Pós Graduação Unisinos - Negócios Digitais - Híbrido - Porto Alegre
Especialização

Negócios Digitais

Híbrido - Porto Alegre
Híbrido - Porto Alegre
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Período

Início do curso: 15/03/2021
Término do curso: 17/12/2021

Local

Campus Porto Alegre

Dias de aula:

Aulas online semanais e encontros presenciais mensais.

Carga horária

360 horas

Para quê

A Especialização promove o desenvolvimento de competências que habilitam a elaboração e execução de projetos para novos negócios, com base na tecnologia digital. Você conhecerá as metodologias projetuais e de gestão, articulando com o conhecimento oriundo das áreas de design e tecnologia.

Sua visão a respeito do mercado de negócios digitais será ampliada, tanto em termos empreendedores quanto nas características profissionais que já fazem parte do setor. As capacidades cognitivas para resolver problemas complexos também serão trabalhadas, assim como a capacitação para atuar na criação, gestão e operação de negócios digitais em suas diversas perspectivas.

O Curso ainda conta com a parceria de empresas inovadoras que oferecem uma visão única para os alunos, como a Zenvia, líder brasileira no envio de SMS e pioneira no desenvolvimento de chatbots; a Dinamize, um dos maiores players para o envio de e-mail marketing e a F1 Soluções, referência em e-commerce e parceira da Amazon no Brasil para a integração de marketplaces.


Para quem

Administradores, designers, comunicadores e demais profissionais de tecnologia e com interesse em planejar, criar e gerir negócios digitais.


A qualificação profissional pós-curso

Você compreenderá o cenário digital do empreendedorismo, identificando oportunidades para criação de novos modelos de negócio considerando aspectos legais, tributários e éticos. Com base em conhecimentos de design, consumo e desenvolvimento de produtos, você aprenderá a elaborar e estruturar modelos inovadores de negócios digitais.

A Especialização oferece o conhecimento necessário para elaborar e estruturar estratégias consistentes de marketing para o lançamento e promoção de iniciativas no trabalho. Você também entenderá como aplicar conhecimentos da prática do comércio eletrônico para construir as estruturas de vendas online.

Coordenação do Curso


Melissa Merino Lesnovski

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: melissal@unisinos.br

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ESTRUTURA CURRICULAR

Este curso é composto por atividades presenciais e a distância. Cada disciplina possui uma carga horária pré-definida nessas modalidades, somando 360h de atividades curriculares obrigatórias. Parte da bibliografia do curso será em inglês.

 A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:



Cenários e desafios profissionais (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Apresentação do panorama das ocupações no cenário de negócios digitais, com participações especiais de profissionais de destaque na área.

Metodologias ágeis (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo dos Métodos Ágeis. Definição de Scrum e Kanban. Apresentação do Manifesto Ágil.

Growth Hacking Lab (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo dos principais conceitos do growth hacking e o cenário de sua utilização nas organizações. Apresentação de técnicas e ferramentas serão abordadas de forma contextualizada, reforçando o caráter de abordagem situada orientada ao crescimento.

Marketing Digital - Panorama, Tendências e Estratégias (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo do panorama do marketing digital, com foco estratégico nas áreas de ambientes digitais, anúncios, redes sociais, conteúdo e SEO.

Gestão Comercial e Vendas (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo da gestão de vendas e comercialização como forma de agregar valor à marca e estreitar relacionamento com públicos de interesse.

Fundamentos de Inteligência de Negócio e Ciência de Dados (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo dos fundamentos de inteligência de negócios para compreensão e análise do cenário atual de abundância de dados e da necessidade de ferramental teórico e prático para gerar vantagem competitiva no mercado. Abordagem do panorama das técnicas e conhecimentos disponíveis no mercado para os contextos de Business Intelligence e Big Data.

Tópicos em Tecnologia (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo de tópicos emergentes em tecnologia que façam sentido na criação e gestão de modelos de negócios digitais. Dentre os tópicos a serem abordados, a disciplina percorre as áreas de Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Internet das Coisas.

E-commerce: Plataformas, Logística, Operações (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo do panorama do e-commerce como modelo de negócio e conjunto de operações relacionadas, abordando seu impacto no cenário global e nas práticas cotidianas de comércio e consumo.

Impermeabilização: projeto, especificação, desempenho e patologia (12h)

Laboratório de Estratégia de Lançamento (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Articulação entre teoria e prática, com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. A tônica da disciplina, organizada como um laboratório de desenvolvimento de soluções, é o planejamento de estratégia de lançamento de um negócio digital, envolvendo os conhecimentos trabalhados transversalmente ao longo das disciplinas do semestre.

Seminário B: Estratégia de Lançamento (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo da disciplina é criar um ambiente que potencialize a articulação entre teoria e prática, com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. O aluno apresentará projeto de lançamento de um negócio digital, debatendo as soluções dos colegas, ampliando, assim, seu repertório de estratégias e situações de mercado.

Temas Emergentes em Negócios Digitais (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Elaboração de um mapa de temas emergentes a serem abordados e resgatados ao longo do Curso, transversais às abordagens das disciplinas. Para alunos que cursem a disciplina na metade do Curso, a disciplina serve um propósito diferente: síntese dos conteúdos percorridos, favorecendo, assim, a reflexão e desenvolvimento do pensamento sobre os temas. Data dos encontros: 29/08/2020 (sáb) e 30/08/2020 (dom)

Design Lab I - Criatividade, Design Thinking e Ferramentas (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Abordagem da Criatividade e seus processos. Caracterização do Design Thinking. Apresentação de ferramentas de Design. Data dos encontros: 12/09/2020 (sáb) e 13/09/2020 (dom)

Design Lab II - Produtos, Serviços e Experiências (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Abordagem dos processos projetuais. Estudo do Design de Serviços. Definição de Prototipação. Estudo do Design para Experiência. Data dos encontros: 24/10/2020 (sáb) e 25/10/2020 (dom)

Lean Startup (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online:Apresentação da evolução do desenvolvimento de produtos e serviços. Conceituação da Filosofia Lean, MVP, Customer Development e Engenharia Ágil. Operacionalização do Canvas de Modelo de Negócios.

