Negócios Digitais
Local
EAD (Híbrido)
Dias de aula
Semanalmente
Carga horária
360 horas
Horários de aula
Aulas ao vivo semanais ou quinzenais, predominantemente em segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h. Aulas presenciais quinzenais aos sábados. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.
Para quê
A Especialização promove o desenvolvimento de competências que habilitam a elaboração e execução de projetos para novos negócios, com base na tecnologia digital. Você conhecerá as metodologias projetuais e de gestão, articulando com o conhecimento oriundo das áreas de design e tecnologia.
Sua visão a respeito do mercado de negócios digitais será ampliada, tanto em termos empreendedores quanto nas características profissionais que já fazem parte do setor. As capacidades cognitivas para resolver problemas complexos também serão trabalhadas, assim como a capacitação para atuar na criação, gestão e operação de negócios digitais em suas diversas perspectivas.
O Curso ainda conta com a parceria de empresas inovadoras que oferecem uma visão única para os alunos, como a Zenvia, líder brasileira no envio de SMS e pioneira no desenvolvimento de chatbots; a Dinamize, um dos maiores players para o envio de e-mail marketing e a F1 Soluções, referência em e-commerce e parceira da Amazon no Brasil para a integração de marketplaces.
Para quem
Administradores, designers, comunicadores e demais profissionais de tecnologia e com interesse em planejar, criar e gerir negócios digitais.
A qualificação profissional pós-curso
Você compreenderá o cenário digital do empreendedorismo, identificando oportunidades para criação de novos modelos de negócio considerando aspectos legais, tributários e éticos. Com base em conhecimentos de design, consumo e desenvolvimento de produtos, você aprenderá a elaborar e estruturar modelos inovadores de negócios digitais.
A Especialização oferece o conhecimento necessário para elaborar e estruturar estratégias consistentes de marketing para o lançamento e promoção de iniciativas no trabalho. Você também entenderá como aplicar conhecimentos da prática do comércio eletrônico para construir as estruturas de vendas online.
Confira também:
Coordenação do Curso
Rodrigo Rocha Gutterres
E-mail: rgutterres@unisinos.br
ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura do curso está organizada em dois módulos semestrais e independentes. Isso possibilita ingressar tanto no início como no meio do ano letivo e concluir o curso em 12 meses. Integram o currículo desta especialização as seguintes disciplinas:
Cenários e desafios profissionais (16h)
Metodologias ágeis (16h)
Growth Hacking Lab (16h)
Marketing Digital - Panorama, Tendências e Estratégias (20h)
Gestão Comercial e Vendas (20h)
Fundamentos de Inteligência de Negócio e Ciência de Dados (20h)
Tópicos em Tecnologia (20h)
E-commerce: Plataformas, Logística, Operações (20h)
Laboratório de Estratégia de Lançamento (16h)
Seminário B: Estratégia de Lançamento (16h)
Temas Emergentes em Negócios Digitais (16h)
Design Lab I - Criatividade, Design Thinking e Ferramentas (16h)
Design Lab II - Produtos, Serviços e Experiências (16h)
Lean Startup (20h)
Empreendedorismo e Inovação (20h)
Cenários Digitais do Consumo (20h)
Finanças e Aspectos Tributários (20h)
Aspectos Legais dos Negócios Digitais (20h)
Laboratório de Modelos de Negócio (16h)
Seminário A: Modelos de Negócio (16h)
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno de Negócios Digitais tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:
Daniel Bittencourt
Tem mais de 25 anos de experiência na área da Comunicação, nos segmentos de estratégia, copywriting e marketing. Criou duas startups focadas na disseminação de cultura colaborativa em empresas, governos e organizações - onde foi premiado pelas Nações Unidas. Fundou e está a frente da IMPULSO Hack Atmosphere, que atua na esfera do Marketing Digital e de Performance, e da ÓRBITA, que constrói experiências educacionais inovadoras. Em sua trajetória, tem 20 anos de experiência em pesquisa aplicada. É formado em Jornalismo e mestre em Comunicação, além de ter especialização em Design Thinking. Por 13 anos, foi coordenador do curso de bacharelado em Comunicação Digital, da Unisinos É doutor em Comunicação, onde estudou relação de usos e apropriações de apps sociais de mapas como Waze, Google Maps e Strava para a construção e fortalecimento de Cidades Midiatizadas.
Deise da Luz Santos
Publicitária, especialista em Comunicação Digital e Mestre em Design Estratégico. Desde 2017, atua como professora em cursos de especialização nas áreas de Comunicação e Marketing. Na sua trajetória profissional no mercado da publicidade trabalhou como atendimento de grandes agências, com clientes como Vale, L'orà¨al e Bebecê Calçados. Hoje atua como consultora de negócios e marketing, com foco em marketing digital.
Filipe Campelo Xavier Da Costa
Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos nos campos de Food Design, design de serviços e retail design. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS. Coordena o projeto Dell Product Design Program para formação de designers de produtos digitais, em parceria entre a UNISINOS e a Dell Computadores. Mini Bio Profissional Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos de inovação orientada pelo pensamento de Design, apoiando processos de modelagem de negócios, desenvolvimento de produtos e serviços e estratégias de marketing. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS.
Luis Felipe Maldaner
Conhecido pela capacidade de negociação, Luís Felipe Maldaner é professor do Mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos. Seu envolvimento com a docência começou há sete anos. Além de ministrar aulas na Universidade, atuou como Diretor Executivo do Tecnosinos. Esse desafio surgiu a partir de um convite feito pelo reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino. Graduado em Administração pela Feevale, o professor é Mestre Acadêmico em Administração pela Unisinos. Além de possuir Ph. D. em Estudos Latino Americanos pela Hankuk University of Foreign Studies de Seul, na Coreia do Sul. Também cursou MBA para Altos Executivos pela FEA/USP; MBA em Comércio Exterior pela FGV-RJ; MBA em Marketing e MBA em Finanças pela PUCRJ. Em sua trajetória profissional, que já soma quase 50 anos, Maldaner começou a trabalhar ainda na adolescência, aos 15 anos de idade, com carteira assinada. Os primeiros empregos foram em fábrica de calçados em Novo Hamburgo. Aos 20 anos, ingressou no Banco do Brasil, onde trabalhou por 36 anos em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesta experiência, atuou como gerente geral de várias agências e como Superintendente em Florianópolis, Porto Alegre e Novo Hamburgo. Além do cargo de Superintendente Adjunto do Rio Grande do Sul. Em 2007, Maldaner foi designado para instalar o escritório do BB em Seul, na Coreia do Sul. Nesta época, trabalhou como Chefe de Representação no país até 2012, totalizando mais de cinco anos nesta função. No retorno, em 2012, aposentou-se do Banco do Brasil. De 2013 a 2015, trabalhou como Diretor de Inovação e Participações e Diretor de Crédito no Badesul, agência de fomento do RS. Além de ler constantemente, o professor gosta de escrever contos e romances e tem alguns livros de ficção literária publicados: três obras de contos, uma novela e um romance. Atualmente, Maldaner trabalha em um novo romance, que tem como tema a diáspora alemã.