DESIGN
Apresentação
O Curso de Mestrado em Design tem como propósito promover o desenvolvimento de competências para a realização de projetos de investigação científica em Design. Ao longo do mestrado o discente irá desenvolver atividades e práticas de pesquisa no campo de Design; produzir e disseminar o conhecimento em eventos e periódicos da área; conduzir projetos de investigação científica em Design, elaborar projetos de design em organizações diversas e praticar docência no âmbito acadêmico na área do Design.
Um significativo diferencial do Mestrado em Design é a dupla titulação internacional com o Politecnico di Milano (Italia). A dupla titulação concede ao aluno o título de Master of Science (Laurea Magistrale) na Italia, podendo optar pelo curso de Design de Produto Integrado ou Design de Sistemas de Moda; e Mestre em Design, no Brasil.
Regimento Interno:
Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação (PDF)
Este programa também está disponível como:
Confira também:
Coordenação do Curso
Guilherme Englert Corrêa Meyer
Doutor em Design pela PUC-Rio e Pós-Doutor em Design pela Georgia Tech. Atua em pesquisas relacionadas aos temas da Experimentação, Especulação, Crise do Antropoceno e Prototipagem
E-mail: gcmeyer@unisinos.br
Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 3904
Ver currículo Lattes
Secretaria do Curso
Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 3719
Email: ppgdesign@unisinos.br
Área de concentração: Design Estratégico
A área de concentração Design Estratégico se caracteriza por estudar as estratégias elaboradas pelo Design para orientar a ação projetual e, sobretudo, a ação organizacional em direção à inovação e à sustentabilidade. Essas estratégias são elaboradas pelo Design em um processo que envolve todo o seu ecossistema de atuação: o meio organizacional (escritórios de design, empresas e demais organizações), o mercado, a sociedade e o meio-ambiente. Aqui, o processo de design é considerado e desenvolvido no âmbito das multíplices relações instauradas na ação projetual: o enfoque desloca-se do processo de design em si para o conjunto de relações que esses ecossistemas entre si desenvolvem.
Linhas de Pesquisa
Contempla estudos que investigam contextos organizacionais e socioculturais, nos quais os designers situam seus processos criativos para habilitá-los e promovêlos.
Professores: Fabricio Farias Tarouco, Filipe Capelo Xavier da Costa, Ione Mariz Ghislene Bentz, Izabele Colusso.
Abarca estudos que propõem processos de projetação voltados à inovação organizacional, social e cultural.
Professores: Debora Barauna, Guilherme Englert Corrêa Meyer, Gustavo Daudt Fischer, Gustavo Severo de Borba, Maria Clara Jobst de Aquino
Projetos de pesquisa
Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:
Ver projetos de pesquisaMESTRADO ESTRUTURA CURRICULAR
O Mestrado em Design compreende um total de 30 (trinta) créditos, sendo 09 créditos em atividades acadêmicas obrigatórias, 15 créditos em atividades acadêmicas optativas e 6 créditos atribuídos à dissertação.
EMENTAS DO PROGRAMA
Atividades Acadêmicas Obrigatórias (09 créditos)
- Cultura de Projeto (3 créditos) - Design Estratégico (3 créditos) - Metaprojeto (3 créditos)
Atividades Acadêmicas Optativas (15 créditos)
- Experiência do Usuário (3 créditos) - Ecossistemas de Cocriação e Inovação (3 créditos) - Cultura e Estética Contemporânea (3 créditos) - Experimentação em Design Estratégico (3 créditos) - Processos de Significação e Comunicação (3 créditos) - Tópicos Especiais em Design (3 créditos) - Estudos Avançados em Design (3 créditos) - Métodos Qualitativos de Pesquisa (3 créditos)
Atividades de Pesquisa (até 3 créditos)
- Publicação de artigo em periódicos Qualis A, em coautoria com o professor orientador (3 créditos) - Publicação de artigo em periódicos Qualis B, em coautoria com o professor orientador (1 crédito) - Publicação de artigo em eventos qualificados da área de Design no Brasil (congressos, seminários, colóquios, simpósios) (1 crédito) - Publicação de artigo em eventos qualificados da área de Design fora do Brasil (congressos, seminários, colóquios, simpósios) (2 créditos) - Organização e realização de workshops ou cursos com carga horária superior a 30h na área de design em instituições reconhecidas pela área (1 crédito) - Participação em comitê organizador de Eventos científicos na área de Design (1 crédito)
Trabalho de Conclusão (06 créditos)
- Exame de Qualificação (3 créditos) - Defesa de Dissertação (3 créditos)
Proficiência
- Exame em Língua Estrangeira
Estágio de Docência
- Estágio de Docência (*2 créditos) *O Estágio de Docência não computa créditos acadêmicos.
PROCESSO SELETIVO
Inscrição Online
Período de inscrição:11/12/2023 a 04/03/2024.
Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.
Confira o edital para o processo seletivo (PDF)
No item III do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.
Saiba como converter arquivos em formato PDF
Seleção
Período: – De 07/03/2024 a 14/03/2024.
Divulgação dos Aprovados
Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)
Confira a lista definitiva dos selecionados (PDF)
Matrículas
As matrículas serão realizadas de 27/03/2024 a 05/04/2024.
Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).
A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.
Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)
Inscrição
A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 02/01 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.
Confira as disciplinas ofertadas em 2024/1 (pdf)
Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.
Valores
PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS
São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).
Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.
*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.
