Unisinos

Humanidades

voltar

Carlos Eduardo Santos Pinho

Carlos Eduardo Santos Pinho é professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Unisinos. Com experiência acadêmica no Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2019, ele ingressou através da aprovação em processo seletivo na docência da Unisinos.

Pinho possui dois pós-doutorados: pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED) e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGSP-UENF). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). É Doutor e Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ (antigo IUPERJ).

Pinho começou a trabalhar muito cedo, antes mesmo de completar 10 anos de idade. Atuou como atendente de restaurante, faxineiro, lavador de pratos, recepcionista, cobrador de vans, vendedor e office-boy. Tudo isso antes de ingressar, aos 20 anos, depois de três tentativas e muita resiliência, na sonhada UFRJ.

Em sua trajetória acadêmica, Pinho foi pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP/FGV) e do Programa de Estudos da Esfera Pública (PEEP), coordenado pela Professora Sonia Fleury, no âmbito da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV). Entre 2012 e 2018, ministrou disciplinas na graduação e na pós-graduação em instituições de excelência.

Trabalhou na UFRJ (Departamento de Ciência Política do IFCS e Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, do Instituto de Economia), UNIRIO (Escola de Ciência Política, do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas), PPGSP-UENF (Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), IESP/UERJ (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do instituto de Estudos Sociais e Políticos) e GCP-UFF (Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense).

Com base em sua experiência de vida e profissional, o professor aconselha aos jovens estudantes jamais desistirem dos seus sonhos e acredita que a educação e a formação qualificada são o caminho.

No tempo livre, Pinho pratica exercícios físicos como: musculação, Krav Magá e corrida. Os momentos de lazer também são preenchidos com música, com destaque para o rock de AC/DC, Iron Maiden, entre outros. Além disso, o professor gosta de assistir algumas séries dos anos 1990, como Jaspion, Jiraiya, Kamen Rider Black RX e Lion Man.

Carlos Eduardo Santos Pinho

Escolas onde leciona