias. Concluiu-se que as formas como gênero atravessa e constitui a formação estão relacionadas com um pressuposto que organiza o currículo: a dicotomia teoria e prática. As análises evidenciaram que gênero seria um elemento supostamente silenciado pelo “currículo do papel”. Em contrapartida, é no âmbito do “currículo em movimento” que as professoras conseguem focalizar relações de gênero. Com isso, pode-se questionar essa polarização na formação inicial de docentes, pois ela pode contribuir para a produção e legitimação de generificações no currículo.

• Autor(a): DAL’IGNA, Maria Cláudia

• Co-autor(a): SCHERER, Renata Porcher e CRUZ, Éderson da