O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de 20 a 50% (vinte a cinquenta por cento) do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:
O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação - PROSUC concede Bolsas de Pós-graduação e Auxílios para o pagamento de Taxas escolares, para os melhores classificados nos processos seletivos de ingresso nos Programas de Pós-Graduação.
Mestrado Bolsa R$ 2.100 + Taxa Auxilio R$ 1.100
Doutorado Bolsa R$ 3.100 + Taxa Auxilio R$ 1.400
Veja o edital disponível para este processo de bolsa:
INVESTIMENTO
Valores referentes ao ano de 2024. Confira abaixo os valores e as opções de parcelamento.
*O desconto não se aplica para ingressantes com bolsa de órgãos fomento (ex. Capes, CNPq, FAPERGS) ou bolsas institucionais (Programa de Apoio à Pesquisa).
Egressos Unisinos
Nº de Parcelas | Valor Mensal (R$) | Desconto % | Valor Mensal com desconto (R$) |
6 | - | - | - |
12 | R$ 5.469,90 | 15% | R$ 4.649,42 |
18 | - | - | - |
24 | R$ 2.914,21 | 15% | R$ 2.477,08 |
30 | R$ 2.405,27 | 15% | R$ 2.044,48 |
36 | R$ 2.067,19 | 15% | R$ 1.757,11 |
42 | R$ 1.826,74 | 15% | R$ 1.552,73 |
48 | R$ 1.647,30 | 15% | R$ 1.400,21 |
54 | - | - | - |
60 | - | - | - |
Participantes em Geral
Nº de Parcelas | Valor Mensal (R$) | Desconto % | Valor Mensal com desconto (R$) |
|
6 | - | - | - | |
12 | R$ 6.077,67 | 15% | R$ 5.166,02 | |
18 | - | - | - | |
24 | R$ 3.238,02 | 15% | R$ 2.752,31 | |
30 | R$ 2.672,52 | 15% | R$ 2.271,65 | |
36 | R$ 2.296,88 | 15% | R$ 1.952,35 | |
42 | R$ 2.029,71 | 15% | R$ 1.725,26 | |
48 | R$ 1.830,34 | 15% | R$ 1.555,79 | |
54 | - | - | - | |
60 | - | - | - |
PROFESSORES DO CURSO
O aluno do Programa de Pós-Graduação em Design tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Debora Barauna
Doutora em Design dbarauna@unisinos.brDoutora em Design pela Universidade Federal do Paraná, UFPR. Tem interesse em pesquisas nas áreas de Inovação orientada pelo design, aprendizagem e sustentabilidade.
Fabricio Farias Tarouco
Doutor em Ciências da Comunicação ftarouco@unisinos.brPós-doutorado em Turismo e Desenvolvimento (Espanha). Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Design Estratégico (UNISINOS). Temas de pesquisa: Design Territorial, Cidades Criativas, Smart Cities, Desenvolvimento Regional, Turismo e Cultura.
Filipe Campelo Xavier Da Costa
Doutor em Administração fcampelo@unisinos.brDoutor em Administração pela Universidade de São Paulo, USP, Tem interesse em pesquisas nas áreas de Design para experiência, food design e design para mudança de comportamento.
Guilherme Englert Corrêa Meyer
Doutor em Design gcmeyer@unisinos.brDoutor em Design pela PUC-Rio e Pós-Doutor em Design pela Georgia Tech. Atua em pesquisas relacionadas aos temas da Experimentação, Especulação, Crise do Antropoceno e Prototipagem
Gustavo Daudt Fischer
Doutor em Ciências da Comunicação gfischer@unisinos.brDoutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e mestre em Comunicação na mesma instituição. É um dos líderes do grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: comunicação, memória e design (TCAV. É coordenador do GP Estudos de Televisão e Televisualidades da INTERCOM (2020-2021). Área de interesse: audiovisualidades, interfaces digitais, web, memória das e nas mídias, arqueologia da mídia
Gustavo Severo De Borba
Doutor em Engenharia de Produção gustavoborba@unisinos.brDoutor em Engenharia de Produção pela UFRGS. Líder do grupo de pesquisa Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social. Tem interesse em pesquisas nas áreas de Inovação na Educação, Inovação Orientada pelo Design, Inovação Social.
Ione Maria Ghislene Bentz
Doutora em Lingüística ioneb@unisinos.brDoutora em Lingüística pela Universidade de São Paulo, USP. Membro do Grupo de Pesquisa Design Estratégico para inovação cultural e social e o Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação. Tem interesse em pesquisas nas áreas de Semiótica, Comunicação e Design.
Izabele Colusso
Doutora em Planejamento Urbano e Regional icolusso@unisinos.brDoutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Propur - UFRGS (2015), mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Propur - UFRGS (2007), e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente, é coordenadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISINOS, coordenadora da Especialização em CIDADES - Gestão Estratégica do Território Urbano, e professora do Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo da UNISINOS. Sócia-diretora da Plural Consultoria em Planejamento Territorial, foi responsável técnica pela elaboração de diversos projetos arquitetônicos, urbanísticos, luminotécnicos, Planos Diretores Municipais, Planos Locais de Habitação de Interesse Social, e Planos de Mobilidade Urbana.
Maria Clara Jobst De Aquino
Doutora em Comunicação e Informação jaquino@unisinos.brDoutora e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Área de interesse: jornalismo digital; convergência; ativismo em rede; mercado de comunicação; inovação e questões de violência e gênero.