Pós Graduação Unisinos - Psicanálise: Técnica e Teoria - Presencial - Porto Alegre
Especialização

Psicanálise: Técnica e Teoria

Presencial - Porto Alegre

Local

Remoto

Dias de aula

Quinzenalmente.

Carga horária

360 horas

Horários de aula

Aulas online ao vivo, nas sextas-feiras, das 13h45 às 17h45 e das 18h45 às 22h45 e aos sábados, das 08h30 às 12h30. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.

Para quê

Freud é o maior nome da psicanálise. Ao longo dos anos, seus estudos contribuíram significativamente para o entendimento da mente humana e seus comportamentos. Na Especialização Psicanálise: Técnica e Teoria, o aluno terá uma profunda abordagem sobre seus conceitos fundamentais, a psicanálise pós-freudiana e a releitura empreendida por Lacan, rigoroso leitor de Freud que revolve a teoria e a clínica deste, tirando as consequências do pressuposto de que a Psicanálise pertence ao campo da ciência moderna e que seu conceito e sua práxis somente ganham todo seu alcance à luz dos achados revolucionários da Matemática (Topologia), da Lógica, da Linguística, da Filosofia e da Teologia.

Durante os semestres, os estudantes vão estar em contato com um corpo docente formado por psicanalistas experientes e professores renomados para abordar e instigar a reflexão técnica e teórica sobre os temas da psicanálise. A Especialização será permeada por três eixos que serão capazes de capacitar a aplicação lógica da operação clínica em diversas especificidades da prática psicanalítica com base na psicopatologia psicanalítica clássica e contemporânea.


Para quem

Profissionais com curso superior em Psicologia, Filosofia, Educação, Assistência Social, RH de Gestão de Corporações, Psicanalistas e profissionais de demais áreas com afinidade profissional ao tema da psicanálise.


A qualificação profissional pós-curso

O aluno terá competências, a partir de conceitos e reflexões, capazes de: identificar, compreender e aplicar os conceitos fundamentais da psicanálise; debater temas emergentes e atuais da sociedade e desenvolver pensamento crítico acerca da pertinência do aporte psicanalítico e conhecer conceitos pós-freudianos de tradição francesa e inglesa.

Coordenação do Curso


Inácio Helfer

 

E-mail: helfer@unisinos.br

Ver currículo Lattes

Rosana Cecchini de Castro

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: cecchini@unisinos.br

ESTRUTURA CURRICULAR

 A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:



Psicanálise e Filosofia - 24h keyboard_arrow_down

Estudos acerca da interface entre Psicanálise e Filosofia, em sentido amplo, buscando encontrar aqueles conceitos fundantes de uma compreensão fenomênico-existencial e sua operação enquanto ato psicanalítico.

Freud e a invenção do inconsciente - 24h keyboard_arrow_down

História da psicanálise. Evolução dos conceitos e a cronologia da obra freudiana. A noção de inconsciente e a teoria do método.

Freud: conceitos fundamentais - 32h keyboard_arrow_down

Estudo dos conceitos fundamentais da Psicanálise formulados por Freud, tomando como eixo a teoria da técnica e o método psicanalítico.

Psicopatologia freudiana - 24h keyboard_arrow_down

Estudo da psicopatologia psicanalítica inaugurada por Freud. Noção de sintoma e defesa. Teorias da Angústia. Casos clássicos.

Atividades integradoras do módulo Freud e a psicanálise - 12h keyboard_arrow_down

Realização de atividades teórico-práticas conectadas ao módulo Freud e a psicanálise, por meio de debate dos conceitos fundamentais e método da teoria freudiana, revolvidos pelo aporte lacaniano com interface filosófica, propiciando reflexão, análise, interpretação com vistas a elaborações textuais. 

Tradição francesa: Lacan, Manonni, Dolto, Laplanche - 32h keyboard_arrow_down

Abordagem dos conceitos fundamentais da Psicanálise a partir de autores de tradição francesa, de Lacan aos pós-lacanianos, compreendendo as principais diferenças da teoria psicanalítica postulada por Freud.

Tradição inglesa: Winnicott, Klein, Ferenczi, Bion - 32h keyboard_arrow_down

Estudo dos principais autores psicanalíticos da tradição inglesa. Compreensão das principais semelhanças e diferenças da teoria psicanalítica postulada por Freud.

Psicanálise em diálogo com a atualidade - 24h keyboard_arrow_down

Autores psicanalíticos contemporâneos. A aplicabilidade dos conceitos psicanalíticos clássicos na atualidade. A reinvenção da psicanálise a partir das demandas da atualidade. 

Atividades integradoras do módulo psicanálise pós-freudiana - 12h keyboard_arrow_down

Realização de atividades teórico-práticas conectadas ao módulo psicanálise pós-freudiana, por meio de debate dos conceitos fundamentais e método das tradições francesa (inglesa Lacan, Manonni, Dolto, Laplanche) e inglesa (Winnicott, Klein, Ferenczi, Bion), propiciando reflexão, análise, interpretação com vistas a elaborações textuais.

