Unisinos

Gestão e Negócios

voltar

Daniel Pedro Puffal

Comprometido em colaborar para o avanço da ciência na universidade, Daniel Pedro Puffal. atua como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios da Unisinos. Atualmente, coordena dois projetos de pesquisa internacionais e possui oito orientandos entre mestrandos e doutorandos.

Na Unisinos, durante 7 anos, Puffal trabalhou como Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação (UAPPG). Durante essa experiência, ele participou da implementação dos IITs, do Portal de Inovação, do Escritório de Projetos, entre outros projetos importantes para a Instituição.

Bacharel em Administração pela Unisinos, o professor é Mestre em Administração pela mesma universidade. Titulou-se Doutor em Administração na primeira turma de Doutorado em Administração da Unisinos, com período sanduíche na Universidade Friedrich Schiller em Jena, na Alemanha. Também fez duas especializações, a primeira em Marketing e Vendas na FEEVALE e outra em Gestão Escolar no SETREM, em Três de Maio.

Enquanto concluía o ensino fundamental no turno da noite, Puffal., aos 14 anos, iniciou a sua trajetória profissional num escritório de contabilidade. No ensino médio, cursou técnico em eletromecânica no Frederico Schmidt em São Leopoldo e paralelamente começou a trabalhar em empresas de projetos elétricos. Inclusive, participou da elaboração do projeto elétrico da segunda fase do prédio administrativo da Unisinos e também dos prédios do antigo Centro 2. Após a conclusão do curso técnico, fez alguns concursos públicos e foi trabalhar como técnico na CEEE, em Candiota. Posteriormente, trabalhou na Multinacional Westinghouse e na Copesul no Polo Petroquímico de Triunfo.

Puffal atuou ainda, em parceria com um colega do curso técnico, com uma empresa própria. Na oportunidade, eles realizavam projetos e a fabricação de máquinas para calçados. Esse negócio transformou-se em uma empresa de fabricação de componentes para calçados, que gerou mais duas outras empresas na área. No início dos anos 2000, com a crise calçadista no Brasil, resolveu fazer o mestrado e doutorado. A partir daí passou a trabalhar como professor e pesquisador com passagens pela Fundação Evangélica em Novo Hamburgo, no Senac em Porto Alegre, na Feevale e na Unisul em Santa Catarina. Até o dia em que surgiu a oportunidade de trabalhar na Unisinos.

Os momentos de lazer são em contato com o campo. Todos os finais de semana, o professor segue para um pequeno sítio em Lomba Grande. Nesta localidade, ele cultiva uma horta. Plantação de verduras, hortaliças, batatas, aipim e algumas árvores frutíferas fazem parte da lida. Nesse espaço, o professor destaca que está aprendendo a observar a natureza e o seu tempo.

Redes Sociais: LinkedIn

Daniel Pedro Puffal

Escolas onde leciona