Unisinos

Politécnica

voltar

Vera Grieneisen

Doutora e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Formou-se como Diplom-Ingenieur Architektin na Universidade Técnica de Dresden na Alemanha, e buscava oportunidades de intercâmbio e estágio na França e Suíça. Antes de tomar a decisão de emigrar ao Brasil, trabalhou em diversos escritórios alemães, com equipes de diferentes tamanhos, desenvolvendo projetos desde a casa unifamiliar até prédios públicos, como o aumento da sede da ONU em Genebra.

Em 2006, já no Brasil, teve a oportunidade de colaborar na Superintendência do IPHAN em Porto Alegre como consultora técnica da UNESCO e conheceu o ramo da construção em construtoras da capital. Tomou a decisão de seguir a profissão como professora de Arquitetura para contribuir na formação de jovens profissionais que confiam em suas capacidades artísticas e técnico-construtivas e que não teimam assumir responsabilidade. Vera considera o diálogo com os estudantes de suma importância para que possam desenvolver sua postura como arquiteto/a e novos conceitos, buscando o melhor para o futuro das cidades, do bem-estar individual e coletivo.

Além da cultura urbana, procura a natureza para recarregar as baterias. Acha que, sozinha numa ilha, de todas as artes, a música lhe faria mais falta. Porém, afirma que curtiria tentar sobreviver.

Vera Grieneisen

Escolas onde leciona