Psicopatologias, diagnóstico e tratamentos I: narcisismo e psicossomática - 28h keyboard_arrow_down

Conceito de narcisismo. As manifestações do narcisismo na clínica contemporânea. Os fenômenos psicossomáticos e a psicossomática psicanalítica. A escuta analítica dos fenômenos psicossomáticos. 

Psicopatologias, diagnóstico e tratamentos II: sofrimentos atuais - 28h keyboard_arrow_down

Discussão de aspectos do sofrimento psíquico contemporâneo, e de que maneira a psicanálise pode contribuir para a compreensão e o para o tratamento nesses aspectos. Serão trabalhados temas como suicídio, a nível de entendimento do fenômeno e a nível interventivo; mídias digitais, associadas a situações de dependência e de adoecimento; marcas psíquicas e subjetivas em um mundo pós-pandêmico; e situações de violência, especialmente em âmbito doméstico. A psicanálise, a partir de seu olhar subjetivo, particular e criativo, alinhado aos ventos do mundo atual, pode oferecer chaves interpretativas importantes para os problemas do agora.

Psicopatologias, diagnóstico e tratamentos III: na infância - 28h keyboard_arrow_down

A constituição psíquica, psicopatologia, diagnóstico e tratamento na infância.  Desafios da clínica psicanalítica contemporânea com bebês e crianças.

Psicopatologias, diagnóstico e tratamentos IV: na adolescência - 24h keyboard_arrow_down

Estudo das manifestações psicopatológicas que surgem no período evolutivo da adolescência, entendendo-as em suas origens e suas prováveis consequências na vida adulta, investigando os fenômenos psíquicos que ocorrem no mundo interno do indivíduo, em consequência do interjogo entre sua constituição e vivências infantis, a psicodinâmica das/nas relações familiares, da realidade objetiva e de suas circunstâncias ambientais. Para tal, há a necessidade de relembrar defesas, sintomas e quadros psicopatológicos, definindo o que se entende por psicopatologia e como esses fenômenos psíquicos interferem no processo adaptativo-evolutivo e defensivo e podem ser compreendidos por diferentes escolas de vertentes psicanalíticas. 

Psicanálise em contextos inovadores e de pesquisa - 24h keyboard_arrow_down

A psicanálise em diferentes contextos. A produção de conhecimento em psicanálise. A pesquisa psicanalítica.

Atividades integradoras do módulo psicanálise hoje - 12h keyboard_arrow_down

Realização de atividades teórico-práticas conectadas ao módulo Técnica psicanalítica hoje, por meio de debate dos conceitos fundamentais relacionados às psicopatologias, diagnóstico e tratamentos, propiciando reflexão, análise, interpretação com vistas a elaborações textuais.  

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Psicanálise: técnica e teoria tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Ana Cláudia Menini Bezerra

Ana Cláudia Menini Bezerra

Psicóloga Clínica - CRP 07/17007. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes (IEPP). Especialista em Avaliação Psicológica -PUCRS. Mestre em Psicologia Social – PUCRS. Docente no Curso de Psicologia UNISINOS. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Teoria de D. W. Winnicott.

Currículo Lattes
Celso Candido de Azambuja

Celso Candido de Azambuja

Possui graduação em Filosofia Licenciatura (1990) e Filosofia Bacharelado (1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na Escola de Humanidades. Tem experiência docente e de pesquisa (junto a CAPES/CNPq), principalmente, na área de Filosofia, trabalhando em uma perspectiva transdisciplinar e atuando nos seguintes temas: filosofia política, tecnociência, antropologia, ética e educação. Atualmente leciona na área das humanidades para diferentes cursos de graduação, em especializações e MBAs. O principal problema de pesquisa em curso atualmente envolve a questão da tecnociência, envolvendo particularmente os temas da inteligência artificial e do transumanismo. É Coordenador do Curso de Filosofia - Bacharelado e Licenciatura da Unisinos (Presencial e EaD). Participa do GT Filosofia da técnica e da tecnologia da ANPOF. Coordena e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa Filosofia Técnica Design [gep_Matrix] na Unisinos. Entre outras produções, destacam-se as seguintes: os livros Tecnociência, ética e poder (2012) e A república digital (2011); os capítulos de livros Hottois, Gilbert - Técnica, ética e transumanismo (2020) e Umberto Galimberti: a idade da técnica e o futuro da humanidadade 2022); e artigos em periódicos nacionais e internacionais, com destaque para A natureza da técnica: crítica do caráter instrumental do conceito de técnica (2017) e A República Aristocrática Feminista Cibernética: Liberdade e Poder na Sociedade TecnocientíficaComplexa (2017).

