Pós Graduação Unisinos - Estética e Dermocosmética - Híbrido - Porto Alegre
Especialização

Estética e Dermocosmética

Híbrido - Porto Alegre
Híbrido - Porto Alegre
keyboard_arrow_down

Período

Início: 15/03/2021
Término: 17/12/2021

Local

Campus Porto Alegre

Dias de aula:

Aulas semanais.

Carga horária

360 horas

Para quê

O objetivo da Especialização em Estética e Dermocosmética é capacitar profissionais da área de saúde para o atendimento com excelência e segurança na aplicação de técnicas de intervenções estéticas. O manuseio de produtos cosméticos para prevenção, tratamentos e pré e pós operatórios de cirurgias também é uma área de capacitação do Curso.

Você aprofundará os conhecimentos sobre anatomia, fisiologia e patologia envolvidos nas disfunções, farmacologia e fisiopatologias estéticas, avaliando e aplicando os procedimentos mais adequados para cada caso.

A Especialização ainda oferece o entendimento dos diferentes recursos terapêuticos a partir de um conteúdo técnico-científico e bioético e a capacitação sobre o uso correto de técnicas, produtos cosméticos e equipamentos para procedimentos estéticos e dermatológicos. Além disso, você desenvolverá capacidades para empreender e gerir negócios do setor.


Para quem

Profissionais com curso superior na área da saúde e que desejam atuar na área de estética e dermocosmética.


A qualificação profissional pós-curso

Você identificará os aspectos anatômicos, fisiológicos e patológicos necessários para compreensão da homeostase das disfunções estéticas e compreenderá os diferentes ativos utilizados, bem como seu mecanismo de ação para os tratamentos.

A Especialização também lhe capacitará para avaliar, definir e aplicar os procedimentos estéticos mais adequados a partir dos recursos terapêuticos estudados durante o Curso. Além disso, você encerrará o Curso com capacidade para empreender e liderar negócios relacionados a estética e dermocosmética.

Coordenação do Curso


Ana Rita Breier

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: arbreier@unisinos.br

Ver currículo Lattes

Ana Paula Barcellos Karolczak

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: akarolczak@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

 A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Estética e dermocosmética - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Apresentação do Curso de Estética e Dermocosmética. Compreensão da atuação do profissional esteta na promoção e recuperação da saúde e bem-estar do indivíduo.

Estética facial e corporal - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo dos aspectos relacionados à avaliação e recursos para intervenção em disfunções estéticas faciais e corporais.

Recursos invasivos e injetáveis - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Compreensão e realização de procedimentos estéticos minimamente invasivos injetáveis ou minima-mente invasivos perfurocortantes, ou seja, aqueles que invadem a epiderme, derme e subcutânea sem atingir órgãos internos e não cirúrgicos.

Anatomia e fisiologia aplicadas à estética - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo do corpo e o funcionamento normal do sistema tegumentar, circulatório, linfático e endócrino com vistas a aprofundar a identificação e compreensão desses sistemas que podem ser abordadas pelo profissional da área da estética.

Pele e patologias cutâneas - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem das diferentes camadas da pele e as funções de cada uma delas. Estudo das principais patologias cutâneas e do fotoenvelhecimento.

Produtos cosméticos - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Compreensão sobre a história dos produtos cosméticos, sua evolução ao longo dos anos, diferentes formas de apresentação, bem como a segurança em relação ao seu uso.

Farmacologia aplicada à estética - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo da farmacologia básica e clínica das principais substâncias ativas utilizadas em estética e dermocosmética.

Bioética, biossegurança e esterilização - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem dos conceitos e fundamentos da bioética e biossegurança, suas relações à área estética e dermocosmética. Apresentação e discussão das diretrizes e normas éticas. Definição dos fundamen-tos de esterilização de materiais empregados na estética e dermocosmética.

Resolução de problemas em estética A - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Articulação entre teoria e prática com vistas à resolução de um problema correlato à área da estética. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas relacionados, principalmente, à homeostase e às patologias cutâneas, bem como à estética facial e corporal.

Seminário A: Resolução de problemas em estética 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo da disciplina é criar um ambiente para o compartilhamento de soluções para problemas correlatos à área da estética, estabelecendo sólida relação entre teoria e prática. Para tanto, é organizado um seminário, com a participação de alunos, professores do Curso e, em algumas oportunidades, de profissionais do mercado. Serão debatidas situações-problema em estética relacionadas à homeostase e às patologias cutâneas, bem como à estética facial e corporal. Levantamento de propostas de ações e estratégias para resolução ou melhoria desses problemas em estética.

