Pós Graduação Unisinos - Negócios Digitais - Híbrido - Porto Alegre
Especialização

Negócios Digitais

Ead (Híbrido) - Porto Alegre

Local

EAD (Híbrido)

Dias de aula

Semanalmente

Carga horária

360 horas

Horários de aula

Aulas ao vivo semanais ou quinzenais, predominantemente em segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h. Aulas presenciais quinzenais aos sábados. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.

Para quê

A Especialização promove o desenvolvimento de competências que habilitam a elaboração e execução de projetos para novos negócios, com base na tecnologia digital. Você conhecerá as metodologias projetuais e de gestão, articulando com o conhecimento oriundo das áreas de design e tecnologia.

Sua visão a respeito do mercado de negócios digitais será ampliada, tanto em termos empreendedores quanto nas características profissionais que já fazem parte do setor. As capacidades cognitivas para resolver problemas complexos também serão trabalhadas, assim como a capacitação para atuar na criação, gestão e operação de negócios digitais em suas diversas perspectivas.

O Curso ainda conta com a parceria de empresas inovadoras que oferecem uma visão única para os alunos, como a Zenvia, líder brasileira no envio de SMS e pioneira no desenvolvimento de chatbots; a Dinamize, um dos maiores players para o envio de e-mail marketing e a F1 Soluções, referência em e-commerce e parceira da Amazon no Brasil para a integração de marketplaces.


Para quem

Administradores, designers, comunicadores e demais profissionais de tecnologia e com interesse em planejar, criar e gerir negócios digitais.


A qualificação profissional pós-curso

Você compreenderá o cenário digital do empreendedorismo, identificando oportunidades para criação de novos modelos de negócio considerando aspectos legais, tributários e éticos. Com base em conhecimentos de design, consumo e desenvolvimento de produtos, você aprenderá a elaborar e estruturar modelos inovadores de negócios digitais.

A Especialização oferece o conhecimento necessário para elaborar e estruturar estratégias consistentes de marketing para o lançamento e promoção de iniciativas no trabalho. Você também entenderá como aplicar conhecimentos da prática do comércio eletrônico para construir as estruturas de vendas online.

Coordenação do Curso


Rodrigo Rocha Gutterres

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: rgutterres@unisinos.br

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura do curso está organizada em dois módulos semestrais e independentes. Isso possibilita ingressar tanto no início como no meio do ano letivo e concluir o curso em 12 meses. Integram o currículo desta especialização as seguintes disciplinas:

 

Cenários e desafios profissionais (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Apresentação do panorama das ocupações no cenário de negócios digitais, com participações especiais de profissionais de destaque na área.

Metodologias ágeis (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo dos Métodos Ágeis. Definição de Scrum e Kanban. Apresentação do Manifesto Ágil.

Growth Hacking Lab (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo dos principais conceitos do growth hacking e o cenário de sua utilização nas organizações. Apresentação de técnicas e ferramentas serão abordadas de forma contextualizada, reforçando o caráter de abordagem situada orientada ao crescimento.

Marketing Digital - Panorama, Tendências e Estratégias (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo do panorama do marketing digital, com foco estratégico nas áreas de ambientes digitais, anúncios, redes sociais, conteúdo e SEO.

Gestão Comercial e Vendas (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo da gestão de vendas e comercialização como forma de agregar valor à marca e estreitar relacionamento com públicos de interesse.

Fundamentos de Inteligência de Negócio e Ciência de Dados (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo dos fundamentos de inteligência de negócios para compreensão e análise do cenário atual de abundância de dados e da necessidade de ferramental teórico e prático para gerar vantagem competitiva no mercado. Abordagem do panorama das técnicas e conhecimentos disponíveis no mercado para os contextos de Business Intelligence e Big Data.

Tópicos em Tecnologia (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo de tópicos emergentes em tecnologia que façam sentido na criação e gestão de modelos de negócios digitais. Dentre os tópicos a serem abordados, a disciplina percorre as áreas de Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Internet das Coisas.

E-commerce: Plataformas, Logística, Operações (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo do panorama do e-commerce como modelo de negócio e conjunto de operações relacionadas, abordando seu impacto no cenário global e nas práticas cotidianas de comércio e consumo.

Laboratório de Estratégia de Lançamento (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Articulação entre teoria e prática, com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. A tônica da disciplina, organizada como um laboratório de desenvolvimento de soluções, é o planejamento de estratégia de lançamento de um negócio digital, envolvendo os conhecimentos trabalhados transversalmente ao longo das disciplinas do semestre.

Seminário B: Estratégia de Lançamento (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo da disciplina é criar um ambiente que potencialize a articulação entre teoria e prática, com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. O aluno apresentará projeto de lançamento de um negócio digital, debatendo as soluções dos colegas, ampliando, assim, seu repertório de estratégias e situações de mercado.

Temas Emergentes em Negócios Digitais (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Elaboração de um mapa de temas emergentes a serem abordados e resgatados ao longo do Curso, transversais às abordagens das disciplinas. Para alunos que cursem a disciplina na metade do Curso, a disciplina serve um propósito diferente: síntese dos conteúdos percorridos, favorecendo, assim, a reflexão e desenvolvimento do pensamento sobre os temas.

Design Lab I - Criatividade, Design Thinking e Ferramentas (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Abordagem da Criatividade e seus processos. Caracterização do Design Thinking. Apresentação de ferramentas de Design.

Design Lab II - Produtos, Serviços e Experiências (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Abordagem dos processos projetuais. Estudo do Design de Serviços. Definição de Prototipação. Estudo do Design para Experiência.

Lean Startup (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online:Apresentação da evolução do desenvolvimento de produtos e serviços. Conceituação da Filosofia Lean, MVP, Customer Development e Engenharia Ágil. Operacionalização do Canvas de Modelo de Negócios.