Currículo Lattes
Chrystian da Rosa Kroeff

Chrystian da Rosa Kroeff

Psicólogo (UFRGS). Mestre e Doutorando em Psicologia no PPG de Psicologia da UFRGS. Especialista em Avaliação Psicológica (CFP) e em Neuropsicologia (Ipog). Atuação em consultório particular com psicoterapia de orientação psicanalítica e com psicodiagnóstico. Professor de Psicologia (UNISINOS). Coordenador e supervisor no Serviço Escola de Psicologia da UNISINOS Porto Alegre.

Currículo Lattes
Inácio Helfer

Inácio Helfer

É professor titular de filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS. Realizou estágio sênior em Filosofia na University of Chicago (2017-2018). Possui pós-doutorado em Filosofia na Université de Montréal (2009-2010), doutorado em Filosofia pela Université de Paris I / Panthéon-Sorbonne (1996), DEA em História da Filosofia pela Université de Paris I / Panthéon-Sorbonne (1992) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). É pesquisador do CNPq com bolsa Produtividade em Pesquisa desde 2013. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Social e Política, trabalhando principalmente com os temas e autores: Kant, Hegel, Filosofia da história, Filosofia política, Teoria do direito, recepção contemporânea de conceitos hegelianos, entre outros, desejo, consciência, agência, liberdade e ética.

Currículo Lattes
Luciane Slomka

Luciane Slomka

Psicologa (PUCRS 2001), especialista em Psico-Oncologia (PUCRS 2003), Mestre em Medicina e Ciências da Saúde (PUCRS 2010), Psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanaliticos de Porto Alegre (CEPdePA 2018), por 10 anos psicologa do centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre. De 2013 a 2015 professora do curso de Psicologia da FADERGS e de 2017 ate o momento professora do curso de Psicologia UNISINOS. Atua em consultorio privado desde 2002.

Currículo Lattes
Luís Carlos Petry

Luís Carlos Petry

Luís Carlos Petry é psicanalista, topólogo e filósofo. Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000-2019 - aposentado). Professor, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP (2008-2019) e professor em cursos de graduação (Jogos Digitais, Direito, Economia, Jornalismo, Multimeios etc.). Também ministrou disciplinas em cursos de especialização, na ECA-USP.

Currículo Lattes
Michele Scheffel Schneider

Michele Scheffel Schneider

Sou Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes e Bacharel em Psicologia, todas pela UNISINOS. Psicanalista pelo CEPdePA - Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre. Integro o Corpo Docente do Curso de Psicologia da UNISINOS, com atividades acadêmicas relacionadas a Psicanálise, Supervisões de Estágio, Infância e Psicopatologia. Ainda na UNISINOS, integro o serviço-escola PAAS: Programa de Atenção Ampliada à Saúde, espaço no qual realizo prática supervisionada em diferentes contextos, tais como: oficina de contos, grupo de pré-adolescentes e escuta de mulheres em situação de violência doméstica. Atendo em consultório particular, em Novo Hamburgo.

Currículo Lattes
Paula Kegler

Paula Kegler

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2017). Trabalhou como Psicóloga Clínica no Hospital de Aeronáutica de Canoas no período de 2008 a 2016. Atualmente está realizando Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) e compõe o quadro de professores do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Currículo Lattes
Paula von Mengden Campezatto

Paula von Mengden Campezatto

Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos. Psicóloga (2002), com Mestrado (2006) e Doutorado em Psicologia Clínica pela PUCRS (2016) e especialização em Psicologia Clínica pelo IEPP (2006). Professora do Curso de Psicologia da Unisinos. Docente no IEPP - Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia. Tem interesse nas temáticas de psicoterapia psicanalítica com crianças, adolescentes e adultos, pesquisa em psicoterapia e processo terapêutico.

Currículo Lattes
Rosana Cecchini De Castro

Rosana Cecchini De Castro

Psicóloga, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, RS, com sedes em São Leopoldo e Porto Alegre. Coordenadora e Professora do Curso de Psicologia UNISINOS e Supervisora Acadêmica dos Estágio Básico e Profissional do Curso. Coordenadora e supervisora local, em diferentes Ações no Serviço Escola do Curso de Psicologia do Curso de São Leopoldo, o PAAS - Programa de Atenção Ampliada à Saúde. Psicanalista pelo Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul. Doutora em Psicologia da Saúde e da Família, Deusto /ES. Atuo em Clínica privada.

Currículo Lattes
Tagma Marina Schneider Donelli

Tagma Marina Schneider Donelli

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (1998), especialização em Psicologia Hospitalar pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (1999), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (2003) e doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente, é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNISINOS. Atua principalmente nos temas ligados à gestação, parto e puerpério, maternidade e paternidade, processos relacionais e de interação do bebê com pais ou substitutos, sintomatologia precoce, fenômenos psicossomáticos na infância, intervenções clínicas em instituições de cuidado à criança, bem como em temas relacionados às áreas da saúde e hospitalar. Também trabalha com a aplicação do Método Bick em pesquisa.

Currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?