Pós Graduação Unisinos - Inovação em Alimentos Funcionais e Nutracêuticos - Híbrido - Porto Alegre
Especialização

Inovação em Alimentos Funcionais e Nutracêuticos

Híbrido - Porto Alegre
Híbrido - Porto Alegre
keyboard_arrow_down

Período

Início: 15/03/2021
Término: 17/12/2021

Local

Campus Porto Alegre

Dias de aula:

Aulas semanais.

Carga horária

360 horas

Para quê

A Especialização em Inovação em Alimentos Funcionais e Nutracêuticos estuda conceitos relevantes ao metabolismo humano e à farmacologia aplicadas aos nutrientes fitoquímicos. São abordados temas atuais e práticos sobre o uso dos nutracêuticos fitoterápicos e a interação com aspectos clínicos, relacionados à prescrição de alimentos funcionais importantes para redução, controle e prevenção de doenças.

O Curso promove um aprofundamento científico e atualizado sobre os alimentos com propriedades funcionais, destacando os compostos bioativos presentes e os efeitos biológicos no organismo humano. Complementarmente, você estudará os conceitos, definições e legislação relacionadas aos nutracêuticos e aos alimentos funcionais.

Você também discutirá as recomendações nutricionais atuais e a utilização desses alimentos no auxílio terapêutico e preventivo, de acordo com as características bioquímicas e moleculares de diversas desordens orgânicas. Também analisará as interações entre nutrientes e fármacos que podem alterar a disponibilidade, a ação ou a toxicidade de uma destas substâncias ou de ambas.

Além disso, a Especialização está vinculada ao Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde - ITT NUTRIFOR, que tem como objetivo principal a articulação da ciência de alimentos e nutrição com o setor produtivo.

As aulas oferecem ainda o estudo sobre os princípios da fitoterapia aplicados aos processos de inovação na produção de alimentos e sistemas orgânicos, juntamente às possibilidades dietéticas e à composição bioativa dos alimentos, bebidas, matérias-primas e suplementos alimentares que estimulam um estilo de vida saudável.


Para quem

Profissionais com curso superior em nutrição, farmácia, engenharia de alimentos, biomedicina, gastronomia, biologia, medicina, tecnólogo em alimentos e demais áreas interessadas.


A qualificação profissional pós-curso

Você compreenderá os vários instrumentos de investigação utilizados para determinar a eficácia dos nutracêuticos e alimentos funcionais, além de estar ciente das questões regulatórias, de desenvolvimento e comercialização dos produtos.

A Especialização oferece um entendimento completo da aplicação de nutracêuticos e dos alimentos funcionais na prevenção e tratamento de doenças crônicas, atuando de forma consciente na prescrição para os pacientes.

Coordenação do Curso


Jessica Fernanda Hoffmann

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: JESSICAHOFFMANN@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

Este curso é composto por atividades presenciais e a distância. Cada disciplina possui uma carga horária pré-definida nessas modalidades, somando 360h de atividades curriculares obrigatórias.



>A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Tendências e inovações em ciência e tecnologia de alimentos para a saúde (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Abordagem das tendências e inovações inerentes aos processos de industrialização, conservação de ingredientes e matérias-primas alimentares, associadas à utilização da nanotecnologia para utilização de ingredientes funcionais. Estudo dos aspectos relacionados à elaboração de alimentos veganos, vegetarianos e do futuro.

Desenvolvimento de produtos nutracêuticos e funcionais (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Compreensão da inovação em produtos. Abordagem dos conceito de produtos nutracêuticos e funcionais. Tendências Globais de consumo de alimentos (Mega Food Trends). Identificação das etapas para do desenvolvimento de produtos nutracêuticos e funcionais. Operacionalização de ferramentas aplicadas ao desenvolvimento de novos produtos. Identificação dos aspectos legais para o lançamento de um novo produto no mercado. Discussão de cases inovadores com empresas dos segmentos de alimentos nutracêuticos e funcionais.

Aplicações de ingredientes funcionais em alimentos e bebidas (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo dos saberes que envolvem a composição química e a aplicação de ingredientes funcionais no desenvolvimento de produtos. Compreensão dos aspectos Regulatórios dos Alimentos com Alegação de Propriedade Funcional. Identificação dos principais ingredientes funcionais e seus benefícios à saúde. Apresentação e discussão das tendências de mercado de ingredientes funcionais no Brasil e no mundo.

Definições e legislações de alimentos funcionais e nutracêuticos (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem dos aspectos relacionados ao mercado de alimentos funcionais, as definições e legisla-ções aplicadas aos alimentos funcionais e nutracêuticos. Reconhecimento e aplicação das diretrizes para utilização da alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde segundo a ANVISA.

Interação fármaco-nutriente, fitoterápico-nutriente e alimento-nutriente (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online:Abordagem das interações de alimentos e nutrientes com os principais fármacos e fitoterápicos, seu modo de ação e as possíveis interferências sobre a prática nutricional em pacientes sob diferentes condições clínicas.