Cenários e desafios profissionais em estética - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo da disciplina é criar um ambiente para o compartilhamento de soluções para problemas correlatos à área da estética, estabelecendo sólida relação entre teoria e prática. Para tanto, é organizado um seminário, com a participação de alunos, professores do Curso e, em algumas oportunidades, de profissionais do mercado. Serão debatidas situações-problema em estética relacionadas à homeostase e às patologias cutâneas, bem como à estética facial e corporal. Levantamento de propostas de ações e estratégias para resolução ou melhoria desses problemas em estética.

Recursos manuais em estética - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo teórico-prático da massoterapia e suas manobras básicas aplicadas à área da estética, sobretudo em tratamentos estéticos e de relaxamento.

Recursos eletro, termo e fototerapêuticos - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo do uso das correntes elétricas e agentes de calor profundo com objetivos estéticos, focando na ação biofísica. Elaboração de programas de tratamento estético com a aplicação desses recursos.

Laser e luz pulsada - 8h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo dos princípios de utilização do laser e da luz pulsada. Manuseio dos referidos equipamentos para a prática em estética.

Semiologia e avaliação estética - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Identificação e compreensão dos principais métodos de avaliação física e semiologia aplicados à estética.

Tópicos avançados em estética facial e corporal - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo aprofundado dos conhecimentos, técnicas de avaliação e intervenção para promoção, prevenção e tratamento das disfunções estéticas faciais e corporais.

Tratamentos pré e pós cirurgias - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo dos procedimentos clínicos e cirúrgicos corporal e facial para indicação do tratamento pré e pós-cirúrgico.

Inovações tecnológicas em estética - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem sobre as mais recentes inovações tecnológicas com objetivos estéticos. Elaboração de programas de tratamento a partir dessas tendências na área estética.

Fitocosméticos e nutricosméticos - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem e discussão do processo de envelhecimento celular da pele com enfoque na nutrição e na suplementação com nutracêuticos e fitoterápicos. Desenvolvimento de habilidades do profissional da saúde para a prescrição de nutracêuticos e fitoterápicos baseados em eficácia e segurança para prevenção e promoção do envelhecimento saudável.

Resolução de problemas em estética B - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Articulação entre teoria e prática com vistas à resolução de um problema correlato à área da estética. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas relacionados, principalmente, aos cenários e desafios do mercado em estética, gestão e empreendedorismo na área, técnicas e recursos utilizados nos tratamentos, bem como inovações tecnológicas em estética.

Seminário B: Resolução de problemas em estética B - 8h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo da disciplina é criar um ambiente para o compartilhamento de soluções para problemas correlatos à área da estética, estabelecendo sólida relação entre teoria e prática. Para tanto, é organizado um seminário, com a participação de alunos, professores do Curso e, em algumas oportunidades, de profissionais do mercado. Serão debatidas situações-problema relacionados, principalmente, aos cenários e desafios do mercado em estética, gestão e empreendedorismo na área, técnicas e recursos utilizados nos tratamentos, bem como inovações tecnológicas em estética.

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2021. O valor do curso pode ser financiado em 6 ou 12 vezes sem juros, ou em 18 ou 24 vezes com juros. Confira abaixo os valores e as opções de parcelamento.

 

"Desconto de 20% sobre o valor do curso*. Condição válida para matrículas vínculo realizadas até 31/01/2021."

Alunos e Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.492,50 R$ 1.194,00
12 R$ 746,25 R$ 597,00
18 R$ 522,90 R$ 418,32
24 R$ 399,60 R$ 319,68
30 - -
36 - -

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.658,33 R$ 1.326,67
12 R$ 829,17 R$ 663,33
18 R$ 581,00 R$ 464,80
24 R$ 444,00 R$ 355,20
30 - -
36 - -

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencim... por Betina da Silva Palma Betina da Silva Palma14:52

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês, de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.


DESCONTO
O desconto concedido no curso (*) não é cumulativo com os descontos empresa, progressivo e para ex-alunos de escolas Jesuítas. Demais descontos também não são cumulativos, devendo optar-se pelo desconto de maior valor.
Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período regular.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

COMO VOCÊ IRÁ APRENDER