Unisinos

Gestão e Negócios

voltar

Sofia Isabel Vizcarra Castillo

Com experiência internacional na análise de conflitos sociais junto ao Governo do Peru, Sofia Isabel Vizcarra Castillo é professora da Unisinos. A docente atua no curso de Relações Internacionais da Instituição, tendo vínculo estabelecido em 2020 com a Universidade.

Graduada em Estudos Iberoamericanos com um período sanduíche na Universidade Nacional de Brasília (revalidado como Relações Internacionais no Brasil), a professora possui Mestrado em Relações Internacionais com menção em Segurança Internacional no Institut d’études Politiques de Paris – Sciences Po, na França. Também possui Mestrado em Ciência Política e um Doutorado em Sociologia na PUC Peru (PUCP), com um período sanduíche na USP.

Em sua trajetória profissional, Sofia tem atuação como pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Relações Internacionais da UFRGS e, durante vários anos, como professora na Pós-Graduação em Ciência Política na PUCP. No Peru, também tem trabalhado no setor público como analista de conflitos sociais na Presidência do Conselho de Ministros e como analista do Observatório Peruano de Drogas. Além disso, tem atuado como coordenadora de métodos qualitativos no Departamento de Auditoria de Desempenho na Controladoria Geral da República do Peru e como assessora do Vice-Ministro de Ordem Interna no Ministério do Interior do Peru.

Ainda em suas vivências nas relações internacionais, Sofia já foi consultora do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, escritório de Ligação do Peru, e em projetos da União Europeia sobre combate ao Crime Organizado no Peru.

Nos momentos de lazer, a professora gosta de escutar música. Desde o seu o doutorado, Sofia tem redescoberto como passatempo fazer sobremesas caseiras e cozinhar receitas peruanas nos finais de semana. Em casa, ao lado do parceiro Andrés, tenta construir um lar multicultural integrando suas raízes peruanas com os costumes locais. Juntos, por exemplo, descobriram que a causa peruana (prato a base de batata) acompanha muito bem o churrasco gaúcho.

Sofia Isabel Vizcarra Castillo

Escolas onde leciona