Prática clínica e orientação dos pacientes em uso de fitoterápicos e nutracêuticos (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Uso racional de fitoterápicos. Padronização das plantas medicinais. Definição de alimentos funcionais e nutracêuticos. Importância da alimentação. Cuidado ao paciente. Interação alimento x medicamento fitoterápico. Elaboração de planos alimentares. Estudo dos avanços na fitoterapia contemporânea.

Nutracêutica aplicada às alergias, intolerâncias alimentares e Fodmaps (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Análise das bases bioquímicas do sistema imune, tipos de alergias e intolerâncias alimentares. Estudo da modulação das moléculas nutracêuticas e funcionais no desencadeamento das alergias, intolerâncias alimentares e FODMAP.

Nutracêuticos na prática clínica (20h) keyboard_arrow_down

p.Carga horária online: Estudo do uso de nutracêuticos na prevenção e no tratamento de doenças. Abordagem das principais famílias de nutrientes como probióticos, prebióticos, polifenois e ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs), principalmente o ômega-3 com foco no seus efeitos, propriedades, eficácia e aplicações.

Tomada de decisão para produção e uso de alimentos funcionais e nutracêuticos (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Articulação entre teoria e prática com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. Nesse sentido pretende-se trabalhar aspectos relacionados à produção, comercialização e ao uso clínico dos nutracêuticos e alimentos funcionais.

Seminário I: Tomada de decisão para produção e uso de alimentos funcionais e nutracêuticos (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo da disciplina é criar um ambiente para o compartilhamento de soluções para problemas correlatos à área do Curso, estabelecendo sólida a relação teoria e prática. Para tanto, é organizado um seminário, com a participação de alunos, professores do Curso e, em algumas oportunidades, de profissionais do mercado. Nesse sentido pretende-se trabalhar os aspectos relacionados à produção, comercialização e ao uso clínico dos alimentos funcionais e nutracêuticos.

Nutrição funcional esportiva (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Desenvolvimento prático dos principais aspectos do planejamento e execução da Nutrição aplicada ao exercício físico e esporte, visando à melhora da performance esportiva.

Nutricosméticos: alimentos aplicados a estética (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo dos nutricosméticos associados ao conceito de nutrição, saúde e beleza da pele, de dentro para fora, aos alimentos funcionais e aos recursos eletroestéticos. Análise dos efeitos dos nutricosméticos na melhoria dos resultados nos tratamentos de adiposidade localizada, no retardo do envelhecimento cutâneo, cuidado da saúde e bem-estar da pele e dos anexos cutâneos, bem como nos tratamentos da acne e no pós-operatório de cirurgias plásticas.

Gastronomia funcional (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Abordagem dos fundamentos e práticas relacionadas às técnicas culinárias tradicionais e inovadoras mais indicadas no preparo de alimentos funcionais e nutracêuticos. Neste sentido, busca-se o equilíbrio entre a prática da gastronomia e a alimentação saudável de modo a agregar benefícios além dos valores nutricionais comuns.

Nutracêuticos e alimentos funcionais aplicados ao estresse oxidativo e ao envelhecimento (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem e discussão acerca do processo de senescência com enfoque nos processos fisiológicos relacionados ao envelhecimento humano, bem como processos fisiopatológicos relacionados ao estresse oxidativo e as principais doenças crônicas não transmissíveis que acometem os idosos. Contextualização e discussão do manejo clínico nutricional do uso de nutracêuticos e dos alimentos funcionais nesta faixa etária.

Aplicações clínicas dos nutracêuticos e alimentos funcionais nas doenças cardiovasculares e síndromes metabólicas (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Apresentação e discussão dos principais processos fisiopatológicos relacionados à aterosclerose, à hipertensão e à síndrome metabólica e o manejo clínico nutricional do uso de nutracêuticos e dos alimentos funcionais nessas situações clínicas.

Alimentos funcionais e modulação da microbiota intestinal (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: O intestino humano é o lar de trilhões de microrganismos e evidências científicas recentes sugerem que o microbioma intestinal pode modular a saúde e a doença nos seres humanos. Nessa direção, aborda-se, por meio de uma visão aprofundada, sobre o papel da microbiota intestinal no processo de saúde e doença e como ela pode ser modulada através dos alimentos funcionais.

Nutrigenética e Nutrigenômica (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Compreensão dos efeitos benéficos e preventivos dos alimentos e a necessidade do desenvolvimento de diretrizes de saúde mais personalizadas de acordo com as reais demandas metabólicas e genômicas de cada indivíduo. Definição do conceito de interação gene-nutriente. Análise do efeito da modulação dos componentes da dieta em um fenótipo específico associado ao polimorfismo genético.