Empreendedorismo e Inovação (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online:Abordagem do Empreendedorismo. Definição do perfil empreendedor. Caracterização de práticas e conceitos da inovação.

Cenários Digitais do Consumo (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Apresentação do panorama sobre o consumo na era digital, mantendo o foco na economia do compartilhamento e nos rituais e construções identitárias nas redes sociais.

Finanças e Aspectos Tributários (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem dos aspectos jurídicos, tais como: a constituição de uma sociedade empresária, o registro de marca, a importância dos contratos empresariais e os aspectos financeiros (planejamento orçamentário, viabilidade econômica x financeira, gestão de preço, ponto de equilíbrio, margem de contribuição e sistemas de gestão econômico-financeiros).

Aspectos Legais dos Negócios Digitais (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem dos principais temas referentes aos aspectos legais que devem ser levados em consideração na criação ou gestão de negócios digitais.

Laboratório de Modelos de Negócio (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Ementa: Articulação entre teoria e prática, com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. A partir dessa perspectiva, os alunos irão se preparar para colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, discutindo os possíveis problemas ou oportunidades focados em Modelos de Negócios.

Seminário A: Modelos de Negócio (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: O objetivo da disciplina é criar um ambiente para o compartilhamento de soluções para problemas correlatos à área do Curso, estabelecendo sólida relação entre teoria e prática. Para tanto, é organizado um seminário, com a participação de alunos, professores do Curso e, em algumas oportunidades, de profissionais do mercado. Neste seminário, o aluno apresentará à turma um modelo de negócio digital elaborado com base na transversalidade dos conteúdos abordados, discutindo o mesmo com os colegas e elaborando uma síntese de conhecimentos.

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Negócios Digitais tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Daniel Bittencourt

Daniel Bittencourt

Tem mais de 25 anos de experiência na área da Comunicação, nos segmentos de estratégia, copywriting e marketing. Criou duas startups focadas na disseminação de cultura colaborativa em empresas, governos e organizações - onde foi premiado pelas Nações Unidas. Fundou e está a frente da IMPULSO Hack Atmosphere, que atua na esfera do Marketing Digital e de Performance, e da ÓRBITA, que constrói experiências educacionais inovadoras. Em sua trajetória, tem 20 anos de experiência em pesquisa aplicada. É formado em Jornalismo e mestre em Comunicação, além de ter especialização em Design Thinking. Por 13 anos, foi coordenador do curso de bacharelado em Comunicação Digital, da Unisinos É doutor em Comunicação, onde estudou relação de usos e apropriações de apps sociais de mapas como Waze, Google Maps e Strava para a construção e fortalecimento de Cidades Midiatizadas.

Currículo Lattes
Deise da Luz Santos

Deise da Luz Santos

Publicitária, especialista em Comunicação Digital e Mestre em Design Estratégico. Desde 2017, atua como professora em cursos de especialização nas áreas de Comunicação e Marketing. Na sua trajetória profissional no mercado da publicidade trabalhou como atendimento de grandes agências, com clientes como Vale, L'orà¨al e Bebecê Calçados. Hoje atua como consultora de negócios e marketing, com foco em marketing digital.

Currículo Lattes
Filipe Campelo Xavier Da Costa

Filipe Campelo Xavier Da Costa

Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos nos campos de Food Design, design de serviços e retail design. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS. Coordena o projeto Dell Product Design Program para formação de designers de produtos digitais, em parceria entre a UNISINOS e a Dell Computadores. Mini Bio Profissional Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos de inovação orientada pelo pensamento de Design, apoiando processos de modelagem de negócios, desenvolvimento de produtos e serviços e estratégias de marketing. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS.

Currículo Lattes
Luis Felipe Maldaner

Luis Felipe Maldaner

Conhecido pela capacidade de negociação, Luís Felipe Maldaner é professor do Mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos. Seu envolvimento com a docência começou há sete anos. Além de ministrar aulas na Universidade, atuou como Diretor Executivo do Tecnosinos. Esse desafio surgiu a partir de um convite feito pelo reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino. Graduado em Administração pela Feevale, o professor é Mestre Acadêmico em Administração pela Unisinos. Além de possuir Ph. D. em Estudos Latino Americanos pela Hankuk University of Foreign Studies de Seul, na Coreia do Sul. Também cursou MBA para Altos Executivos pela FEA/USP; MBA em Comércio Exterior pela FGV-RJ; MBA em Marketing e MBA em Finanças pela PUCRJ. Em sua trajetória profissional, que já soma quase 50 anos, Maldaner começou a trabalhar ainda na adolescência, aos 15 anos de idade, com carteira assinada. Os primeiros empregos foram em fábrica de calçados em Novo Hamburgo. Aos 20 anos, ingressou no Banco do Brasil, onde trabalhou por 36 anos em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesta experiência, atuou como gerente geral de várias agências e como Superintendente em Florianópolis, Porto Alegre e Novo Hamburgo. Além do cargo de Superintendente Adjunto do Rio Grande do Sul. Em 2007, Maldaner foi designado para instalar o escritório do BB em Seul, na Coreia do Sul. Nesta época, trabalhou como Chefe de Representação no país até 2012, totalizando mais de cinco anos nesta função. No retorno, em 2012, aposentou-se do Banco do Brasil. De 2013 a 2015, trabalhou como Diretor de Inovação e Participações e Diretor de Crédito no Badesul, agência de fomento do RS. Além de ler constantemente, o professor gosta de escrever contos e romances e tem alguns livros de ficção literária publicados: três obras de contos, uma novela e um romance. Atualmente, Maldaner trabalha em um novo romance, que tem como tema a diáspora alemã.

Currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?

COMO VOCÊ IRÁ APRENDER