Empreendedorismo e Inovação (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online:Abordagem do Empreendedorismo. Definição do perfil empreendedor. Caracterização de práticas e conceitos da inovação.

Cenários Digitais do Consumo (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Apresentação do panorama sobre o consumo na era digital, mantendo o foco na economia do compartilhamento e nos rituais e construções identitárias nas redes sociais.

Finanças e Aspectos Tributários (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem dos aspectos jurídicos, tais como: a constituição de uma sociedade empresária, o registro de marca, a importância dos contratos empresariais e os aspectos financeiros (planejamento orçamentário, viabilidade econômica x financeira, gestão de preço, ponto de equilíbrio, margem de contribuição e sistemas de gestão econômico-financeiros).

Aspectos Legais dos Negócios Digitais (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem dos principais temas referentes aos aspectos legais que devem ser levados em consideração na criação ou gestão de negócios digitais.

Laboratório de Modelos de Negócio (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Ementa: Articulação entre teoria e prática, com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. A partir dessa perspectiva, os alunos irão se preparar para colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, discutindo os possíveis problemas ou oportunidades focados em Modelos de Negócios.

Seminário A: Modelos de Negócio (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: O objetivo da disciplina é criar um ambiente para o compartilhamento de soluções para problemas correlatos à área do Curso, estabelecendo sólida relação entre teoria e prática. Para tanto, é organizado um seminário, com a participação de alunos, professores do Curso e, em algumas oportunidades, de profissionais do mercado. Neste seminário, o aluno apresentará à turma um modelo de negócio digital elaborado com base na transversalidade dos conteúdos abordados, discutindo o mesmo com os colegas e elaborando uma síntese de conhecimentos. Datas dos encontros: 21/11/2020 (sáb) e 22/11/2020 (dom)

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

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INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2021. O valor do curso pode ser financiado em 6 ou 12 vezes sem juros, ou em 18 ou 24 vezes com juros. Confira abaixo os valores e as opções de parcelamento.

 

"Desconto de 20% sobre o valor do curso*. Condição válida para matrículas vínculo realizadas até 31/01/2021."

Alunos e Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.797,00 R$ 1.437,60
12 R$ 898,50 R$ 718,80
18 R$ 630,00 R$ 504,00
24 R$ 480,60 R$ 384,48
30 - -
36 - -

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.996,67 R$ 1.597,33
12 R$ 998,33 R$ 798,67
18 R$ 700,00 R$ 560,00
24 R$ 534,00 R$ 427,20
30 - -
36 - -

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês, de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.


DESCONTO
O desconto concedido no curso (*) não é cumulativo com os descontos empresa, progressivo e para ex-alunos de escolas Jesuítas. Demais descontos também não são cumulativos, devendo optar-se pelo desconto de maior valor.
Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período regular.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Negócios Digitais tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Dinara Dal Pai

Dinara Dal Pai

Formada em Desenho Industrial - Programação Visual, atuou como diretora de arte na Agência de Endomarketing Happy House Brasil, designer sênior no escritório GADdesign e coordenadora da equipe de criação da Agência Sarau Comunicação. Mestre em Design Estratégico e professora dos cursos de Design e Moda da UNISINOS e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS.

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Deise da Luz Santos

Deise da Luz Santos

Publicitária, especialista em Comunicação Digital e Mestre em Design Estratégico. Desde 2017, atua como professora em cursos de especialização nas áreas de Comunicação e Marketing. Na sua trajetória profissional no mercado da publicidade trabalhou como atendimento de grandes agências, com clientes como Vale, L'orèal e Bebecê Calçados. Hoje atua como consultora de negócios e marketing, com foco em marketing digital.

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Filipe Campelo Xavier Da Costa

Filipe Campelo Xavier Da Costa

Professor e pesquisador das áreas de Design, Marketing e Consumo, com experiencia em projetos de pesquisa de mercado, tendências de consumo, experiencia do usuário e design de serviços.

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Daniel Bittencourt

Daniel Bittencourt

Fundador da IMPULSO, empresa de marketing digital focada em performance e resultados. Atendeu contas como Unisinos, Unisinos FM, Redlar, Auxiliadora Predial, Bravi. Consultor estratégico com Planejamento, Criação, Growth Hacking e Inbound Marketing. Professor da Unisinos há quase 20 anos nas áreas de Design, Comunicação e Marketing, é mestre e doutor em Comunicação e coordenador do curso de Comunicação Digital.

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Alexsandro Souza Filippetto

Alexsandro Souza Filippetto

Mestre e Doutor em Computação Aplicada, com pesquisa de Tese na área de Computação Ubíqua e Gerenciamento de Projetos.Graduado em Ciências da Computação e técnico em Processamento de Dados. Pesquisador no grupo de pesquisa em computação ubíqua MobiLab (Unisinos). Atua como Líder da Transformação Digital no BANRISUL S.A na área de Desenvolvimento de Sistemas.

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COMO VOCÊ IRÁ APRENDER