Controle de qualidade de alimentos, nutracêuticos e fitoterápicos (20h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Compreensão da importância da qualidade na segurança e eficácia dos produtos alimentícios, nutracêuticos e fitoterápicos, bem como dos principais métodos e técnicas utilizadas nas análises laboratoriais e normas nacionais e internacionais de qualidade.

Tomada de decisão para produção e uso de alimentos funcionais e nutracêuticos II (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: Articulação entre teoria e prática com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. Nesse sentido pretende-se trabalhar aspectos relacionados à produção, comercialização e ao uso clínico dos alimentos funcionais e nutracêuticos.

Seminário II: Tomada de decisão para produção e uso de alimentos funcionais e nutracêuticos (16h) keyboard_arrow_down

Carga horária online: O objetivo da disciplina é criar um ambiente que potencialize a articulação entre teoria e prática, com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. Nesse sentido, pretende-se trabalhar aspectos relacionados à produção, comercialização e ao uso clínico dos alimentos funcionais e nutracêuticos.

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2021. O valor do curso pode ser financiado em 6 ou 12 vezes sem juros, ou em 18 ou 24 vezes com juros. Confira abaixo os valores e as opções de parcelamento.

 

"Desconto de 20% sobre o valor do curso*. Condição válida para matrículas vínculo realizadas até 31/01/2021."

Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.492,50 R$ 1.194,00
12 R$ 746,25 R$ 597,00
18 R$ 522,90 R$ 418,32
24 R$ 399,60 R$ 319,68
30 - -
36 - -

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.658,33 R$ 1.326,67
12 R$ 829,17 R$ 663,33
18 R$ 581,00 R$ 464,80
24 R$ 444,00 R$ 355,20
30 - -
36 - -

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês, de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.


DESCONTO
O desconto concedido no curso (*) não é cumulativo com os descontos empresa, progressivo e para ex-alunos de escolas Jesuítas. Demais descontos também não são cumulativos, devendo optar-se pelo desconto de maior valor.
Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período regular.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Inovação em Alimentos Funcionais e Nutracêuticos tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Jessica Fernanda Hoffmann

Jessica Fernanda Hoffmann

Tecnóloga em Alimentos e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Professora e Pesquisadora na Escola da Saúde e no Itt Nutrifor. Atua com consultoria e assessoria para o desenvolvimento e/ou melhoria de produtos e processos para a indústria alimentícia. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em análise de alimentos e desenvolvimento de produtos para a saúde.

Ver currículo Lattes
Valmor Ziegler

Valmor Ziegler

Tecnólogo em Alimentos, mestre e doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Especialista em Educação Profissional com Habilitação para a Docência e em Ciência dos Alimentos na área de concentração de Tecnologia de frutas e hortaliças. Coordenador e Professor no Programa de Pós-graduação em Nutrição e Alimentos, pesquisador no Itt Nutrifor da Unisinos e consultor na área de armazenagem de grãos.

Ver currículo Lattes
Cristiano Dietrich Ferreira

Cristiano Dietrich Ferreira

Possui graduação em Agronomia, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Grãos. Desenvolve pesquisa nas temáticas de secagem, armazenagem, processamento e qualidade de grãos. Atuou como Auditor na produção e certificação de sementes. Desenvolve produtos e processos na área de alimentos e bebidas para a saúde. Professor no Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos e pesquisador no Itt Nutrifor.

Ver currículo Lattes
Denise Zaffari

Denise Zaffari

Nutricionista, doutora em Ciências da Saúde e mestre em Ciências Cardiovasculares. Especialista em Administração Hospitalar e em Ativação de Processos de Mudança na Formação em Saúde. Professora na UNISINOS, onde também coordena o Curso de Nutrição e o ProjetoBanco de Alimentos. Tem experiência em atendimento hospitalar e ambulatorial, em consultório privado e na área de Nutrição Clínica.

Ver currículo Lattes
Sarah Winck de Almeida

Sarah Winck de Almeida

Graduada em Engenharia de Alimentos e Gastronomia. Tem experiência no desenvolvimento de novos produtos (PD&I), implementação de Boas Práticas, Planejamento e Controle de Produção e Consultorias. Docente nos cursos de Gastronomia e na Nutrição da Unisinos e na Especialização em Gastronomia e Gestão em Alimentos e Bebidas, e coordenadora dos cursos de graduação em Gastronomia e Especialização e Gastronomia e Gestão em Alimentos e Bebidas.

Ver currículo Lattes
Janete Catarina Martins Corrêa Haider

Janete Catarina Martins Corrêa Haider

Graduada em Nutrição, com aperfeiçoamento em Nutrição e Estética, Emagrecimento e Metabolismo. Mestre e doutoranda em Ciências da Saúde. Pós Graduada em Negócios em Gastronomia e Alimentação coletiva. Tem experiência em gestão de serviço de nutrição de hospitais e na Industria de alimentos funcionais.

Ver currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?

COMO VOCÊ IRÁ APRENDER