Pós Graduação Unisinos - Saúde Mental e Redes de Atenção Psicossocial - Presencial - Porto Alegre
Especialização

Saúde Mental e Redes de Atenção Psicossocial

Presencial - Porto Alegre
Presencial - Porto Alegre
Presencial - São Leopoldo
keyboard_arrow_down

Local

Campus Porto Alegre

Carga horária

360 horas

É tempo de se reaproximar.
Estamos nos preparando para receber os alunos em nossos campi São Leopoldo e Porto Alegre em 2022/1.
Saiba como serão as aulas em 2022/1

Para quê

A qualificação das redes de atenção psicossocial e a implementação de políticas e programas de saúde mental exigem profissionais com uma formação transdisciplinar, que sejam capazes não só de produzir conhecimento, mas também de construir e gerir essas redes de atendimento.

Neste curso, a prioridade é promover um espaço de estudo e reflexões que combinem questões teóricas e práticas relacionadas à problemática da intervenção em saúde mental - especialmente no que tange às políticas públicas nessa área. O foco é a priorização do cuidado ampliado, do projeto terapêutico singular e da corresponsabilização do trabalhador e do usuário nesses processos.


Para quem

O curso é voltado para profissionais graduados nas áreas de psicologia, enfermagem, educação física, nutrição, serviço social e terapia ocupacional. A especialização também é indicada para trabalhadores das redes de saúde mental, de atenção básica e especializada, como centros de atenção psicossocial, unidades básicas de saúde, estratégia saúde da família, abrigos ou pensões, assim como em comunidades terapêuticas e clínicas particulares.


A qualificação profissional pós-curso

Ao final do curso, você entenderá as complexidades que envolvem questões psíquicas e terá expertise para intervir nos serviços e ações em Saúde Mental. O curso também proporcionará o conhecimento aprofundado nas práticas do SUS que abrangem prevenção, proteção e reabilitação da sanidade mental. A abordagem transdisciplinar da especialização em Saúde Mental e Redes de Atenção Psicossocial garante um diferencial no mercado.

Coordenação do Curso


Rafael Wolski de Oliveira

DESCRIÇÃO

E-mail: rwolski@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

 A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Políticas Públicas em Saúde - 36h

Reforma Psiquiátrica - 36h

Micropolíticas em Saúde Mental - 12h

Epidemiologia e Saúde Mental - 12h

Gênero, Sexualidade e Relações Raciais - 24h

Gestão da Saúde - 36h

Educação em Saúde - 24h

Saúde Mental: Álcool e Drogas - 12h

Saúde Mental: Infância e Adolescência - 36h

Grupos e Oficinas em Saúde Mental - 24h

Redes de Atenção Psicossocial - 24h

Intervenções em Saúde Mental - 36h

Atividades Integradoras - 12h

Preparação para Projeto Aplicado (36h) keyboard_arrow_down

O trabalho final do curso será o desenvolvimento de um Projeto Aplicado, no qual o aluno poderá abordar questões da sua realidade profissional. Uma disciplina de preparação ocorrerá de forma distribuída ao longo do curso, e o aluno receberá um assessoramento individualizado junto a um professor orientador. O projeto será desenvolvido e finalizado antes do término das aulas, garantindo aplicação do conhecimento em tempo real.

Projeto Aplicado

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno do Saúde Mental e Redes de Atenção Psicossocial tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Cristiane Knijnik

Cristiane Knijnik

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2015). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), especialização em Intervenção Social em Saúde Mental (2006) pela Universidade de Rovira i Virgili (Espanha) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Realizou Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área da Psicologia com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas/saúde pública e reforma psiquiátrica. Professora da graduação em psicologia na UNISINOS e da Residência em Saúde Mental UNISINOS.

Currículo Lattes
Fábio Alexandre Moraes

Fábio Alexandre Moraes

Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e psicólogo aposentado pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, onde atuou por 32 anos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica analítico-institucional, interdisciplinaridade, saúde pública, formação e saúde mental.

Currículo Lattes
Fernanda Hampe Picon

Fernanda Hampe Picon

Experiência em atendimento na saúde mental com psicoterapia para adolescentes e adultos; assessoria à escolas. Especialista em Projetos Sociais e Culturais pela Ufrgs, Licenciatura em Psicologia pela Ufrgs, Mestrado em Educação pela Ufrgs, Graduação em Psicologia pela Unisinos.

Currículo Lattes
Juvenal Soares Dias Da Costa

Juvenal Soares Dias Da Costa

Graduação na Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1983), residência em Medicina Preventiva e Social pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP, 1985), especialização em Epidemiologia (ENSP/1988), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1993) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor titular do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Foi duas vezes secretário municipal de saúde em Pelotas/RS. É pesquisador bolsista do CNPq - 1D.

Currículo Lattes
Laura Lamas Martins Gonçalves

Laura Lamas Martins Gonçalves

Consultora do Ministério da Saúde na Política Nacional de Humanização da Gestão e Atenção do Sus. Professora visitante do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas (2014 a 2016) e professora visitante da Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão (2015 a 2017). Bolsista PNPD CAPES junto a Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão (2017 a 2018), tendo sido professora da graduação no Internato de Saúde Coletiva para o Curso de Medicina da UFMA (2015 a 2018). Professora do curso de Psicologia na Unisinos (desde agosto 2019). Psicóloga clínica.

Currículo Lattes
Maria de Fátima Bueno Fischer

Maria de Fátima Bueno Fischer

Maria de Fátima Bueno Fischer, professora do curso de Psicologia da Unisinos, e José Ricardo Kreutz, conselheiro suplente do CRPRS, são as/os convidadas/os. A colaboradora Thaise Mendes Farias, coordenadora do Núcleo de Processos Clínicos e Psicossociais da Subsede Sul do CRPRS, irá mediar o bate-papo. ? Saiba mais sobre as/os convidadas/os: ? Maria de Fátima Bueno Fischer (CRP 07/01399) Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979). Tem especialização em Saúde Pública e administração em saúde mental. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e foi psicóloga da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental coletiva, politicas públicas, participação democrática, grupos e coletivos e reforma psiquiátrica. Foi assessora e consultora em reforma psiquiátrica, desinstitucionalização e saúde mental coletiva junto ao Ministério da Saúde até 2016. Foi conselheira do CRPRS atuando nas ações relacionadas á reforma psiquiátrica e à Psicologia no Sistema Prisional. Foi diretora de desinstitucionalização no Hospital Psiquiátrico São Pedro, ate 2014. Desde 2013 coordena a Associação Arte e Cultura Nau da Liberdade e do grupo teatral Nau da Liberdade. Consultora de gestão e tecnologias do cuidado em saúde e saúde mental

Currículo Lattes
Nelson Eduardo Estamado Rivero

Nelson Eduardo Estamado Rivero

Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1991), graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1991), Psicoterapeuta, Assessoria e consultoria em projetos sociais, Especialista em Psicologia do Trabalho UCPel (1992) Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (1998) e Doutor em Psicologia (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Experiência e ações com ênfase em Psicologia Social e Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde e políticas públicas de saúde, ensino e formação em psicologia, clínica analítico institucional.

Currículo Lattes
Patrícia Abel Balestrin

Patrícia Abel Balestrin

Doutora em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Educação pela UFRGS; graduada em Psicologia pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora do Curso de Psicologia da UNISINOS desde 2013. Trabalha como psicóloga clínica em consultório particular desde 2002. Possui experiência em projetos sociais com crianças e adolescentes e em ações de formação de professores. Atualmente é coordenadora de projetos no Instituto Dakini - movimento e igualdade.

Currículo Lattes
Rafael Wolski de Oliveira

Rafael Wolski de Oliveira

Doutorando em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicologia Social e Institucional, (UFRGS) 2008. Possui graduação em psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005). Docente do curso de graduação em psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Foi professor do curso de graduação em Psicologia na Faculdade da Serra Gaúcha - FSG. Atuou como conselheiro do conselho Regional de Psicologia - CRP-RS, presidente da comissão de Direitos Humanos na gestão 2010-2013

Currículo Lattes
Rita Mello de Mello

Rita Mello de Mello

raduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, com Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Residência em Saúde Coletiva -ênfase Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul. É Enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas III do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Docente da graduação, pós graduação e Residência Multiprofissional em Saúde Mental na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental do GHC. Tem experiência na área de enfermagem, saúde mental, atividades assistenciais em serviços de saúde hospitalar e extrahospitalar, gestão da clínica, individuo em sofrimento psíquico e práticas integrativas e complementares. É membro do Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa- UNISINOS.

Currículo Lattes
VILENE MOEHLECKE

VILENE MOEHLECKE

Professora do Curso de Psicologia da UNISINOS. Pós-Doutorado em Psicologia Social e Institucional, PPGPSI/UFRGS. Doutorado em Informática na Educação, PGIE/UFRGS (2011). Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Mestrado Sanduíche em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa (2005) . Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001).

Currículo Lattes
Zuleika Köhler Gonzales

Zuleika Köhler Gonzales

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/1991), Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI/UFRGS). De 2007 a 2009 atuou como docente para a FABET (Concórdia/SC) no Brasil e na Angola. Em 2010 e 2011 atuou como docente no curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada - URI, campus de Frederico Westphalen/RS. Atualmente é Professora Adjunta no Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), desde 2014. Possui experiência nas áreas de Psicologia, Psicologia Social, Políticas Públicas e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Grupos, Étnico-racial, Produção de conhecimento e Processos de Subjetivação, Ciências cosmopolíticas e Redes Tecnossociais.

Currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?